Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Ferreomodelismo
Re-montando truques Phoenix


 
Sílvio Tadeu, Phoenix Modelismo — Centro-Oeste nº 65 (10-Abr-1992)

Lendo a matéria em que o Alexandre Santurian fez uma observação sobre a colocação das molas dos truques Phoenix, fiquei imaginando se ocorreram outros problemas iguais ao dele. Por serem molas operacionais, colocadas manualmente em sua posição, elas estão sujeitas a saírem do lugar, acidentalmente, por diversos motivos.

Não temos parâmetros para conhecer com certeza a quantidade de molas que, acidentalmente, tenham escapado dos truques. Por isso, fica difícil oferecer nossa assistência nestes casos.

Para melhor conhecer o problema e, assim, poder oferecer assistência e orientação, gostaríamos que os companheiros escrevessem informando e descrevendo qualquer acidente desse tipo, e a solução encontrada ou não.

Aqui, vamos passar algumas dicas — que não são segredo — de como montar os truques e colocar as molas.

Re-montagem

A montagem ou re-montagem do conjunto deve ser feita sem os rodeiros. Coloque a lateral do truque na ponta da travessa (Fig. 1). Insere-se a ponta de um estilete numa ponta da mola — entre a última e a penúltima espira. De preferência, use estilete de ponta fina.

Com o estilete, leva-se a mola à sua posição no truque. A ponta com o estilete será a parte de cima da mola, e a outra ponta, a de baixo.

   
  
   

Primeiro, insere-se a ponta de baixo da mola num dos pinos inferiores, que ficam na lateral do truque. Depois, com uma pequena pressão para baixo, encaixa-se a outra ponta da mola no respectivo pino superior, que fica na travessa do truque.

Repita essa operação com as outras molas que tenham se soltado.

  

Uma vez que as 4 molas estejam no lugar, prendendo as 2 laterais à travessa do truque, parte-se para a colocação dos rodeiros. Eles têm 1 ponteiro no centro externo de cada roda, para encaixar entre as faces internas das 2 laterais do truque.

Para fazer o encaixe, deve-se torcer de leve o truque previamente montado. Isso facilita que os ponteiros do eixo entrem nos respectivos encaixes, sem forçar o rodeiro, e portanto, sem desalinhar as rodas.

Recomendamos que essa operação seja feita em local bem iluminado e cujo piso não tenha tapete ou carpete. A bancada de trabalho deve ter o formato de uma bandeja — uma superfície mais baixa no centro, ou apenas cercada com anteparos, evitando que um rodeiro role para o chão etc.

Ainda não sabemos se esta pequena orientação irá surtir resultados satisfatórios, em casos de desmontagem acidental dos truques Phoenix. Por isso, pedimos que os modelistas, ao enfrentarem o problema, relatem sua experiência, resultados, dificuldades etc. ao Centro-Oeste ou à Phoenix.

   

A técnica de quem faz

Centro-Oeste nº 65 (10-Abr-1992)

As dicas do companheiro Sílvio Tadeu não invalidam a dica do CO-63/11, passada pelo Marcos Bertossi. O Sílvio e o Marcos são os responsáveis pela montagem original dos truques RP-25 Phoenix.

Dou meus parabéns aos companheiros por sua atitude de discutir, com naturalidade e sem rodeios, eventuais dificuldades envolvendo o uso do material que produzem. Isso sempre traz certo risco.

Quanto ao truque RP-25 Phoenix — cujas micro-molas são um "luxo", não um "defeito" —, o que posso dizer é que não se trata de um produto para uso universal, sem maiores cuidados. É uma opção para o modelista exigente e — supõe-se — mais experiente e cuidadoso.

Também não é algo para passar de mão em mão, entre clientes em pé diante do balcão, principalmente no calor de uma discussão (FRC)

Truques Phoenix para vagões de carga
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