Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Trem de minério da Estrada de Ferro Trombetas
Foto: Anuário dos Transportes, 1999 / Ministério dos Transportes

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  
Agenda do Samba e Choro
   

Mineração Rio do Norte
Estrada de Ferro Trombetas


 
Flavio R. Cavalcanti

A Estrada e Ferro Trombetas é uma ferrovia industrial (uso particular) para o transporte do minério bruto de bauxita, da mina, na serra de Saracã, até a usina de beneficiamento ("lavagem"), junto ao porto de embarque, na margem direita do rio Trombetas.

Sua extensão parece progredir, provavelmente acompanhando o avanço da mineração a céu aberto. Em 1987, Paulo Arumaá [Trombetas: uma ferrovia na selva amazônica, Informativo Frateschi nº 44, 1987] registrava uma extensão de 26,5 km e um número não especificado de pátios de cruzamento de trens.

Em 1999, o Anuário dos Transportes registrava duas informações contraditórias: 30 km (sem mais detalhes); ou... 35 km de "linhas principais e ramais" + 9 km de "linhas acessórias". Também indica "Segundo nº vias: Singela: 35 km".

Características

  • Bitola: 1,000 metro
  • Trilhos: 57 kg/m
  • Curvas: 47% do trajeto [1987]
  • Raio mínimo: 508 metros
  • Tração: diesel
  • Frota: gôndolas GDE 70 ton + outros
  • Oficina de manutenção de locomotivass e vagões: Porto Trombetas
  • Funcionários: 60

Histórico

Decreto de outorga de concessão n.º 81.889, de 5/7/78, à Empresa Mineração Rio do Norte S.A., com o direito de construção, uso e gozo de uma estrada de ferro, ligando as minas de bauxita de Serra do Saracã, município de Oriximiná (PA), ao Porto Trombetas (PA). A estrada de ferro tem cunho industrial.

Com o Estado brasileiro profundamente empenhado no projeto, o decreto de concessão deve ter sido pouco mais que uma formalidade — e as obras deviam já estar bem adiantadas.

Paulo Arumaá registra o início da operação ferroviária pouco mais de um ano depois, em Agosto de 1979.

   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Imagem de satélite com o traçado dos trilhos da ferrovia
Traçado aproximado da Estrada de Ferro Trombetas, ligando a área de mineração (à esquerda) à área de processamento e porto de
embarque às margens do rio Trombetas (no alto)
[Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite de datas e resoluções diferentes]
Estrada de Ferro Trombetas
Locomotivas | C22-7i n° 108 | C22-7i n° 109 | C22-7i n° 110 | Decalques
Girador | Vagões | Hopper | Ciclo | Carregamento | Virador de vagões | Vídeo
Mineração Rio do Norte | Porto Trombetas | Albrás-Alunorte
A cadeia produtiva do alumínio | Ferrovias da Amazônia

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade