Flavio R. Cavalcanti
|
Truques metálicos rigorosamente em escala HO (1:87) e com rodas torneadas em latão dentro das especificações recomendadas pela NMRA (RP-25, veja CO-12/5, CO-17/10, CO-21/3) acabam de ser lançados sob a marca nacional Phoenix e já são vendidos, em São Paulo, pela Minitec e pela Rio Grande Modelismo.
Além dos modelos Arch-Bar, Bettendorf e Bettendorf “T section”, a Phoenix pretende lançar em breve os os truques Ride Control, Roller Bearing e Barber Stabilized, entre outros, permitindo ao modelista brasileiro construir e/ou adaptar modelos fiéis aos protótipos nacionais.
Os truques são formados por peças independentes (travessa central, lateral e molas), tal como ocorria com os antigos, da Atma, guardando a distância correta entre os centros dos eixos.
Mas, enquanto o flange da Atma era uma verdadeira “navalha” para se intrometer entre os trilhos e as agulhas dos AMVs, o flange da Phoenix é convenientemente arredondado.
Marca do truque |
Largura da roda |
Diâmetro da roda |
Altura do flange |
Altura da travessa |
---|---|---|---|---|
Atma | 2,85 | 9,70 | 1,325 | 7,5 |
Frateschi | 3,325 | 10,525 | 1,5125 | 8,25 |
Frateschi* | 2,825 | 10,275 | 1,1625 | - |
Phoenix | 2,775 | 9,60 | 0,725 | 6,5 |
Bachman | 2,90 | 9,65 | 0,9125 | 7,5 |
Herkat | 2,725 | 11,10 | 1,3625 | - |
RP-25 | 2,794 | - | 0,635 | - |
Numa rápida análise, ainda sem condições para um teste completo (com apenas um exemplar), o CO observou:
- Maior atrito à rolagem do que nos truques Frateschi;
- Eixos de diâmetro incomum, o que não chega a ressaltar muito numa composição em movimento, mas pode ser percebido num vagão estacionado;
- Necessidade de balancear as rodas na vertical (pode ter havido danos nos Correios, devido à embalagem).
Os dois primeiros itens não chegam a contrabalançar a satisfação de ver colocado na praça um lançamento dessa categoria, e que implica num investimento expressivo em pesquisa, contratação dos fornecedores e confecção dos moldes.
|
O último, porém, incomoda por ser o ajuste que falta para que tudo isso se traduza num novo capítulo para o modelismo nacional. O fato de termos um único exemplar para análise também não permite estabelecer um julgamento rígido.
Ao substituir os truques Frateschi por truques Phoenix, o modelista estará reduzindo a altura total dos vagões e aumentando o realismo da maquete. Porém, esta substituição exige muita atenção e algum planejamento, principalmente:
- O truque Phoenix não traz engate, segundo a prática norte-americana de engates independentes, afixados diretamente sob o vagão. Pode-se usar provisoriamente engates tipo Atma (compatível com o da Frateschi), que se fixam pelo mesmo parafuso que o truque – neste caso, a altura do engate será menor do que nas locomotivas – ou iniciar estudos para adoção de engates Kadee. Neste caso, o primeiro item a estudar é sua fixação nas locomotivas Frateschi, já em altura compatível com vagões dotados de truques Phoenix.
- A altura do vagão sobre o truque pode ser regulada por meio de pequenas arruelas, inseridas entre o truque e o vagão, na espessura adequada.
- O engate Kadee pode ser instalado colando-se sob o vagão a caixa existente especificamente para esta finalidade.
Ter pressa, neste assunto, equivale a cometer imprudências – mas para quem pretende fazer um dia essa substituição, nunca é cedo para começar a estudá-lo.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |