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Chegada da locomotiva SD70ACe nº 8255 VL! a Anápolis (GO), para seguir pela Ferrovia Norte Sul até Imperatriz (MA)
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Ferrovia Norte-Sul
VL! duplica frota de locomotivas


 
Flavio R. Cavalcanti - 16 Fev. 2015

Já está em Anápolis (GO) a primeira das 18 locomotivas SD70ACe que irão praticamente duplicar a frota da VL! em operação na Ferrovia Norte Sul.

A notícia foi dada por Paulo Nunes Gonçalves, de Anápolis, para o jornal O Popular, em 12 Fev. 2015.

Outras 3 locomotivas estavam a caminho de Anápolis, pela rodovia BR-040, provenientes da fábrica Progress Rail, em Sete Lagoas (MG), — onde mais 2 lotes de 4 máquinas, cada um, estavam sendo preparados para o transporte, e as restantes em fase de montagem.

Embora a fábrica disponha de pátio em bitola mista (1,00 m / 1,60 m) e haja ligação ferroviária em bitola métrica (1,00 m) entre Sete Lagoas (MG) e Anápolis (GO), — em grande parte operada pela própria VL!, — o transporte de locomotivas para a Ferrovia Norte Sul continua sendo feito sobre carretas, pela rodovia BR-040, com uma duração mínima de 5 dias.

Naquele momento, uma das 3 locomotivas em trânsito estava parada no município de Três Marias (MG), onde o asfalto havia cedido sob o peso da carreta. A pista já estava sendo recuperada, mas a carreta permanecia retida, aguardando autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) para seguir viagem. As outras 2 carretas ainda estavam perto de Sete Lagoas. A previsão da Valec era de chegada do primeiro lote de 4 locomotivas em Anápolis até 20 Fev. 2015.

Para o desembarque, no dia 11 Fev. foi feita uma rampa para o acesso da carreta aos trilhos. No dia 12, ela seria posicionada sobre os trilhos, para que os pórticos levantassem a locomotiva. Retirada a carreta, os pórticos desceriam a locomotiva sobre os trilhos.

A Valec previa a partida das primeiras 4 locomotivas para o dia 23 Fev. 2015, com destino a Imperatriz (MA), onde receberiam equipamentos de bordo para começar a operação [“Locomotivas começam a chegar”. Paulo Nunes Gonçalves, O Popular, 12/02/2015].

Até então, a VL! operava no Tramo Norte da FNS com 12 locomotivas C36-7 provenientes da Estrada de Ferro Carajás; e 7 locomotivas SD70ACe que entraram em operação em 2014.

Tramo Sul ou Tramo Norte ?

As informações extraídas dos representantes da Valec e do Porto Seco, pelo correspondente d’O Popular, são ambíguas quanto ao trecho onde essas 18 locomotivas irão operar, — até porque a Valec e o Porto Seco não podem falar pela VL!.

Indica-se que estas locomotivas teriam autonomia de combustível para circular no Tramo Sul da FNS (Palmas–Anápolis, ida e volta), com “carga leve”, — mas, quando começarem a transportar “cargas pesadas”, haverá necessidade de reabastecimento em Anápolis, o que será feito, de início, por caminhão tanque.

Isso, porque caberá a cada operadora — a FNS terá várias — instalar a estrutura de inspeção, manutenção e abastecimento de suas locomotivas e vagões, enquanto à Valec caberá a manutenção da ferrovia (tarefa terceirizada à empresa Torque Sul Comércio e Manutenção).

Para atuar no novo sistema, — em que múltiplas operadoras poderão comprar capacidade de carga da Ferrovia Norte Sul, — até o momento, 3 empresas entraram na ANTT com pedidos de habilitação como “Operadora Ferroviária Independente” (OFI): a próptia VL!; a Brado Logística, de Santos (SP); e a Tora Transportes, de Contagem (MG).

Fica registrado, sem ambiguidade alguma, que é o Porto Seco quem só prevê o início das operações com a FNS para daqui a 6 ou 9 meses, — porém não se afirma que a ferrovia dependa disso para começar a operar com outras cargas, que não dependam dessa conexão privada, dentro de Anápolis.

Vale lembrar que, 2 dias antes da inauguração do Tramo Sul, em Maio de 2014, partia de Gurupi o primeiro trem de minério de ferro.

A operação do Porto Seco com a FNS é expressamente associada à rota de Manaus (AM), enviando insumos (não especificados) de Anápolis e recebendo produtos fabricados na Zona Franca, — o que pressupõe investimentos privados, tanto em instalações no Porto Seco, quanto em ponto(s) de trasbordo entre a hidrovia Amazonas-Tocantins, — passando pelas eclusas de Tucuruí, — e a ferrovia, no Tramo Norte.

A colocação das locomotivas em operação em Imperatriz (MA) indica um acréscimo na estrutura de funcionamento da VL! no Tramo Norte, uma vez que suas primeiras locomotivas SD70ACe, — transportadas por carretas até Palmas (TO), — tiveram de seguir pela EF Carajás até São Luís (MA), para serem testadas e colocadas em funcionamento nas oficinas da Vale no porto de Itaqui.

Registra-se, também, que a VL! já “adquiriu” o direito de passagem na EF Carajás, sendo de poucas horas o tempo de espera para inserção de seus trens no fluxo para o porto de Itaqui.

Enfim, fica registrado que o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ferrovia Norte Sul será instalado em Palmas (TO) [“Locomotivas começam a chegar”. Paulo Nunes Gonçalves, O Popular, 12/02/2015].

