Flávio R. Cavalcanti
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O tempo de manobra no pátio ferroviário de Uvaranas (Ponta Grossa, PR) foi reduzido à metade, em meados do ano passado, graças a uma série de melhorias, como o assentamento de novas linhas de cruzamento de trens que não interferem nas manobras com vagões (e vice-versa) e uma nova linha de estacionamento para locomotivas.
Com isso, os trens que passam por Uvaranas tiveram uma redução de duas horas no tempo gasto para o trajeto total de ida e volta à origem.
O pátio ferroviário de Uvaranas é o mais estratégico do Sul do País, sendo passagem obrigatória de todo o tráfego de trens entre a região e o Sudeste, bem como do tráfego de trens entre o norte do Paraná (Apucarana) e o porto de Paranaguá, o principal do Estado.
Entre composições da RFFSA e Fepasa, Uvaranas recebeu 24,8 mil vagões somente em maio de 1985, o que significa quase 1,3 milhão de toneladas brutas, a uma média de 829 vagões por dia.
Com a redução do tempo de manobra, foram descongestionadas as estações próximas — Desvio Ribas, Periquitos, Maracanã, Ponta Grossa e Boqueirão —, onde freqüentemente os trens tinham de aguardar.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
No esquema do pátio ferroviário de Uvaranas, fora de escala, observe a "haste de manobras A" (no centro da foto acima, com 5 de suas 6 linhas ocupadas) e a "haste de manobras B" (à direita na foto, com 4 linhas). A haste consiste em uma linha independente das linhas principais, dando acesso para o feixe de linhas de classificação de vagões e formação de trens. As duas linhas de cruzamento passam mais à direita da foto ("embaixo", na planta esquemática), uma próxima à Estação e a outra junto ao pátio ferroviário (feixe B). À direita (na planta), as duas saídas para Apucarana (norte do Paraná) e para Pinhalzinho (conexão com a Fepasa). À esquerda (na planta), a saída para Curitiba (e Paranaguá) e para o Sul (RS e SC). Observe que o pátio de manobras e o pátio de locomotivas estão do mesmo lado, evitando toda e qualquer travessia das linhas de cruzamento (linha principal). |
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