Eu resolvi o problema do ferreomodelo da SD-40 na mesma hora em que a recebi: —
Desencapei um cabinho, enrolei-o cuidadosamente em cada um dos 3
eixos, por trás das rodas, no lado sem captação, e liguei ao sistema
de iluminação da cabine.
Fazendo isso nos 2 truques, simplesmente desapareceu a falta de
contato. Agora, a minha SD-40 Model Power
tem captação conforme a Figura.
Se a locomotiva RS-3 for como a SD-40, a captação adicionada funcionará bem.
Nunca mais tive problemas de contato. Sempre alguma roda está encostando
no cabinho. É mais fácil instalar o cabinho do que colar contatos
de chapa de cobre na lateral do truque.
Cheguei a medir o tempo dispendido entre o recebimento do ferreomodelo
e a solução (locomotiva rodando sem problemas na maquete): — 46 minutos. Agora, em
30 minutos faria o serviço.
Vale a pena, porque a SD-40 da Model Power é barata: — Custou,
com transporte e tudo mais, apenas cerca de US$ 20 ou 22.
Quanto à informação de que só 1 truque da locomotiva RS-3 seria motorizado,
nada posso afirmar. Sei que a SD-40 e a Alco 628 têm tração em 2
eixos de cada truque, pois as tenho, e estou satisfeito.
Um problema do ferreomodelo SD-40 Model Power é de bitola, quando os trilhos
estão imperceptivelmente desalinhados. Observando-se, porém, a "maneira"
como a locomotiva descarrila nos pontos de desalinhamento — especialmente
em curvas com junção de trilhos flexíveis —, basta chegar o ponto
desalinhado para fora, mediante a fixação de um preguinho.
A locomotiva Alco 628 nunca teve esse problema em curvas de raio = 36 cm,
enquanto a SD-40 encontrou-o em 2 lugares da minha mini-ferrovia.
Tudo se resolveu na mesma hora.
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