Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Maquetes de ferreomodelismo
Gabarito adicional em curvas

Gilberto Coutinho e Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 2 (Jan-1985)

As curvas exageradamente "fechadas" da mini-ferrovia exigem maior gabarito lateral — mais espaço entre linhas paralelas, maior afastamento das construções laterais, túneis, cortes do terreno etc. — do que na ferrovia-protótipo.

Quanto mais fechada é a curva, mais as quinas dos vagões escapam para fora, e a parte do centro para dentro.

O desenho ao lado mostra o caso dos carros Budd da Frateschi, em situação próxima do limite (que não chega a ser atingido).

A tabela abaixo indica o gabarito necessário em cada tipo de curva — estritamente para o material típico / máximo, compatível com as diferentes curvas.

    Afastamento lateral de vagões em curva
  
Distanciamento entre-vias (e gabarito lateral) em curvas
Curva tipo Material rodante Entre-via
Classificação HO N HO N
Super-fechado Típico 140 mm 75 mm 51 mm 32 mm
Máximo 230 mm 125 mm 57 mm 34 mm
Fechado Típico 230 mm 125 mm 51 mm 32 mm
Máximo 300 mm 160 mm 65 mm 38 mm
Convencional Típico 300 mm 160 mm 59 mm 35 mm
Máximo Locomotiva 4-8-4 68 mm 40 mm
Aberto Típico Locomotiva 4-8-4 59 mm 35 mm
Máximo Articulada 4-8-8-4 64 mm 37 mm
Super-aberto Típico Articulada 4-8-8-4 59 mm 35 mm
Tangente (reta) Qualquer material 51 mm 32 mm
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