|
Sequência quilométrica e prefixos dos pátios ferroviários (estações) da linha de Vitória a Belo Horizonte, com link para as paradas do trem de passageiros.
Linha Tronco | ||
---|---|---|
Pátio | Pref. | Km |
Pedro Nolasco | VPN | 0 |
Flexal | VFH | 6 |
EADI | VEA | 12 |
Entronc. Tubarão | V03 | 15 |
Aroaba | VAB | 24 |
Fundão | VFN | 51 |
Aricanga | VAR | 66 |
Piraqueaçu | VPA | 75 |
Colatina | VCL | 132 |
Itapina | VIA | 152 |
Mascarenhas | VMC | 164 |
Baixo Guandu | VBG | 175 |
Aymorés | VAY | 180 |
Itueta | VIU | 201 |
Resplendor | VRD | 216 |
Crenaque | VCN | 232 |
Cons. Pena | VCP | 248 |
Barra de Cuieté | VBC | 262 |
S. Tomé do Rio Doce | VST | 270 |
Tumiritinga | VTR | 282 |
Gov. Valadares | VGV | 325 |
Pedra Corrida | VPC | 361 |
Frederico Selow | VFS | 399 |
João Correia | VJC | 427 |
Intendente Câmara | VIC | 436 |
Mário Carvalho | VMR | 449 |
Acesita | VAC | 451 |
Antonio Dias | VAD | 482 |
Des. Drumond Central | DDC | 503 |
Des. Drumond | VDD | 507 |
Laboreau | VLB | 534 |
Ent. km 540 | VBF | 540 |
Itabira | VIT | 541 |
Ramal de Fábrica | ||
Pátio | Pref. | Km |
Desembargador Drumond | VDD | 507 |
Bela Vista de Minas | VBV | 526 |
João Monlevade | VJM | 529 |
Rio Piracicaba | VRP | 543 |
Bicas | VBS | 546 |
Pantame | OPT | 553 |
Florália | OFI | 562 |
Eng. Costa Lacerda | VCS | 569 |
Costa Lacerda – Pedreira Rio das Velhas | ||
Pátio | Pref. | Km |
Eng. Costa Lacerda | VCS | 569 |
Brucutu | VBR | 586 |
Barão de Cocais | VBA | 591 |
Gongo Soco | VGS | 609 |
Pedreira Rio das Velhas | VWI | 646 |
FCA – Gen. Carneiro – Monte Azul | ||
Pátio | Pref. | Km |
Pedreira Rio das Velhas | VWI | 646 |
General Carneiro | EGC | 649 |
FCA – Calafate – Gen. Carneiro | ||
Pátio | Pref. | Km |
General Carneiro | EGC | 649 |
Carvalho de Brito | OCR | 651 |
Horto Florestal | EHF | 658 |
Belo Horizonte | EBH | 663 |
O trem de passageiros da Vale segue pela linha-tronco (principal) da Estrada de Ferro Vitória a Minas até Desembargador Drumond, no quilômetro 507.
Embora a linha-tronco siga para Itabira, esse trecho é feito por um trem secundário, enquanto o trem “principal” segue até Costa Lacerda pelo “Ramal de Fábrica” (que vai para Burnier).
Nesso ponto, o trem de passageiros toma a linha de Costa Lacerda – Pedreira Rio das Velhas, de onde segue pelas linhas da FCA até a Estação Central de Belo Horizonte.
Essas conexões podem ser vistas na imagem do Google Earth (abaixo), com as linhas da Vale em laranja e as da FCA em verde.
As quilometragens e os prefixos foram extraídos da Declaração de Rede 2015.
O mapa das estações e paradas do trem Vitória - Belo Horizonte (acima), divulgado pela Vale em Janeiro de 2014, indica os 30 pontos de embarque e desembarque de passageiros 29 na linha principal da ferrovia e 1 no ramal de Itabira.
Para uma visão geral da região atendida pela EFVM veja o Mapa da ferrovia (2003), com indicação das usinas siderúrgicas, fábrica de celulose, pontos de carregamento de minério, pátios de trasbordo e conexões com as ferrovias MRS e FCA.
Para comparação com outras épocas e pesquisa histórica, veja também:
Preços
Onde
comprar
Horários
do trem
Atenção!
Pedro Nolasco
Fundão
Aricanga
Piraqueaçu
Colatina
Mascarenhas
Baixo Guandu
Aimorés
Itueta
Resplendor
Conselheiro Pena
Barra do Cuieté
São Tomé do Rio Doce
Tumiritinga
Governador Valadares
Pedra Corrida
Periquito
Frederico Sellow
Intendente Câmara
Mário Carvalho
Antônio Dias
Desembargador Drumond
Itabira
João Monlevade
Rio Piracicaba
Dois Irmãos
Belo Horizonte
Locomotivas
885 | 886 | 887 | 888 | 1151 | 1155 | 1157 | 1181
Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara
Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas
A volta da Velha Senhora
São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa