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Trens turísticos

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Ferreoclipping

• Metrô DF direciona mais trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Novos pontos de venda de passagens do trem Vitória a Minas - 3 Mar. 2015

  

Trens de passageiros

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Ferreofotos

Russa nº 6454 com janelas modificadas - 28 Jul. 2015

• O dia que não consegui fotografar - 27 Jul. 2015

• “Escandalosa” EFCB / SR3 RFFSA - 26 Jul. 2015

• “V8” | “Russa” | “Vanderlea” | GP9L-GP18 - 26 Jul. 2015

• GL8 BB SR6 RFFSA - 25 Jul. 2015

• GE U13B nº 2437 SR8 RFFSA - 25 Jul. 2015

• Nomes das locomotivas RFFSA na última pintura - 19 Jul. 2015

• U20C Fepasa com motor Fiat - 18 Jul. 2015

• Cores das GE 100 ton Usiminas Cubatão - 10 Jul. 2015

• U20C nº 3886 FCA pintura Ferroban (2003) - 15 Jun. 2015

• Trem diesel CBTU Recife: linha do Cabo de Santo Agostinho - 13 Jun. 2015

   

Trem turístico Ouro Preto - Mariana
Trem da Vale: a volta do inconfidente

Locomotiva Skoda tipo Santa Fé preparando-se para o primeiro teste nos trilhos
Locomotiva Santa Fe preparando-se para o primeiro teste de linha. Foto: José Emílio Buzelin, Abril 2006.

 
Flavio R. Cavalcanti - 2006

Lançado oficialmente em 5 Jun. 2006, o trem de Ouro Preto a Mariana percorre 18 km em uma hora (18 km/h), através de uma paisagem de montanhas, túneis, vales e despenhadeiros, e veio integrar-se a uma das mais tradicionais economias turísticas do País — a região do ciclo do ouro do século XVIII, com sua arquitetura barroca e enorme acervo de obras de arte, cujos exemplos mais conhecidos são as esculturas de Aleijadinho.

O investimento no trem turístico foi considerável: R$ 38 milhões, 2/3 dos quais bancados pela Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), através de sua fundação, incentivos fiscais (Lei de Incentivo à Cultura). Bem menos visível, no noticiário, foi a participação dos demais parceirosABPF, prefeituras de Ouro Preto e Mariana, Ministério do Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, e FCA (operadora).

Foi necessário refazer quase tudo: a locomotiva Santa Fé, do acervo da ABPF (que fez a reforma completa) e os carros, também da ABPF (reformados na Gittal); a via férrea, para suportar a locomotiva; o girador, estações, etc.

O novo trem a vapor substitui o antigo passeio turístico lançado pela RFFSA em 1986, quando era chamado Trem dos Inconfidentes, e que teve curta duração. Deverá funcionar toda sexta-feira, sábado, domingo e feriados, com duas saídas diárias de Ouro Preto e duas de Mariana. Às quintas-feiras, o Trem será dedicado exclusivamente às comunidades das duas cidades, com viagens gratuitas em todo o percurso.

O nome oficialmente adotado e pintado nas laterais dos carros — "Trem da Vale" — é uma peça de marketing. Além de projetar a imagem da CVRD, lança na sombra o verdadeiro Trem da Vale, que é o serviço de passageiros de longo percurso, entre Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). Tudo bem: a Vale já tem problemas demais com uma única viagem diária em cada sentido, no trecho Vitória-BH, mantida por motivos de relações públicas com a população do vale do rio Doce. Restringe a divulgação e informações ao mínimo (e mesmo assim, é um dos trens de passageiros mais longos e concorridos); não mantém sequer uma página de informações em seu site. Tudo indica que foge de 2 (ou +) viagens diárias em cada sentido, como o diabo foge da cruz.

O passeio turístico Ouro Preto - Mariana, batizado "Trem da Vale" — e já com um site maravilhoso, entre outras formas de divulgação — talvez procure desviar a demanda de ferreo-turistas do mundo inteiro e dar sossego à linha de Vitória a Minas, que apresenta uma das mais elevadas densidades de carga do mundo.

Trem da Vale: Ouro Preto - Mariana
Reconstrução dos trilhos | Trem de lastro | Isolamento | Vagões do trem turístico | Locomotiva Skoda | Locomotiva G8
Estação de Ouro Preto | Vitorino Dias | Passagem de Mariana | Estação de Mariana | Paisagens, curvas e subida | Ramal de Ponte Nova (1960)
A maquete do trem turístico | Trem dos Inconfidentes (1987) | Atividades de férias Julho 2006
Trem dos Inconfidentes (1987)
Girador de locomotivas | Túneis, curvas e subidas | Chegada a Mariana | Caixa d'água (em 2006)
Calendário Fresinbra 1987
Passeios turísticos e Trens de passageiros
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Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
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Expresso Pai da Aviação | Trem ecoturístico da Mata Atlântica
   

Ferrovias

• A queda da ponte ferroviária em S. José dos Campos (1994) - 8 Jul. 2015

• Rodotrem “Sula Miranda” Rio - São Paulo (1992-1994) - 8 Jul. 2015

• Recuperação do Trem de Subúrbio de Salvador e transferência para a CTS (1998-2005) - 21 Jun. 2015

• O Trem de Subúrbio de Salvador no período da CBTU (1988-2005) - 19 Jun. 2015

• O Trem de Subúrbio de Salvador (1992) | TUEs | Estações | Sinalização | Via permanente - 16 Jun. 2015

• EF Jari | SD38-2 | Vagões | Projeto Jari - 12 Jun. 2015

• Filmagens de época na ABPF Sul de Minas - 1 Jun. 2015

• Locomotivas elétricas cremalheira Stadler para MRS - 26 Abr. 2015

• Síntese histórica da Valec e Geipot - 18 Abr. 2015

  

Ferreomodelismo

• Locomotiva GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para locomotivas G12 e C22-7i MRN / EF Trombetas - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em palitos de fósforo - 17 Dez. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Confecção de containers - 31 Ago. 2013

  

Bibliografia

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

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