|
|
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro
Trilhos do antigo pátio ferroviário de Ribeirão Preto
"Para quem começou agora"
Informativo Frateschi nº 3
Maio / Junho – 1979
"Muitas pessoas nos pedem sugestões para construção de maquetes, em especial de pátios de manobra. Às vezes, o modelista, sem uma certa
experiência, comete alguns erros no planejamento do pátio. Excesso de desvios em curvas, curvas reversas com os desvios, e outras soluções
que dificultam o "funcionamento solto e livre dos trens".
"Damos aos nossos leitores a oportunidade de ver um pátio verdadeiro, para que possam examinar as linhas, a disposição das construções
e os serviços disponíveis. É claro que este pátio, se reduzido em escala HO, tomaria aproximadamente 12 m de comprimento. Mas a finalidade
para quem não tem tanto espaço é ver como se dispõem as linhas e os serviços.
"Não se trata de um projeto moderno, que seria um pouco diferente. Este, já demolido, é o da estação da antiga Mogiana em Ribeirão Preto.
Porém sua característica é mais favorável para maquetes, pois possui mais "movimento" do que um pátio moderno, onde dominam uma certa simetria
e um "quadradismo" às vezes exagerado.
"Aí você pergunta: – Mas onde estão os desvios, para colocar no pátio? E nós respondemos: – A Frateschi lançará provavelmente em julho
/ agosto seu desvio automático, que já tem até nome: 4165-D e 4165-E.
"Legendas
-
1 – Depósito de areia
-
2 – Caixa d'água
-
3 – Residência dos funcionários
-
4 – Abastecimento de locomotivas diesel
-
5 – Tanque de óleo diesel
-
6 – Escritório da tração
-
7 – Tanque de óleo diesel
-
8 – Oficina de manutenção de locomotivas diesel
-
9 – Estação de passageiros
-
10 – Armazém de carga
-
11 – Oficina de manutenção de carros de passageiros
-
12 – Caixa d'água
-
13 – Oficina mecânica para manutenção de rodeiros
-
14 – Oficina de manutenção de vagões de carga
-
15 – Rotunda dupla para locomotivas a vapor
|
|
Acompanhe no FB
|