Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   
Vista frontal da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário de Paranapiacaba
Vista frontal da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário de Paranapiacaba

Caixas d'água: ferrovias e ferreomodelismo
Pátio ferroviário de Paranapiacaba


 
Fotos: Otavio de Camargo

Mais do que simples estação, o pátio ferroviário de Paranapiacaba era cenário da intensa atividade de quebra e formação de trens, despachando e recebendo vagões pelo sistema de cremalheira da antiga Sao Paulo Railway (depois Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), na serra entre o planalto paulista e a baixada litorânea do porto de Santos.

Nele operavam intensivamente, portanto, não apenas as locomotivas de percurso (até Jundiaí), como as loco-breques encarregadas de conduzir os vagões através da serra, pelos planos inclinados.

Além de grande capacidade, esta caixa d'água apresenta uma particularidade pouco comum — o uso de chapas metálicas de meia altura, na borda superior. Devido ao grande peso, as colunas (duplas) de suporte são reforçadas.

Vista lateral da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário da antiga Sao Paulo Railway - SPR
Vista lateral da caixa d'água junto aos trilhos do pátio ferroviário da antiga Sao Paulo Railway,
com o detalhe da escada de inspeção e limpeza, e a tubulação de elevação da água
   

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