Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Ferreomodelismo
"Rodas RP-25"
Prática Recomendada nº 25 da
Associação Nacional de Modelismo Ferroviário (NMRA) – EUA


 
Warren Delano – NMRA-Marsa — Centro-Oeste n° 21 (Maio/1987)
Perfil de roda para ferreomodelos conforme a recomendação RP-25

"Este corte transversal é especificado para habilidade ótima em aderir ao trilho, com aparência o mais prototípica, dentro dos limites de câmbio da Norma S-4 da NMRA.

"Rodas com este corte transversal funcionarão o melhor sobre trilhos (vias) conforme os limites da Norma S-3 da NMRA e compatíveis com RPs-10, 11 e 12."

Escala, conforme Norma (Standard) S-4 Código da roda Largura da roda Largura do flange Largura do aro Profundidade do flange Ponto de bitolar Raio de filete Raios do flange
Code
(*)
(N')
mm
(T)
mm
(W)
mm
(D')
mm
(P)
mm
(RI)
mm
R2=R3
mm
O 175   4,445 1,219   3,2258 1,143   0,381   0,635   0,7112
On3, S 130   3,302 0,762   2,54 0,762   0,3048   0,4064   0,4572
On2, Sn3, OO, HO 110   2,794 0,762   2,032 0,635   0,254   0,3556   0,4572
HOn3 88   2,2352 0,635   1,6002 0,508   0,2032   0,254   0,381
HOn2, TT, N 79   2,0066 0,635   1,3716 0,508   0,2032   0,254   0,381
(*) - O código é a largura da roda em milésimos de polegada multiplicada x 1.000
1) As rodas discriminadas acima provêem uma seleção compatível com os requisitos de câmbio da Norma S-4 da NMRA para todas as escalas desde "0" até qualquer outra menor.
2) As dimensões N' e D' são "dimensões de projeto" que provêem tolerâncias razoáveis dentro dos limites especificados pelos valores de N e D da Norma S-4 da NMRA.
3) As dimensões T e W são medidas ao Ponto de Bitolar (P'), que é aproximadamente o ponto de tangência entre raios R1 e R2.
4) Os raios ao bordo do flange deverão ser os maiores possíveis dentro dos limites prescritos para ajudar na redução da fricção lateral contra a cabeça do trilho (boleto), para ajudar a proteger as pontas dos jacarés e para ajudar a guiar o flange a passar obstruções.

Emitido em Agosto de 1961 - Traduzido em 5/abril/1987 por Warren B. Delano, Representante para Assistência aos Sócios da NMRA na América do Sul. Não pode ser reproduzido sem autorização da NMRA. Para filiar-se à entidade e obter o jogo completo das Normas, Práticas Recomendadas, Folhas de Dados e revista mensal "NMRA Bulletin", informe-se diretamente com o companheiro Warren, R. Gen. Elói Alfaro, 53 // Cep 04139 - SP/SP.

   

Ferreomodelismo

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• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

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