|
|
RFFSA
- 1993
|
|
Estação ferroviária do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil [nomenclaturas de 1960].
As linhas tracejadas são passagens de nível — tanto para a Tecelagem Parahyba, quanto a da direita da planta.
LC são linhas de cruzamento, também chamadas linhas contrárias.
DM são desvios-mortos para manobra. O desvio n° 5 não é morto.
Luchetti é uma firma de materiais de construção. O prédio da planta é seu depósito. Lá são descarregados cimento e cal ensacados, que chegam em vagões fechados, através de um sistema de esteira rolante.
LP-1 é a linha principal, que vai para São Paulo e Rio de Janeiro.
|
Linha Tronco, passando por Jacareí, é a antiga linha da EF Central do Brasil para São Paulo, via Mogi das Cruzes.
A numeração dos AMVs é a oficial.
Entre DM-7 e DM-9, há um armazém alugado à Cimento Barroso. Recebe o produto em sacos, descarregados manualmente de vagões fechados.
O desvio do AMV 18 não tem numeração oficial. É uma linha para manobra, chamada de chicote.
A estação fica no km 388 + 404 m, e está à altitude de 568,900 metros do nível do mar. É a parte mais baixa da cidade, próximo ao nível do rio Paraíba do Sul.
A quilometragem é contada do Rio para São Paulo. Os desvios à direita da linha principal têm números pares; e os da esquerda, números ímpares.
|
No DM-13 há uma rampa para veículos, e o DM-15 entra no conjunto da administração, onde há um pequeno depósito para auto-de-linha. Próximo à rampa, na LC-3, há um posto de abastecimento.
Aqui não há depósito de locomotivas, nem oficinas; somente a estação e o conjunto da administração, com residências, escritórios e sala para o Sigo.
Os trens que circulam por aqui — puxados por locomotivas U-23, SD-18 e SD-38 — transportam principalmente:
Cimento em sacos - Vagões fechados
Cimento a granel - Tanques camelo ou espinha-quebrada, TPS, TPP
Minério - Gôndolas da RFFSA, Cosipa e outros, em menor escala
Containers - Vagões plataforma
Chapas e bobinas de aço - Vagões plataforma
Autopeças da GM - Em containers e vagões plataforma, entre S. J. dos Campos e São Caetano do Sul
Sucata metálica - Gôndolas
As manobras são feitas por locomotivas U-23. As Alco RS-3, que às vezes manobravam e ficavam no depósito de Cachoeira Paulista, estão agora no Horto Florestal, em Belo Horizonte, MG.
Os trens de manutenção têm seus vagões característicos, inclusive hoppers, e são puxados por locomotivas U-6B. O trem Santa Cruz era puxado por U-20C.
Havia um ramal para a Rhodia, na época de sua construção, por volta de 1947, mas já foi removido. Estou tentando obter mais informações junto à empresa.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |