Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vista de satélite com as principais ferrovias a serem construídas pela Valec
Ferrovia Transcontinental (inclui Centro-Oeste) | Ferrovia Oeste-Leste | Ferrovia Norte-Sul decretada de 1986 a 2008
Trechos incluídos em 2008~2009

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
A estatal das ferrovias


 
Flavio R. Cavalcanti

Criada na década de [1980 ou 1990] para construir a Ferrovia Norte-Sul, a Valec acabou se transformando na empresa do Estado brasileiro encarregada de planejar, estudar, projetar, construir, operar as ferrovias que a iniciativa privada não se mostra interessada em implantar.

Ou para mover concorrência e, assim, desafiar a iniciativa privada a acelerar os poucos trechos ferroviários que há décadas finge construir.

É o caso da Ferronorte, concessão cujo detentor já não poderá manter estacionada poucos quilômetros além da caríssima ponte construída com dinheiro dos contribuintes sobre o rio Paraná, confiando na reserva de uma vasta "zona privilegiada", abrangendo todo o norte do Mato Grosso, mais a rota de Santarém, Rondônia, Acre... — pois, a qualquer momento, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste começará a invadir essa praia.

Visão de satélite das ferrovias concedidas à Valec

A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) — cuja maior realização em 10 anos foi adotar o nome de fantasia "Transnordestina Logística" — já não pode sonhar com a reserva de uma "zona privilegiada" a oeste de Eliseu Martins (PI). Isso não lhe pertence mais. Pelo contrário, agora terá de avançar, ou sua desafeta, a Vale, entrará pela Transnordestina a dentro, tomando as cargas com que sonhava.

A "estatal dos trilhos" absorveu, além de várias funções que um dia foram da Rede Ferroviária Federal S.A., também a parte do pessoal especializado da RFFSA que ainda não se havia dissolvido.

Dentro do novo quadro institucional, porém, a função da estatal dos trilhos não é operar trens e ferrovias, mas apenas construí-las — e subconcedê-las.

O trecho norte da Ferrovia Norte-Sul, por exemplo, foi arrematado pela Vale (ex-CVRD, Companhia Vale do Rio Doce), operadora da Estrada de Ferro Carajás, que a conecta ao porto de Itaqui, em São Luís (MA). Com o pagamento feito pela Vale, o Tesouro reinveste na construção de novos trechos, através da Valec.

Valec Engenharia
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