Locomotivas C22-7i
Rodrigo Cunha
As primeiras C22-7i fabricadas no Brasil foram as 4 (2000 a 2003) para a Ferrosur Roca da Argentina em 1999. Essas C22-7i da FR eram uma evolução
direta, porém discreta, das U22C [Planta],
tendo como única diferença básica os motores de tração apoiados nos eixos através de mancais de rolamento
e não mancais de bronze. Ou seja, usam o mesmo motor de tração das BB40-9M/WM da EFVM, sem que isso represente acréscimo
de potência ou capacidade de tração. Elas têm mesmo 2200 hp. E, como opção do cliente, foram desprovidas
de freio dinâmico.
Quando da encomenda da MRN, houve uma nova evolução a partir da C22-7i da FR. Além da modernização
referente aos motores de tração, ela recebeu injeção eletrônica de combustível e exaustor de
sujeira do filtro de ar primário com acionamento por motor elétrico (anteriormente era por correia). E também não
têm freio dinâmico.
As 3 C22-7i da MRN / EFT ficaram prontas em Junho / 2002, tendo sido fabricadas na GE Transportation de Contagem.
|
|
Locomotiva C22-7i nº 109 da EF Trombetas / Mineração Rio do Norte
EF Trombetas / Mineração Rio do Norte
Locomotiva C22-7i nº 109
Fotos: Fabricio M. Storto
Xsdkjnfjdfksflaj
«» ª
|
|
Acompanhe no FB
|
|