Trem turístico Ouro Preto - Mariana
Trem da Vale: a volta do inconfidente
Locomotiva Santa Fe preparando-se para o primeiro teste de linha. Foto: José Emílio Buzelin, Abril 2006.
Flavio R. Cavalcanti - 2006
Lançado oficialmente em 5 Jun. 2006, o trem de Ouro Preto a Mariana percorre 18 km em uma hora (18 km/h), através de uma paisagem
de montanhas, túneis, vales e despenhadeiros, e veio integrar-se a uma das mais tradicionais economias turísticas do País
— a região do ciclo do ouro do século XVIII, com sua arquitetura barroca e enorme acervo de obras de arte, cujos exemplos mais
conhecidos são as esculturas de Aleijadinho.
O investimento no trem turístico foi considerável: R$ 38 milhões, 2/3 dos quais bancados pela Cia. Vale do Rio Doce
(CVRD), através de sua fundação, incentivos fiscais (Lei de Incentivo à Cultura). Bem menos visível, no
noticiário, foi a participação dos demais parceiros — ABPF,
prefeituras de Ouro Preto e Mariana, Ministério do Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, e
FCA (operadora).
Foi necessário refazer quase tudo: a locomotiva Santa Fé, do
acervo da ABPF (que fez a reforma completa) e os carros, também
da ABPF (reformados na Gittal); a via férrea, para suportar
a locomotiva; o girador, estações, etc.
O novo trem a vapor substitui o antigo passeio turístico lançado pela RFFSA em 1986, quando era chamado Trem
dos Inconfidentes, e que teve curta duração. Deverá funcionar toda sexta-feira, sábado, domingo e feriados,
com duas saídas diárias de Ouro Preto e duas de Mariana. Às quintas-feiras, o Trem será dedicado exclusivamente
às comunidades das duas cidades, com viagens gratuitas em todo o percurso.
O nome oficialmente adotado e pintado nas laterais dos carros — "Trem da Vale" — é uma peça de marketing. Além
de projetar a imagem da CVRD, lança na sombra o verdadeiro Trem da
Vale, que é o serviço de passageiros de longo percurso, entre Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). Tudo bem: a
Vale já tem problemas demais com uma única viagem diária em cada sentido, no trecho Vitória-BH, mantida por motivos
de relações públicas com a população do vale do rio Doce. Restringe a divulgação e informações
ao mínimo (e mesmo assim, é um dos trens de passageiros mais longos e concorridos); não mantém sequer uma página
de informações em seu site. Tudo indica que foge de 2 (ou +) viagens diárias em cada sentido, como o diabo foge da cruz.
O passeio turístico Ouro Preto - Mariana, batizado "Trem da Vale" — e já com um site maravilhoso, entre outras formas
de divulgação — talvez procure desviar a demanda de ferreo-turistas do mundo inteiro e dar sossego à linha de Vitória
a Minas, que apresenta uma das mais elevadas densidades de carga do mundo.
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