Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo
Por que uso engates Kadee nº 4

Warren Delano, NMRA-Marsa* — Centro-Oeste nº 90 (1º Jul. 1994)

Este artigo é a tradução de uma crônica publicada no “NMRA Bulletin” de 92/Set,
em resposta a uma pergunta sobre qual o melhor tipo de engate a utilizar.

A resposta à pergunta nº 244 de Robert A. Black no “Bulletin” de 92/Fev, dada por John Teichmoeller no “Bulletin” de 92/Jun, é ótima, salvo quando escreveu: “... evitar o uso do engate Kd-4 (com a fenda retangular) nos vagões de carga, se for possível, pois resulta em folga demais nos seus trens”.

Isto é uma verdade parcial, pois se você está procurando o maior realismo possível, merece saber algo mais a respeito dos engates. Veja na Figura abaixo (do livro “Estradas de Ferro”, prof. Helvécio Lapertosa Brina) um estilo comum de engate-protótipo.

Esse engate inclui uma grande mola helicoidal lá no centro. Nós que tivemos a oportunidade de estudar a matéria de física elementar na escola, fomos ensinados que o coeficiente de atrito estático para qualquer coisa que rola é significativamente maior do que o coeficiente de atrito de rolamento.

Por isso, a mola no engate permite à locomotiva pegar a carga de um só vagão de cada vez. Nenhuma locomotiva jamais construída pode pegar toda a carga de todos os vagões, de uma só vez, numa composição com um número razoável de vagões.

Já que a diferença no comprimento da mola, ao se estender, pode chegar a cerca de 10 cm, o comprimento do trem será maior ou menor, dependendo da condição das molas.

Por exemplo, numa composição de 100 vagões, a diferença pode chegar a 10 metros. O maquinista deve lembrar disso quando entra num desvio de passagem.

Kadee projetou o engate nº 4 com a mola helicoidal exatamente para reproduzir a operação do protótipo.

Caso a maquete do companheiro consista num “laço” de trilhos numa chapa de compensado de 1,2 x 2,4 m, e não se importe muito com o realismo das operações, então esqueça o Kadee nº 4.

Engate utilizado nos vagões das ferrovias reais

Mas se você quer deslocar trens razoavelmente longos (digamos 15 vagões ou mais) da maneira real, deve usar somente Kadee nº 4 nos carros e vagões, ainda que dêem um pouco mais de trabalho para instalar.

Eu uso o nº 5 somente nas minhas locomotivas. Em todo o resto do material rodante, uso o nº 4.

É relativamente fácil montá-los, usando o “Assembly Jig” (gabarito de montagem) nº 701; os “Spring Picks” (para pegar as molas) nº 235 da Kadee; e, claro, o “Height Gauge” (gabarito de altura) nº 205.

Ao invés dos “Spring Picks”, eu uso velhas brocas de pequeno diâmetro, que um amigo dentista me deu.

Quando chamei a atenção da companhia Kadee à publicação dessa resposta, o sr. Dale Edwards, um dos diretores da firma, respondeu-me o seguinte:

— O engate nº 4 tem, sim, a vantagem de possibilitar composições mais longas. Pondo primeiro a locomotiva em marcha-à-ré, empurra-se os vagões para juntá-los. Depois, com a locomotiva para a frente, pega-se um vagão de cada vez. Pessoalmente, eu prefiro o nº 4 em qualquer situação em que possa ser utilizado.

Engates

Eis ao lado uma página da Model Railroader, décadas atrás, que ilustra mais alguns fatos a respeito dos engates nas ferrovias protótipo (ver “Engates — Modelos & Protótipos“, DC-14-15, DC-16 e DC-20). Acompanham os dizeres:

“Antes das ferrovias dos EUA adotarem um engate padronizado, cada estrada podia escolher entre várias marcas, a maioria das quais não eram compatíveis umas com as outras. Aqui estão alguns dos tipos que foram mais utilizados.

“Alguns deles parecem-se com os engates automáticos de ferreomodelismo. Por exemplo, o Barnes (nº 31) é muito parecido com o Mantua automático. O Meadows & Mead (nº 41) e o Morgan (nº 35) parecem-se com o Baker automático. O LeRoux & vanAarle é um pouco parecido com o American Flyer automático 1:72. Se você está curioso, o Janney (nº 2) foi o precursor do atual engate padrão”.

(*) — Warren Delano é representante da NMRA — National Model Railroad Association (associação nacional de ferreomodelistas dos EUA) para orientação aos sócios da América Latina.

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