Página inicial do site Centro-Oeste
Página inicial da seção Ferrovias do Brasil
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Ferreomodelismo
Contato em locomotivas Model Power

Délio Araújo — Centro-Oeste n° 68 (1°-Jul-1992)

Por favor, passe ao Alexandre (não tenho o endereço dele) o seguinte: — O ferreomodelo Alco 628 Model Power não tem problemas de contato (CO-65/5). O modelo HO, na realidade, não é uma locomotiva C-C, mas uma AA1-1AA, com captação de corrente nos eixos A, exatamente como nas 8x8 Frateschi.

Já a Model Power SD-40 tem sérios problemas de contato, pois a captação de corrente se dá só de um lado em cada truque, e seu esquema (refiro-me ao modelo HO) também é AA1-1AA. Mas que o Alexandre não se assuste com isso, se a locomotiva RS-3 que ambiciona for como a SD-40, com captação de corrente só de um lado em cada truque.

   Contato elétrico entre os rodeiros do ferreomodelo e os trilhos da maquete
 

Eu resolvi o problema do ferreomodelo da SD-40 na mesma hora em que a recebi: — Desencapei um cabinho, enrolei-o cuidadosamente em cada um dos 3 eixos, por trás das rodas, no lado sem captação, e liguei ao sistema de iluminação da cabine.

Fazendo isso nos 2 truques, simplesmente desapareceu a falta de contato. Agora, a minha SD-40 Model Power tem captação conforme a Figura.

Se a locomotiva RS-3 for como a SD-40, a captação adicionada funcionará bem. Nunca mais tive problemas de contato. Sempre alguma roda está encostando no cabinho. É mais fácil instalar o cabinho do que colar contatos de chapa de cobre na lateral do truque.

Cheguei a medir o tempo dispendido entre o recebimento do ferreomodelo e a solução (locomotiva rodando sem problemas na maquete): — 46 minutos. Agora, em 30 minutos faria o serviço.

Vale a pena, porque a SD-40 da Model Power é barata: — Custou, com transporte e tudo mais, apenas cerca de US$ 20 ou 22.

Quanto à informação de que só 1 truque da locomotiva RS-3 seria motorizado, nada posso afirmar. Sei que a SD-40 e a Alco 628 têm tração em 2 eixos de cada truque, pois as tenho, e estou satisfeito.

Um problema do ferreomodelo SD-40 Model Power é de bitola, quando os trilhos estão imperceptivelmente desalinhados. Observando-se, porém, a "maneira" como a locomotiva descarrila nos pontos de desalinhamento — especialmente em curvas com junção de trilhos flexíveis —, basta chegar o ponto desalinhado para fora, mediante a fixação de um preguinho.

A locomotiva Alco 628 nunca teve esse problema em curvas de raio = 36 cm, enquanto a SD-40 encontrou-o em 2 lugares da minha mini-ferrovia. Tudo se resolveu na mesma hora.

  

 

Testando ferreomodelos importadas e trilhos curvos Frateschi
Dash-8-40C Bachman, U-30C Athearn, PA-1 Athearn, SD-9 Athearn, Ten Wheeler MDC, vagões, engates...
GP-50 | GG-1 Rivarossi / AHM | GG-1 (II) | Pacific Märklin, Daylight GS-4 Bachmann, Jupiter Bachmann | SD-40 da AHM
Alco RS-1, Alco C-424, GP-7, FP-7 Atlas | Alco 628 Model Power | SD-40-2 | RDC Budd Athearn
 
 
    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
   
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Doações | Política de privacidade