Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagões usados pela ferrovia para o transporte do minério entre a mina e o porto
Foto: Fabrício M. Storto, 2003

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Estrada de Ferro Trombetas
Vagões, produção & produção


 
Flavio R. Cavalcanti

Em 1999, o Anuário dos Transportes registrava a existência de uma frota quase exclusiva de gôndolas, situação aliás típica de uma ferrovia de caráter meramente industrial, para um único produto — bauxita:

  • plataforma: 2
  • fechados: 1
  • gôndolas: 90
  • hoppers: 2
  • tanques: 2

Era ainda a frota descrita por Paulo Arumaá [Trombetas: uma ferrovia na selva amazônica, Informativo Frateschi nº 44, 1987]: "A composição ferroviária é formada por uma locomotiva G12 puxando 22 vagões GDE (gôndolas de 54 m³, para 70 t + 19 t de tara). Além das composições de minério, a estrada possui 2 vagões HND para lastro, 2 TCD (tanque para 58.500 l), 2 PMD (plataforma de 14 m) e 1 fechado para serviços gerais, todos eles fornecidos pela Santa Matilde". Embora não indicasse o número de composições, o número de locomotivas (5) sugere que poderiam estar entre 5 e 4 (caso uma loco se destinasse a permanecer na reserva). Paulo Arumaá registrava uma produção de "mais de 5 milhões de toneladas anuais de minério de bauxita" — sem especificar se a quantidade se referia ao minério bruto ou processado.

As gôndolas são acopladas aos pares, dotados de engate giratório que permite a descarga no virador, ou car-dumper: — esse equipamento vira (tomba) um vagão lateralmente, despejando o minério, que é levado por correias para a usina de beneficiamento; em seguida a composição avança a distância correspondente; o vagão seguinte é posicionado no car-dumper; e assim por diante.

Outros dados do Anuário dos Transportes sugerem que as informações sobre a EF Trombetas talvez datassem de 1997: "Em 1997 transportou 9,6 milhões de toneladas de mercadorias (bauxita), equivalente a 288 milhões de TKU, empregando 60 funcionários".

Regis Motta, Milton Pimentel e João Paulo de Mello Franco [Simulação da Ferrovia Mina-Porto Trombetas, Pará, da Mineração Rio do Norte S.A. - MRN, Brasil Mining Site] confirmavam a existência, em 1993, de "4 conjuntos de vagões de 22 vagões cada, com um par de vagões de reserva" e uma produção de "8 Mtpa de bauxita". As simulações realizadas por eles, na época, indicavam que a "tonelagem máxima atingida fica ligeiramente acima dos 9 Mtpa. A curva também é assintótica, indicando que o gargalo passa a ser a ferrovia, pois as taxas de atendimento nos terminais, se consideradas isoladamente, atingiriam tonelagens anuais bem maiores que 9 Mtpa".

Fabiano Sayão Lobato [Exploration for hydrocarbons in the Amazonas basin, Signus, Special Issue - 2000] registra novo patamar de produção: "The mining company MRN (Mineração Rio do Norte) has reached there an annual production of 11 million tons which supplies around 17% of the new aluminum entering the worldwide market". Essa informação era confirmada no ano seguinte por Lúcio Flávio Pinto [Vale do Rio Doce é maior do que o Pará, O Estado de S. Paulo, 25 de fevereiro de 2001]: "a MRN (em sociedade com algumas das principais multinacionais do setor, inclusive as líderes Alcoa e Alcan) bateu o recorde de produção no ano passado, com mais de 11 milhões de toneladas de minério, quase 10% de toda a produção mundial".

Gilberto Santos Abrahão Júnior [Mineração Rio do Norte, julho de 2002, Fundacentro, apresentação sobre segurança no trabalho, PDF, 1,4 Mb. Embora focada na segurança do trabalho, a apresentação oferece dados e imagens das diversas etapas do processo — decapeamento com dragline, lavra com retroescavadeira, transporte fora-de-estrada, beneficiamento, embarque etc.] registrava um aumento para 110 gôndolas, em 2002 — ou para 112, se mantida a reserva de 2 vagões:

Transporte Ferroviário:
• 5 composições;
• 22 vagões/composição;
• 85 t/vagão;
• média 35.000 t/dia.

[Observe o aumento em relação a lotação de 70 t/vagão, registrada por Paulo Arumaá em 1987. Isso parece ser desmentido por pelo menos uma das fotos de 2003]

Indica, também, a relação de tonelagem minério bruto / minério processado, associada à passagem para um novo patamar de produção, anunciado para 2003:

• Alimentação: 15 milhões t/ano –> 10 milhões t/ano produto final;
• Alimentação (2003): 24 milhões t/ano –> 16 milhões t/ano produto final.

A superação da marca de 16 milhões de toneladas parece ter ocorrido dentro do previsto. Gustavo Faleiros [Um cenário de ficção encravado na floresta, Valor Carreira, Outubro de 2003] situava a MRN como "a terceira maior produtora de bauxita do mundo, com capacidade para processar 16,3 milhões de toneladas". Isso é confirmado por O Estado de S. Paulo [Vale aumenta investimentos e empregos no Pará, 13/08/2004, ANTF], analisando o segundo trimestre de 2004: "A produção de bauxita da Mineração Rio do Norte (MRN) no rio Trombetas, no oeste do estado, atingiu a marca de 4,1 milhões de toneladas, 12,8% acima do registrado em igual período de 2003 e 5,2% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2004".

Estrada de Ferro Trombetas
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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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