Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   
Vista do túnel, com o portal e os trilhos sem o relevo que imita a montanha
Vista do túnel, com o portal e os trilhos sem o relevo que imita a montanha da maquete

Maquetes de ferreomodelismo
Planejando o cenário da maquete


 
Eliezer Magliano
Centro-Oeste n° 94 – 1°-mar-1995
Maquete suspensa no teto
Planejando o cenário | Fazendo o relevo | Decoração do relevo
Lastro de pedra | Lastro de areia | Passagem de nível | Dormentes à beira da linha
Compasso de cintel | Painel de controle e conexões | O projeto da Frateschi

Na Revista Brasileira de Ferreomodelismo n° 4 (89/Ago), no artigo "Maquete suspensa", descrevi os passos iniciais na construção de uma maquete suspensa baseada no traçado publicado no Informativo Frateschi n° 29.

A maquete ainda não está pronta — se é que se pode dizer que uma maquete fica pronta, tantas coisas podendo sempre ainda ser feitas — apesar de ter sido iniciada em 1981.

No entanto, falta pouco para sua conclusão e descrevo a seguir o que foi feito desde o primeiro artigo.

Se você está pensando em iniciar uma maquete, não se assuste com o enorme prazo de 13 anos para fazer uma maquete pequena. Lembre-se de que não se deve apressar o prazer.

Esta maquete pode ser inteiramente construída em 1 mês. Isso depende de sua disposição e de quanto tempo você dedique a ela.

Cenário

Estando a maquete funcionando, decidi enfrentar a decoração. Este assunto não é o meu forte; no entanto não posso me queixar do resultado final.

Em meu caso particular, não queria um cenário urbano.

Minha intenção sempre foi reproduzir um cenário mais ou menos rural, comum no Sudeste brasileiro, com a natureza contrastando com a tecnologia do trem e o verde da vegetação com o vermelho do solo e o cinza do lastro.

Tal escolha se revelou perfeita, pelos motivos a seguir.

Um cenário natural me permitiu colocar uma grande elevação, no sentido Noroeste / Sudeste (norte à frente do observador). Tal morro me permitiu colocar um túnel — algo muito difícil em uma maquete deste tamanho, sem ficar ridículo (acho que não ficou).

E, mais importante, dividiu a maquete em 2 ambientes: do lado de "cá" e do lado de "lá", do morro.

Na prática isso tem um grande efeito: o trem some por alguns segundos (principalmente quando se olha do nível da maquete) e ressurge do outro lado, parecendo que um trem se foi e que outro chega, fazendo uma quebra na rotina e tirando a impressão de estar dando voltas sem fim.

Não posso deixar de registrar meu agradecimento à família — minha esposa Beth, Hugo (11) e Diogo (6, na época da foto) que deram todo o apoio, participaram e me incentivaram para a conclusão da maquete.

   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Vista geral da maquete, fotografada no quintal da família
Vista geral da maquete, fotografada no quintal da família
Maquete suspensa no teto
Planejando o cenário | Fazendo o relevo | Decoração do relevo
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