Caixas d'água: ferrovias e ferreomodelismo
Pindamonhangaba
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil - Ramal de São Paulo
Fotos: Renato Philipini e Marco Giffoni
Estação ferroviária do Ramal de São
Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil [nomenclaturas de 1960] e ponto inicial da Estrada
de Ferro Campos do Jordão.
A disposição das caixas d'água da estação ferroviária de Pindamonhangaba (foto acima) permitia
abastecer rapidamente as locomotivas a vapor, sem necessidade de qualquer manobra.
Para isso, o trem seguindo em frente (foto acima), ao parar nos trilhos da plataforma à esquerda já ficaria com a locomotiva
posicionada junto à caixa d'água mais afastada, enquanto um trem vindo em sentido contrário, ao parar nos trilhos da
plataforma à direita, já ficaria com a locomotiva posicionada junto à caixa d'água mais próxima.
Detalhe superior da caixa d'água situada entre os trilhos da ferrovia
No detalhe (acima), observe a cancela atrás da caixa d'água mais afastada, para fechar o trânsito de veículos
urbanos à passagem do trem.
|