Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

Localização das principais minerações, ferrovias e usinas hidrelétricas relacionadas à cadeia produtiva do alumínio, da Amazônia ao Maranhão Alumar Albrás / Alunorte Usina Hidrelétrica Tucuruí Usina Hidrelétrica Belo Monte Estrada de Ferro Juruti Estrada de Ferro Trombetas
O médio e baixo Amazonas — correia transportadora da cadeia produtiva do alumínio, desde a MRN até os complexos industriais Albrás-Alunorte e Alumar, alimentados pela usina hidrelétrica de Tucuruí
[Fonte: GoogleEarth, imagens de satélite de diversas datas e resoluções]

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Amazônia: ferrovias, hidrovias, eletricidade
Cadeia produtiva do alumínio


 
Flavio R. Cavalcanti

A ferrovia tem função limitada, por enquanto, no "novo ciclo" do alumínio, em desenvolvimento ao longo da linha de navegação que se estende do médio Amazonas até o litoral norte do Nordeste.

A montagem inicial incluiu a Mineração Rio do Norte (MRN), no rio Trombetas, que oferece calado para navios oceânicos. A Estrada de Ferro Trombetas funciona ali como uma correia transportadora industrial, de uso interno do estabelecimento.

Os primeiros projetos industriais situaram-se nas proximidades de Belém (Albrás-Alunorte) e de São Luís (Alumar) — localizações onde também se concentraram investimentos de infraestrutura relacionados ao projeto Carajás (que também inclui bauxita).

A ligação do projeto mineral de Carajás para Belém se faria pela navegação do rio Tocantins, transpondo a represa de Tucuruí por meio de eclusas, atualmente em construção. A ligação para São Luís se faria pela Estrada de Ferro Carajás, em operação desde os anos 1980.

Transportes de maior valor agregado devem se intensificar a partir da conexão com a Ferrovia Norte Sul, prevendo-se um fluxo de insumos (não especificados) do Porto Seco de Anápolis para Manaus; e de produtos fabricados na Zona Franca para Anápolis (GO).

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Localização das minerações de bauxita no médio Amazonas -- Mineração Rio do Norte, Estrada de Ferro Trombetas, e Estrada de Ferro Juruti Estrada de Ferro Trombetas Estrada de Ferro Juruti
Região das minerações Rio do Norte (MRN, rio Trombetas) e Juriti (Alcoa, rio Amazonas)
Comboio fluvial no Amazonas
Comboio fluvial no Amazonas
[Foto: Jefferson França]
Navio oceânico no Amazonas
Navio oceânico no rio Amazonas, nas proximidades de Juruti
[Foro: Ari Vicente]
A cadeia produtiva do alumínio
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A cadeia produtiva do alumínio

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