Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovia Norte-Sul em mapa do site da Valec em Maio de 2014
Mapa com os pátios da Ferrovia Norte-Sul, disponível no site da Valec em Maio de 2014

Para evitar confusões…

… quanto aos pátios ferroviários, sua localização, nomes das cidades, e real extensão dos trechos:

Cidades & Nomes

Os “pátios”, “terminais” etc. indicados pelos nomes de um município, nem sempre estão localizados na cidade-sede. [Aliás, de Aguiarnópolis em diante a ferrovia evitou a proximidade das áreas urbanas].

É o caso, por exemplo, do pátio de Araguaína, situado 21,4 km a sudeste da cidade que lhe dá o nome, pela rodovia TO-222.

O pátio de Colinas não fica em Colinas do Tocantins, mas no município vizinho de Palmeirante (TO). Por isso, às vezes também é chamado de pátio Palmeirante.

O pátio de Porto Nacional fica a 60 km desta cidade, em linha reta, ou quase 100 km por rodovia, passando por Palmas, capital do Tocantins. Também é chamado pátio de Palmas; e outras vezes, de Palmas / Porto Nacional.

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
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Trem da Mantiqueira
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Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreosfera

   

Ferrovia Norte-Sul
Terminais multimodais

Flavio R. Cavalcanti - 30 Mai. 2014

Há poucas indicações de quais seriam os terminais multimodais previstos, até o momento, para a Ferrovia Norte-Sul.

O mapa disponível no site da Valec em Mai. 2014 (acima) indica 12 “pátios” e 1 “polo” — o que não quer dizer absolutamente nada, já que vários desses “pátios” são também “terminais multimodais”.

Enfim, nada impede que novos terminais venham a ser implantados, onde não estavam previstos, — inclusive, onde ainda não há pátio de cruzamento de trens.

A tabela abaixo indica os “pátios” que constam do mapa, com destaque (em negrito) para os “terminais multimodais” listados no site da Valec em Mai. 2014 — além de Aguiarnópolis (TO), previsto no Edital nº 001/2006; Imperatriz (MA), cuja existência pode ser facilmente constatada no Google Maps / Earth; Gurupi (TO), inaugurado em 20 Mai. 2014; e Anápolis (GO), previsto para Ago. 2014.

Pátios intermodais da FNS
Existentes, previstos ou previsíveis
Nome no mapa Observações Loc. Dist.
1 Pátio de Açailândia km 4,7 da FNS 5  
2 Pátio de Imperatriz Pátio Engenheiro Manuel Tavares ? 95 90
3 Pátio de Porto Franco Próximo à cidade do Estreito 200 105
4 Pátio de Aguiarnópolis   225 25
5 Pátio de Araguaína “Patio de Araguaína e Babaçulândia” 359 134
6 Pátio Palmeirante “Pátio de Colinas 462 103
7 Pátio de Guaraí   572 110
8 Pátio de Porto Nacional “Pátio de Palmas 720 148
9 Pátio de Gurupi Inaugurado em 20 Mai. 2014 938 218
10 Pátio de Porangatu   1.143 205
11 Pátio de Uruaçu   1.290 147
12 Pátio de Santa Isabel   1.399 109
13 Polo de Anápolis Previsão: Ago. 2014 1.576 177
Fontes: Mapa Valec, após atualização do site em 28 Abr. 2014;
e relação de terminais intermodais existentes no site em Mai. 2014.
Numeração não oficial. Elaboração: FRC.

A previsão de um terminal multimodal em Aguiarnópolis (TO), a tão pequena distância do de Porto Franco (MA), pode ser explicada por motivos de economia política e logística: — Nenhuma unidade federativa gostaria de ver sua produção ser levada para embarque no estado vizinho; e a necessidade de uma ou mais pontes sobre o rio Tocantins sempre será um gargalo a desaconselhar o aumento impensado do número de caminhões.

O grande espaçamento entre os terminais intermodais de Palmas (TO) a Porangatu (GO), e de Santa Isabel (GO) a Anápolis (GO) sugere que o desenvolvimento dessas regiões poderá levar à criação de mais alguns terminais intermodais.

Embora incluída na tabela acima, a possibilidade de implantação de um terminal intermodal da Valec em Açailândia deve ser considerada com cautela, por situar-se praticamente “dentro” da Estrada de Ferro Carajás, que chegou primeiro, e cujo interesse é captar, ela mesma, as cargas potenciais das áreas próximas.

Contratos em 2006

A tabela abaixo, de usuários e produtos atendidos na FNS em 2006, tem certo interesse como registro dos fluxos de transporte existentes na ferrovia, antes de sua operação ser subconcedida à Vale.

Usuários e produtos atendidos na FNS em 2006
Usuário Origem Destino Produto De Até
Bunge Porto Franco São Luís Soja 1997 2017
Cargill Porto Franco São Luís Soja 1998 2008
Multigrain Porto Franco São Luís Soja 2002 2012
Adubos Trevo São Luís Imperatriz Fertilizantes 2005 2007
ABC Ind. e Com. Porto Franco São Luís Soja 2006 2007
Agrenco Porto Franco São Luís Soja 2006 2007
Refrima
Cia. Maranhense de Refrigerantes
São Luís Imperatriz Bebidas 2006 2006
Imperatriz São Luís Engradados
Fonte: Contrato Valec / CVRD, 19 Jun. 2006. Elaboração: FRC

Observe a fraca participação do pátio ferroviário de Imperatriz (MA) como expedidor de cargas, praticamente limitada à devolução de engradados de vasilhames de bebidas da Refrima — ao passo que recebia adubos provenientes de São Luís (MA), além dos engradados cheios. Isto lança certa luz sobre por que a distância média percorrida pelos trens de carga (TKU/TU) praticamente se deslocou para Porto Franco (MA), tão logo este terminal multimodal entrou em operação efetiva, a partir de 2001 [Cronologia].

