Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vista de satélite com as principais ferrovias a serem construídas pela Valec
Ferrovia Transcontinental (inclui Centro-Oeste) | Ferrovia Oeste-Leste | Ferrovia Norte-Sul decretada de 1986 a 2008
Trechos incluídos em 2008~2009

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
A estatal das ferrovias

Flavio R. Cavalcanti

Criada na década de [1980 ou 1990] para construir a Ferrovia Norte-Sul, a Valec acabou se transformando na empresa do Estado brasileiro encarregada de planejar, estudar, projetar, construir, operar as ferrovias que a iniciativa privada não se mostra interessada em implantar.

Ou para mover concorrência e, assim, desafiar a iniciativa privada a acelerar os poucos trechos ferroviários que há décadas finge construir.

É o caso da Ferronorte, concessão cujo detentor já não poderá manter estacionada poucos quilômetros além da caríssima ponte construída com dinheiro dos contribuintes sobre o rio Paraná, confiando na reserva de uma vasta "zona privilegiada", abrangendo todo o norte do Mato Grosso, mais a rota de Santarém, Rondônia, Acre... — pois, a qualquer momento, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste começará a invadir essa praia.

Visão de satélite das ferrovias concedidas à Valec

A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) — cuja maior realização em 10 anos foi adotar o nome de fantasia "Transnordestina Logística" — já não pode sonhar com a reserva de uma "zona privilegiada" a oeste de Eliseu Martins (PI). Isso não lhe pertence mais. Pelo contrário, agora terá de avançar, ou sua desafeta, a Vale, entrará pela Transnordestina a dentro, tomando as cargas com que sonhava.

A "estatal dos trilhos" absorveu, além de várias funções que um dia foram da Rede Ferroviária Federal S.A., também a parte do pessoal especializado da RFFSA que ainda não se havia dissolvido.

Dentro do novo quadro institucional, porém, a função da estatal dos trilhos não é operar trens e ferrovias, mas apenas construí-las — e subconcedê-las.

O trecho norte da Ferrovia Norte-Sul, por exemplo, foi arrematado pela Vale (ex-CVRD, Companhia Vale do Rio Doce), operadora da Estrada de Ferro Carajás, que a conecta ao porto de Itaqui, em São Luís (MA). Com o pagamento feito pela Vale, o Tesouro reinveste na construção de novos trechos, através da Valec.

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