Informações da VL!

Bem mais equívoca, — apesar da aparência “sólida”, — é a matéria distribuída pela Agência Estado 2 dias antes, e amplamente reproduzida pela imprensa de todo o país, inclusive O Popular [“Trecho goiano da Norte-Sul vai entrar em operação”. (Agência Estado), O Popular, 10/02/2015].

A matéria começa por ressuscitar o “nariz de cera” — prática do jornalismo arcaico, de obrigar o leitor a ler um preâmbulo, antes de finalmente encontrar a informação factual prometida no título.

Afirma, nesse preâmbulo, que demorou e custou caro, — “foram mais de quatro anos de atraso e pelo menos R$ 430 milhões gastos para corrigir erros de projetos”, — para, em seguida, fazer uma afirmação errônea: — “Finalmente a Ferrovia Norte-Sul conseguirá colocar em operação mais um trecho de seus trilhos”. — Incorreto, pois o Tramo Sul da FNS vem operando há, pelo menos, 8 meses, desde 20 Mai. 2014, quando partiu seu primeiro trem de minério de ferro.

É só depois de distrair o leitor com questões que dariam um livro, — por que não dizer 3 décadas, ou 6 presidentes?, — que a Agência Estado fornece a informação factual, no segundo parágrafo:

Nos próximos dias, (…), os 855 quilômetros da ferrovia entre as cidades de Anápolis (GO) e Palmas (TO) vão suportar seu primeiro transporte de carga comercial. Em contrato com a estatal Valec, dona da Norte-Sul, a empresa de logística VLI usará o novo trecho para transportar 18 locomotivas novas adquiridas pela empresa de logística.

Informação, por sua vez, também incorreta, já que o transporte de minério de ferro é, sim, “comercial”. O primeiro trem, em 20 Mai. 2014, partiu em regime de “operação assistida”. Semanas depois, em 25 Jul. 2014, a ANTT autorizou o funcionamento do trecho de Gurupi (TO) a Palmas (TO).

O que pode ser “o primeiro”, talvez seja o “contrato”, — pelo novo sistema de “compra de capacidade de transporte”, pelo qual cada “operadora independente” adquire o direito de usar a ferrovia para a passagem de determinado número de trens, ao longo de um determinado período de tempo.

Esse novo sistema ainda não existia, quando foi dada autorização provisória para o transporte de minérios. Só em 11 Jun. 2014 a ANTT publicou a Resolução 4.348, que trata do Operador Ferroviário Independente (OFI) para exploração do serviço de transporte ferroviário de cargas não associado à exploração da infraestrutura ferroviária, — ou seja, sem que a ferrovia seja concedida a um único operador. E só em 28 Ago. 2014 a Valec disponibilizou para consulta o Regulamento de Operação Ferroviária (ROF), que orientará a operação no Tramo Sul da Ferrovia Norte-Sul (FNS), entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO).

Só no terceiro parágrafo vêm os detalhes desse transporte de locomotivas, — origem, destino etc., — seguido da afirmação de que “as informações foram confirmadas pela diretoria da Valec e pela VLI[“Trecho goiano da Norte-Sul vai entrar em operação”. (Agência Estado), O Popular, 10/02/2015]. Nem todas! E, com certeza, não as deduções, conclusões, incorreções etc., da lavra da Agência Estado.

Fica omitido um outro atraso, — o da Progress Rail, — uma vez que as locomotivas eram aguardadas em Anápolis para Dezembro de 2014 [“Esclarecimento sobre operação na Ferrovia Norte-Sul”. Valec, 28/11/2014].

Como à Valec e à VLI é atribuída apenas a “confirmação”, pode-se imaginar que a fonte tenha sido a Progress Rail, que sempre terá interesse em divulgar a entrega de novas locomotivas.

Nesse leva-e-traz entre 3 fontes, surge a especulação de que a VL! poderia atuar no Tramo Sul (Anápolis-Palmas), “por meio de uma parceria com a Granol, empresa que acabou de concluir a instalação de uma tulha em Anápolis”, — especulação desconfirmada (embora não negada) pela VL! no mesmo parágrafo, com a afirmação burocrática de que “ainda não possui nenhum contrato específico para transporte de grãos no Tramo Sul”.

Em tom bastante formal, — “por meio de nota”, — a VL! afirma que “já manifestou seu interesse em se habilitar como operador independente no novo trecho da ferrovia e que «vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis - Palmas), seguindo o modelo estabelecido pelo novo marco regulatório do setor»”.

Enfim, a Agência Estado rememora seu feito de ter revelado, no mês anterior, que “duas empresas especializadas em transporte de carga — Brado Logística, de Santos (SP), e Tora Transportes, de Contagem (MG) — entregaram pedidos de habilitação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar na ferrovia”. Na verdade, o que podem ter entregado à ANTT são pedidos de habilitação para atuarem como Operadores Ferroviários Independentes (OFIs), — pré-requisito para, em seguida, poderem contratar, com a Valec, “capacidade de carga” na Ferrovia Norte-Sul.

Referências

  • “Locomotivas começam a chegar”. Paulo Nunes Gonçalves, O Popular, 12/02/2015 05:00.
  • “Trecho entra em operação logo”. (Agência Estado), O Popular, 10/02/2015 05:05.
  • “Trecho goiano da Norte-Sul vai entrar em operação”. (Agência Estado), O Popular, 10/02/2015 09:15 [mesma matéria de 4 horas antes].
  • “Esclarecimento sobre operação na Ferrovia Norte-Sul”. Valec, 28/11/2014.
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