Resta conferir se não é no terminal intermodal de Imperatriz que se situa o “Pátio Engº Manuel Tavares”, onde Cimento Poty arrendou área de 3,1 hectares, ainda em 2001.

Este nome não é encontrado pelo Google em nenhuma outra parte do site da Valec — exceto na relação de contratos de arrendamento de áreas nos terminais multimodais (abaixo).

Contratos de arrendamento de áreas nos
Terminais Multimodais da FNS em 2006
Empresa Terminal Área Carga Data
1 Ceval Alimentos Porto Franco 5,6 ha Grãos 1999
2 Cargill Agrícola S/A Porto Franco 5,4 ha Grãos 2000
3 Cimento Poty Pátio Engº Manuel Tavares 3,1 ha Cimento 2001
4 Multigrain Comércio
Exp. e Imp. Ltda.
Porto Franco 3,0 ha Grãos 2002
5 Ceagro – Central Agroquímica
de Balsas Ltda.
Porto Franco 3,8 ha Grãos 2005
6 ABC Industria e Comércio S/A Porto Franco 1,0 ha Grãos 2005
Fonte: Edital nº 001/2006, Valec.

Imperatriz é a única localização maranhense de um escritório da Cimento Poty encontrada na web, exceto São Luís. Como em 2001 a FNS só tinha 5 pátios ferroviários, — Açailândia, Serra do Cravim, Imperatriz, Fazenda Maravilha e Porto Franco, — esta é uma hipótese razoável.

Vista aérea do pátio ferroviário de Colinas
Vista aérea do pátio ferroviário de Colinas

Terminais multimodais em 2014

A tabela abaixo mostra o evidente desenvolvimento da Ferrovia Norte-Sul, — não só em extensão implantada, como principalmente na conquista de clientes cativos e volume de cargas, — nos 8 anos que vão de 2006 a 2014.

Terminais Multimodais da FNS em 20 Mai. 2014
Empresas com contrato de arrendamento e operação
Terminal Localização Área (ha) Empresas com contrato Obs.
Porto Franco Município de Porto Franco (MA). Acesso rodoviário pela BR-226, próximo ao quilômetro 1.244 (Rodovia Belém–Brasília). Aguar-dando Cargill S/A – grãos
Ceval S/A – grãos
ABC Inco – grãos
Multigrain – grãos
Ceagro – grãos
 
Araguaína Município de Araguaína (TO), próximo ao entroncamento das rodovias estaduais TO-424 e TO-222, a 22 km da cidade de Araguaína. 50 Voetur – grãos
Renova – biocombústivel
Global – combustível
Rodoposto Eldorado – combustível
Cotril – carga geral / fertilizantes
 
Colinas Município de Palmeirante (TO), próximo à rodovia TO-355. 40 Novaagri – grãos
Fertilizantes Tocantins – fertilizantes
Existem áreas para licitar e área de expansão
Guaraí Município de Tupirama (TO), próximo à rodovia TO-336. 30 Bunge – combustível / carga geral
Distribuidora Tabocão – combustível / carga geral
Porto Nacional Município de Porto Nacional (TO), localizado na rodovia TO-336. 70 Exito – carga geral
Gecon – fertilizantes
Novaagri – grãos
Los Grobo Ceagro – grãos
Petrobras – combustível
Raizen – combustível
Norship – combustível
Gurupi Município de Gurupi (TO), próximo às rodovias BR-280 e BR-153. 70 Instalações provisórias para embarque de minério de manganês. Edital de licitação para arrendamento das áreas
Fonte: site da Valec, em Mai. 2014. Elaboração: FRC.

Se Porto Franco (MA) permanece um dos principais terminais intermodais de movimentação de grãos pela Ferrovia Norte-Sul, Porto Nacional / Palmas emerge como o principal polo ferroviário de cargas para toda a vasta região central do estado de Tocantins.

Base de combustíveis da Petrobras (BR) no terminal ferroviário de Palmas / Porto Nacional (TO) da Ferrovia Norte-Sul
Base de combustíveis da Petrobras (BR) no terminal ferroviário de Palmas / Porto Nacional (TO) da Ferrovia Norte-Sul
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Colinas (TO), 2011 | Cascavel (PR), 2003 | Multigrain Brasília (DF), 2002
Boa Vista (1996) | Panorama (SP), 1986 | Rio Grande (RS), c. 1981
   

Pátios & pátios

Os pátios ou terminais “multimodais”, — às vezes chamados “intermodais”, — são áreas de dezenas de hectares, anexas à ferrovia, destinadas à instalação de equipamentos para trasbordo de carga. Os mais comuns, até agora, são terminais de soja, fertilizantes e combustíveis.

Os pátios de cruzamento tendem a ser bem mais numerosos, formados por pelo menos duas linhas paralelas, com extensão suficiente para conter dois trens inteiros, viajando em sentidos opostos, — além de instalações necessárias à operação da ferrovia, como postos de abastecimento de locomotivas e outros serviços.

À medida em que aumenta a demanda por transporte, os pátios de cruzamento devem ser alongados, para receber trens maiores; e/ou devem ser construídos mais pátios, reduzindo o espaçamento entre eles, para permitir o trânsito de maior número de trens, nos dois sentidos, e no mesmo período de tempo.

O aumento da demanda também leva à criação de mais terminais de carga, — sempre considerando que uma ferrovia é uma “linha de produção”, fixa, dentro da relação custo / benefício. Não se investe, desde o início, para um nível de demanda que ainda está no horizonte do futuro.

  

Ferreomodelismo

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• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

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• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

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