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Ferreomodelismo
Testanto locomotivas estrangeiras (III)
e engates e truques Phoenix

Alexandre Santurian — Centro-Oeste nº 63 (1º-Fev-1992)

Em Dez/06, recebi mais um pacote do amigo Alexandre Garcia, com 4 locos de rodagem B-B para testar:

  • Alco RS-1 n° 230 da Susquehana
  • Alco C-424 (Fase I), n° 5027 da Reading Lines
  • GP-7 n° 5112 da Rio Grande
  • FP-7 n° 4075 da Canadian Pacific

Todas 4 trazem a marca Atlas e estavam novinhas em folha, pois dava para perceber, pelo seu aspecto geral e pelas rodas, que nunca haviam sido usadas.

A RS-1, a RSA-14 (C-424 Alco), a GP-7 e a FP-7 apresentaram excelente desempenho. São as melhores locomotivas que já testei na minha maquete (ver DC-13/13, DC-17/9, DC-21/4 e CO-62/14). Apresentam rodagem muito macia, altamente silenciosa, e funcionam a um leve toque no knob do Controlador.

As 3 primeiras foram fabricadas no Japão, pela Kato, para a Atlas norte-americana, e são equipadas com volantes de inércia (flywheels). Estes modelos são sensacionais em todos os aspectos, técnico e visual.

Já a FP-7 foi construída na Áustria, para a Atlas, e não tem volantes. Precisa de um pulso elétrico mais intenso, por parte do Controlador, mas também gostei do seu desempenho.

Todas 4 rodaram sem falhas pelos AMVs Frateschi ref. 4200, e seus truques B-B inscreveram-se muito bem em todas as grades curvas ref. 4188 e 4219, sem nenhum problema, e em qualquer velocidade.

Também notei que os engates X2f destas máquinas estão mais bem nivelados que os das locos Athearn que estão comigo. Não precisei ajustá-los, e não desengataram acidentalmente sequer uma vez.

Truques Phoenix

Já re-montei os truques Phoenix "acidentalmente desmontados" pelo editor do Centro-Oeste... Trabalhar com aquelas minúsculas molas de equalização é um verdadeiro teste de paciência. Por várias vezes, elas voaram longe e tive que usar meus super-poderes, através da visão de Raio X, para encontrá-las no carpete.

O editor do CO é mesmo um grande gozador, né? Graças ao bom Deus, não perdi nenhuma daquelas molas. Segui em frente e consegui re-montar os truques.

  

Deu um pouco de trabalho, mas gostei deles. Trata-se de truques produzidos pela Phoenix quando estava começando, em 1987 (CO-22/14), e ainda não tinham a rolagem macia dos truques atuais.

Experimentei esses velhos truques em alguns vagões Athearn, mas não em vagões Frateschi porque, até então, ainda não tinha adquirido os engates Phoenix.

Depois disso, nos últimos dias, comprei no Lupatelli 3 pares de truques Phoenix Bettendorf T-Section, atuais, que ainda não testei; e 3 pares do engate Phoenix. Um par de engates, já instalei na minha GP-50 (CO-62/14) e foi aprovado.

  

Micro-molas voadoras

Não procede a insinuação de que este editor seja um gozador. Acredito, porém, que o amigo refere-se à carta onde expliquei por quê, junto com os truques Phoenix inteiros, também seguiam 2 acidentalmente desmontados: — "Assim, você já vai se acostumando"...

Mandar 2 truques desmontados foi um teste. O amigo passou — conforme eu já esperava — , embora usando uma inadequada pinça de sobrancelhas. Peço que desculpe; eu devia ter-lhe transmitido uma dica nessa área:

A manipulação das molas microscópicas é muito facilitada usando pinça de dentista, de ponta fina; ou 2 palitos de dente. Insere-se um dos palitos — ou um dos lados da pinça — por dentro da mola; e o outro serve para firmá-la. Apenas não aperte, para não deformar as molas (FRC).

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