Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   
Trilhos do pátio ferroviário de Uvaranas em 1992
Foto de José Emílio Buzelin, em 1992, retratando uma realidade um pouco diferente daquela descrita pelo Centro-Oeste,
seis anos antes. O depósito de locomotivas, por exemplo, já era atravessado por 3 linhas

RFFSA - Rede Ferroviária Federal
O novo pátio de Uvaranas, PR

Manobra e cruzamento independentes desafogam o pátio ferroviário de Uvaranas

 
Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 14 (07-Mar-1986)

O tempo de manobra no pátio ferroviário de Uvaranas (Ponta Grossa, PR) foi reduzido à metade, em meados do ano passado, graças a uma série de melhorias, como o assentamento de novas linhas de cruzamento de trens que não interferem nas manobras com vagões (e vice-versa) e uma nova linha de estacionamento para locomotivas.

Com isso, os trens que passam por Uvaranas tiveram uma redução de duas horas no tempo gasto para o trajeto total de ida e volta à origem.

O pátio ferroviário de Uvaranas é o mais estratégico do Sul do País, sendo passagem obrigatória de todo o tráfego de trens entre a região e o Sudeste, bem como do tráfego de trens entre o norte do Paraná (Apucarana) e o porto de Paranaguá, o principal do Estado.

Entre composições da RFFSA e Fepasa, Uvaranas recebeu 24,8 mil vagões somente em maio de 1985, o que significa quase 1,3 milhão de toneladas brutas, a uma média de 829 vagões por dia.

Com a redução do tempo de manobra, foram descongestionadas as estações próximas — Desvio Ribas, Periquitos, Maracanã, Ponta Grossa e Boqueirão —, onde freqüentemente os trens tinham de aguardar.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

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Esquema dos trilhos no pátio ferroviário de Uvaranas

No esquema do pátio ferroviário de Uvaranas, fora de escala, observe a "haste de manobras A" (no centro da foto acima, com 5 de suas 6 linhas ocupadas) e a "haste de manobras B" (à direita na foto, com 4 linhas).

A haste consiste em uma linha independente das linhas principais, dando acesso para o feixe de linhas de classificação de vagões e formação de trens.

As duas linhas de cruzamento passam mais à direita da foto ("embaixo", na planta esquemática), uma próxima à Estação e a outra junto ao pátio ferroviário (feixe B).

À direita (na planta), as duas saídas para Apucarana (norte do Paraná) e para Pinhalzinho (conexão com a Fepasa).

À esquerda (na planta), a saída para Curitiba (e Paranaguá) e para o Sul (RS e SC).

Observe que o pátio de manobras e o pátio de locomotivas estão do mesmo lado, evitando toda e qualquer travessia das linhas de cruzamento (linha principal).

   

Ferreosfera

Pátio ferroviário de Uvaranas em 1991
Pátio de Uvaranas, em Março/1991, por Germano Pauli Mendes e esposa. Suponho que esta seja a extremidade oposta
Acessos ao pátio ferroviário de Uvaranas
RVPSC : SR-5 RFFSA : ALL
EF São Paulo - Rio Grande | Da Argentina a São Paulo | EF Mate Laranjeira | O trem "Bananeiro"
Pátio de Uvaranas | Descendo a serra em uma avalanche
Locomotivas RVPSC 1935 | GMDH1 | Locomotivas da SR-5 | Locomotivas da ALL
Vagões
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