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A reportagem “Os 53 anos da Maria Fumaça”, publicada na edição nº 103 da revista “Ferrovia” (AEEFSJ, Jul./Ago. 1985), registra 2 trens entre a estação da Luz e Paranapiacaba, nos dias 13 e 14 de Julho, cada um com lotação ou capacidade para 550 passageiros, tracionados pela locomotiva a vapor nº 353 da EF Central do Brasil, a “Velha Senhora”.
Os trens partiram da estação da Luz às 9:00 da manhã e completaram o percurso em cerca de 2 horas, com uma parada (obrigatória) em Santo André e outra pouco antes de seu destino, por motivo de sinalização, conduzidos pelo maquinista João Batista da Silva, ajudado por nada menos que 4 foguistas na alimentação da fornalha.
Eram as últimas viagens de João Batista, então com 48 anos, 25 como maquinista de locomotivas a vapor e a diesel na linha de Cachoeira Paulista a Manoel Feio.
Tratava-se de uma colaboração da RFFSA com o programa “Arte e lazer em Paranapiacaba”, promovido naquele final de semana pela Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (Emplasa) com a Comissão Pró-Preservação da Vila Ferroviária, para estruturar o turismo no local, em apoio à revitalização de seu patrimônio histórico e arquitetônico.
O balanço oficial estimou que Paranapiacaba recebeu mais de 2 mil visitantes naquele final de semana, e o diretor regional da RFFSA, Nicacio Marcondes Neto, anunciou o estabelecimento de viagens regulares de São Paulo a Paranapiacaba, puxadas pela Pacific 353. Segundo ele, se houvesse demanda, as viagens seriam diárias; caso contrário, seriam, pelo menos, semanais [FSP, 15 Jul. 1985, cf. Centro-Oeste nº 8 - Jul. 1985].
Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara
Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas
A volta da Velha Senhora
São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa