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Vista frontal da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário de Paranapiacaba
Vista frontal da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário de Paranapiacaba

Caixas d'água: ferrovias e ferreomodelismo
Pátio ferroviário de Paranapiacaba

Fotos: Otavio de Camargo

Mais do que simples estação, o pátio ferroviário de Paranapiacaba era cenário da intensa atividade de quebra e formação de trens, despachando e recebendo vagões pelo sistema de cremalheira da antiga Sao Paulo Railway (depois Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), na serra entre o planalto paulista e a baixada litorânea do porto de Santos.

Nele operavam intensivamente, portanto, não apenas as locomotivas de percurso (até Jundiaí), como as loco-breques encarregadas de conduzir os vagões através da serra, pelos planos inclinados.

Além de grande capacidade, esta caixa d'água apresenta uma particularidade pouco comum — o uso de chapas metálicas de meia altura, na borda superior. Devido ao grande peso, as colunas (duplas) de suporte são reforçadas.

Vista lateral da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário da antiga Sao Paulo Railway - SPR
Vista lateral da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário da antiga Sao Paulo Railway,
com o detalhe da escada de inspeção e limpeza, e a tubulação de elevação da água
   

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