Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

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• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  
   
Um dos primeiros truques Phoenix para vagão de ferreomodelismo
Um dos primeiros truques Phoenix, fotografado em 1987

Phoenix - Ferreomodelismo
Truques nacionais RP-25!

Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 22 - Ago. 1987

Truques metálicos rigorosamente em escala HO (1:87) e com rodas torneadas em latão dentro das especificações recomendadas pela NMRA (RP-25, veja CO-12/5, CO-17/10, CO-21/3) acabam de ser lançados sob a marca nacional Phoenix e já são vendidos, em São Paulo, pela Minitec e pela Rio Grande Modelismo.

Além dos modelos Arch-Bar, Bettendorf e Bettendorf “T section”, a Phoenix pretende lançar em breve os os truques Ride Control, Roller Bearing e Barber Stabilized, entre outros, permitindo ao modelista brasileiro construir e/ou adaptar modelos fiéis aos protótipos nacionais.

Os truques são formados por peças independentes (travessa central, lateral e molas), tal como ocorria com os antigos, da Atma, guardando a distância correta entre os centros dos eixos.

Mas, enquanto o flange da Atma era uma verdadeira “navalha” para se intrometer entre os trilhos e as agulhas dos AMVs, o flange da Phoenix é convenientemente arredondado.

Marca
do truque
Largura
da roda
Diâmetro
da roda
Altura
do flange
Altura da
travessa
Atma 2,85 9,70 1,325 7,5
Frateschi 3,325 10,525 1,5125 8,25
Frateschi* 2,825 10,275 1,1625 -
Phoenix 2,775 9,60 0,725 6,5
Bachman 2,90 9,65 0,9125 7,5
Herkat 2,725 11,10 1,3625 -
RP-25 2,794 - 0,635 -

Numa rápida análise, ainda sem condições para um teste completo (com apenas um exemplar), o CO observou:

- Maior atrito à rolagem do que nos truques Frateschi;

- Eixos de diâmetro incomum, o que não chega a ressaltar muito numa composição em movimento, mas pode ser percebido num vagão estacionado;

- Necessidade de balancear as rodas na vertical (pode ter havido danos nos Correios, devido à embalagem).

Os dois primeiros itens não chegam a contrabalançar a satisfação de ver colocado na praça um lançamento dessa categoria, e que implica num investimento expressivo em pesquisa, contratação dos fornecedores e confecção dos moldes.

O último, porém, incomoda por ser o ajuste que falta para que tudo isso se traduza num novo capítulo para o modelismo nacional. O fato de termos um único exemplar para análise também não permite estabelecer um julgamento rígido.

Ao substituir os truques Frateschi por truques Phoenix, o modelista estará reduzindo a altura total dos vagões e aumentando o realismo da maquete. Porém, esta substituição exige muita atenção e algum planejamento, principalmente:

- O truque Phoenix não traz engate, segundo a prática norte-americana de engates independentes, afixados diretamente sob o vagão. Pode-se usar provisoriamente engates tipo Atma (compatível com o da Frateschi), que se fixam pelo mesmo parafuso que o truque – neste caso, a altura do engate será menor do que nas locomotivas – ou iniciar estudos para adoção de engates Kadee. Neste caso, o primeiro item a estudar é sua fixação nas locomotivas Frateschi, já em altura compatível com vagões dotados de truques Phoenix.

- A altura do vagão sobre o truque pode ser regulada por meio de pequenas arruelas, inseridas entre o truque e o vagão, na espessura adequada.

- O engate Kadee pode ser instalado colando-se sob o vagão a caixa existente especificamente para esta finalidade.

Ter pressa, neste assunto, equivale a cometer imprudências – mas para quem pretende fazer um dia essa substituição, nunca é cedo para começar a estudá-lo.

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Truques Phoenix para vagões de carga
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Ferreoclipping

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• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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