|
|
Maquetes de ferreomodelismo
O projeto do Informativo Frateschi
Informativo Frateschi nº 29
O projeto que serviu de inspiração para a maquete de Eliezer Magliano foi publicado em duas partes, começando no Informativo Frateschi nº 29 (acima), onde se apresentou o desenho dos trilhos e da estrutura do tablado; e terminando no IF-30, onde foram abordadas as ligações elétricas para controle dos trens e dos desvios.
Era um projeto simples, compacto, econômico, ocupando apenas 1,00 metro X 1,50 metro, voltado especificamente para o iniciante em especial o ferreomodelista que mora em um apartamento pequeno.
Trazia, grifada em maiúsculas, uma dica fundamental, que nunca é demais repetir: A primeira maquete deve ser simples, pequena, porém completa, para que o novo ferreomodelista absorva todas as técnicas de projeto, carpintaria, assentamento dos trilhos, relevo, cenário, decoração, ligações elétricas, manutenção etc., e tenha um contato direto com os problemas que só se conhecem na prática.
- A pior ideia que um novo ferreomodelista pode ter, é a de passar anos e anos planejando e juntando material para, um dia, já começar fazendo uma maquete enorme, complexa, com mil recursos. Por maiores que sejam suas habilidades, experiência e conhecimentos em todas as áreas envolvidas (carpintaria, eletricidade, eletrônica etc.), nada substitui a experiência pessoal de fazer uma pequena maquete: simpes porém completa.
|
|
|