Vista frontal da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário de Paranapiacaba
Caixas d'água: ferrovias e ferreomodelismo
Pátio ferroviário de Paranapiacaba
Fotos: Otavio de Camargo
Mais do que simples estação, o pátio ferroviário de Paranapiacaba era cenário da intensa atividade de
quebra e formação de trens, despachando e recebendo vagões pelo sistema de cremalheira da antiga Sao Paulo Railway (depois
Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), na serra entre o planalto paulista e a baixada litorânea do porto de Santos.
Nele operavam intensivamente, portanto, não apenas as locomotivas de percurso (até Jundiaí), como as loco-breques encarregadas
de conduzir os vagões através da serra, pelos planos inclinados.
Além de grande capacidade, esta caixa d'água apresenta uma particularidade pouco comum o uso de chapas metálicas
de meia altura, na borda superior. Devido ao grande peso, as colunas (duplas) de suporte são reforçadas.
Vista lateral da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário da antiga Sao Paulo Railway,
com o detalhe da escada de inspeção e limpeza, e a tubulação de elevação da água
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