Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Planta do pátio ferroviário de São José dos Campos em 1993
Planta do pátio ferroviário de São José dos Campos em 1993
— invertida em relação à planta da prefeitura (abaixo)

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

RFFSA - 1993
O pátio ferroviário de
São José dos Campos

Kelso Médici
Centro-Oeste n° 76 — 1° Mar. 1993

Estação ferroviária do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil [nomenclaturas de 1960].

As linhas tracejadas são passagens de nível — tanto para a Tecelagem Parahyba, quanto a da direita da planta.

LC são linhas de cruzamento, também chamadas linhas contrárias.

DM são desvios-mortos para manobra. O desvio n° 5 não é morto.

Luchetti é uma firma de materiais de construção. O prédio da planta é seu depósito. Lá são descarregados cimento e cal ensacados, que chegam em vagões fechados, através de um sistema de esteira rolante.

LP-1 é a linha principal, que vai para São Paulo e Rio de Janeiro.

Linha n° Comprimento útil Comprimento total
1 1412,30 1628,30
2 1412,30 1628,30
3 811,00 970,00
4 994,80 1180,80
5 508,00 640,00
7 447,00 513,00
9 390,00 456,00
11 321,00 387,00
13 117,00 167,00
15 17,50 44,50

Linha Tronco, passando por Jacareí, é a antiga linha da EF Central do Brasil para São Paulo, via Mogi das Cruzes.

A numeração dos AMVs é a oficial.

Entre DM-7 e DM-9, há um armazém alugado à Cimento Barroso. Recebe o produto em sacos, descarregados manualmente de vagões fechados.

O desvio do AMV 18 não tem numeração oficial. É uma linha para manobra, chamada de chicote.

A estação fica no km 388 + 404 m, e está à altitude de 568,900 metros do nível do mar. É a parte mais baixa da cidade, próximo ao nível do rio Paraíba do Sul.

A quilometragem é contada do Rio para São Paulo. Os desvios à direita da linha principal têm números pares; e os da esquerda, números ímpares.

No DM-13 há uma rampa para veículos, e o DM-15 entra no conjunto da administração, onde há um pequeno depósito para auto-de-linha. Próximo à rampa, na LC-3, há um posto de abastecimento.

Aqui não há depósito de locomotivas, nem oficinas; somente a estação e o conjunto da administração, com residências, escritórios e sala para o Sigo.

Os trens que circulam por aqui — puxados por locomotivas U-23, SD-18 e SD-38 — transportam principalmente:

Cimento em sacos - Vagões fechados

Cimento a granel - Tanques camelo ou espinha-quebrada, TPS, TPP

Minério - Gôndolas da RFFSA, Cosipa e outros, em menor escala

Containers - Vagões plataforma

Chapas e bobinas de aço - Vagões plataforma

Autopeças da GM - Em containers e vagões plataforma, entre S. J. dos Campos e São Caetano do Sul

Sucata metálica - Gôndolas

As manobras são feitas por locomotivas U-23. As Alco RS-3, que às vezes manobravam e ficavam no depósito de Cachoeira Paulista, estão agora no Horto Florestal, em Belo Horizonte, MG.

Os trens de manutenção têm seus vagões característicos, inclusive hoppers, e são puxados por locomotivas U-6B. O trem Santa Cruz era puxado por U-20C.

Havia um ramal para a Rhodia, na época de sua construção, por volta de 1947, mas já foi removido. Estou tentando obter mais informações junto à empresa.

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Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
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Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Trens turísticos

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