Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

Locomotivas C22-7i

Rodrigo Cunha

As primeiras C22-7i fabricadas no Brasil foram as 4 (2000 a 2003) para a Ferrosur Roca da Argentina em 1999. Essas C22-7i da FR eram uma evolução direta, porém discreta, das U22C [Planta], tendo como única diferença básica os motores de tração apoiados nos eixos através de mancais de rolamento e não mancais de bronze. Ou seja, usam o mesmo motor de tração das BB40-9M/WM da EFVM, sem que isso represente acréscimo de potência ou capacidade de tração. Elas têm mesmo 2200 hp. E, como opção do cliente, foram desprovidas de freio dinâmico.

Quando da encomenda da MRN, houve uma nova evolução a partir da C22-7i da FR. Além da modernização referente aos motores de tração, ela recebeu injeção eletrônica de combustível e exaustor de sujeira do filtro de ar primário com acionamento por motor elétrico (anteriormente era por correia). E também não têm freio dinâmico.

As 3 C22-7i da MRN / EFT ficaram prontas em Junho / 2002, tendo sido fabricadas na GE Transportation de Contagem.

   
Locomotiva G12 utilizada na Estrada de Ferro Trombetas em 1987
G12 nº 105, transferida da EFVM. Foto: Paulo Arumaá / Informativo Frateschi

Mineração Rio do Norte
Locomotivas da Estrada de Ferro Trombetas


 
Flavio R. Cavalcanti

Paulo Arumaá registrava a operação de apenas 5 locomotivas G12, transferidas da EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas: "Conforme noticiado no Informativo Frateschi nº 24, de Jan/Fev-1983, a numeração original da Vale era 536 a 540 e foram renumeradas para 101 a 105" [Trombetas: uma ferrovia na selva amazônica, Informativo Frateschi nº 44, 1987].

"Estas locomotivas têm o mesmo number-board e a mesma cabine da 3001 da Frateschi. As maiores diferenças ficam por conta da lateral do chassis, para-choques, hand-rails, e posição da busina. Pela classificação apresentada no Informativo Frateschi nº 37, Jul/Ago/Set-1985, elas pertencem à 1ª Fase das G12 introduzidas no Brasil".

Em Outubro de 1994, Amauri Cascapera fotografava a locomotiva nº 104 ainda na ativa, porém já com alterações para o padrão atual de pintura.

Segundo João Bosco Setti (Sociedade de Pesquisa para Memoria do Trem), outras duas locomotivas G12 — enviadas para substituir as nº 102 e 105, que sofreram acidente em 1988 e foram posteriormente baixadas — receberam os números 106 e 107.

Locomotiva C22-7i da Estrada de Ferro Trombetas
A 108 em Contagem, MG. Foto: General Electric.

Locomotivas C22-7i

Em 2003, Theodoro Gevert [Notícias Ferroviárias nº 7, 30-Mai-2003] registrava entre as locomotivas recebidas recentemente pelas ferrovias brasileiras, "MRN, Mineração Rio Norte adquiriu 3 locomotivas C22-7 da GE".

Segundo Rodrigo Cunha, essas novas locomotivas são C22-7i, finalizadas em Junho de 2002 na GE Transportation de Contagem, MG.

Pela lógica observada na notação da GE, a C22-7i seria uma variante tecnológica da U22C [Planta] — daí a semelhança externa. O dígito "-7" ("dash 7"), indicaria a utilização de micro-processadores / computadores no controle de certas funções, tal como nas B23-7, C30-7, C36-7, que são evoluções tecnológicas, respectivamente, da U23B, U30C, U36C.

Estrada de Ferro Trombetas
Locomotivas | C22-7i n° 108 | C22-7i n° 109 | C22-7i n° 110 | Decalques
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
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Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
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Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

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Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

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Trens de passageiros

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São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

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Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
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Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

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