Estrada de Ferro Amapá
A única ao norte do Equador
Luiz Octávio, Rio, RJ — Centro-Oeste DC-8 — 10-dez-1990
Foi-me gentilmente enviado o Relatório da EF Amapá, pelo gerente
Márcio von Kruger, Rio de Janeiro, RJ, do qual fiz o resumo a seguir.
Esta ferrovia é interessante em vários aspectos:
- É a mais ao norte do Brasil, única no hemisfério norte. Atravessa
a linha do Equador.
- É a única na bitola-padrão de 1,435 metro. Portanto, é a única
a ter bitola 16,5 mm em HO.
Organização – A EF Amapá é um dos setores
operacionais da Icomi (Indústria e Comércio de Minerais S.A.), do
grupo Azevedo Antunes, concessionária da exploração de minério de
manganês na serra do Navio, Amapá, conforme contrato de 31-mail-1950
com a União.
Terminais – Porto Santana e Serra do Navio.
Foram construídas as cidades Vila Amazonas (próxima ao porto) e
Vila Serra do Navio
Extensão – 193,7 km de via principal e
13,6 km de desvios
Via – Singela (única), bitola 1,435 m,
2 triângulos (nos terminais), 9 desvios vivos ao longo da linha,
15 estações (4 com comunicações) nas altitudes de 12 a 122 m sobre
o nível do mar, faixa de domínio: 2 x 30 m
Rampas máximas – 0,35% (exportação) e 1,5%
(importação)
Raio mínimo – 305 m
Curvas – 23 circulares e 75 espirais
Trilhos – 90-AS, com 45 kg/m, 12 m/trilho,
168 trilhos/km
Lastro – Piçarra, sendo substituída por
xisto, 2 m3/m, 20 cm de espessura sob os dormentes
Dormentes – Acapu, sucupira, bracuuba vermelha
e maçaranduba, 17 x 23 x 260 cm, 1.800/km, espaçamento 56 cm. Tratamento:
pintura de creosoto na zona de pregação e cabeças. Substituição:
6,5% da linha em 1988
Obras de arte – 16 passagens de nível,
282 bueiros, 2 passagens inferiores, 5 pontes – a maior, sobre o
rio Amapuri, 219 m em 11 vãos de 12 m.
Transporte (1989) – 110 mil passageiros,
226 animais, 523 mil t mercadorias – 89% minério, seguido de areia,
óleo diesel e dormentes. Não são mais transportadas bagagens e encomendas
Trens formados – 2 x 708
Passageiros e mistos – 2 x 4 horários semanais,
duração 4h a 5h30m, velocidade 35 a 48 km/h
Material rodante – Todo material é metálico,
com freio a ar e altura de engate = 88 cm:
- 5 locos diesel B + B, GE
- 3 locos SW-1.200, ano 1955, 112 t (28 t/eixo), tanque 2,8 t,
tração 9 t
- 1 idem, idem, ano 1966
- 1 loco SW-1.500, ano 1971, peso 125 t, tanque 4,2 t e tração
11,6 t
- 109 vagões de minério, comprimento 7,1 m, tara 20 t, lotação
64 t
- 28 vagões diversos
- 4 vagões especiais
- 6 carros de passageiros
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