Informativo Frateschi - para uma história do ferreomodelismo
« Faça um areieiro
para suas locomotivas
Informativo Frateschi nº 17, de Nov./Dez. 1981
« Logo após a sua invenção, quase todas as locomotivas a vapor possuíam apenas duas rodas motrizes. Uma vez descoberta a grande utilidade do trem, ele passou a ser incrementado vigorosamente, como você pode perceber no artigo sobre recores de velocidade. A partir daí, sempre mais vagões eram acrescentados às composições, e tanto mais pesadas elas se tornavam. Apareceram então as locomotivas com maior número de rodas de tração: as American (4-4-0), Mogul (2-6-0), Ten-wheeler (4-6-0), Atlantic (4-4-2) etc.
« Os ingleses insistiam entretanto em suas "single drivers", ou "tração simples". Estas locomotivas estavam em plena decadência, quando pouco antes de 1900, foi inventado o dispositivo de jogar areia entre a roda e o trilho, no momento da patinagem. Este dispositivo, que hoje é obrigatório em todas as locomotivas, fez assim como que renascer as "single drivers", principalmente nos trens de passageiros.
« Na sua G-12 Frateschi, você nota logo duas caixas grandes nas extremidades de cada truque. São os reservatórios de areia.
« As locomotivas modernas possuem um dispositivo eletropneumático automático que abre o reservatório de areia, ao menor sinal de patinagem. Além desse dispositivo, existe um outro auxiliar, de pedal, com o qual o maquinista supre uma quantidade adicional de areia, caso o automático não consiga injetar a quantidade necessária.
« Para abastecer as locomotivas, os depósitos dispõem de "areieiros".
« Esta que ilustramos ao lado é um entre os muitos tipos existentes. Veja também a foto da capa, e note que na mesma aparece uma cobertura de chapa corrugada de zinco. Esta cobertura aparece porque foi colocada no areieiro após a execução deste desenho. »