Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelos de locomotiva English Electric da Rede Ferroviária Federal - RFFSA - Santos a Jundiaí

     

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreosfera

   

Para uma história do Ferreomodelismo no Brasil
MR Custom Service

Flavio R. Cavalcanti

De acordo com o site da MR Custom Service:

A MrCustom Service iniciou suas atividades em 1987, quando seu fundador, o Eng. Marcelo Lordeiro, começou um trabalho profissional e exclusivo em Ferromodelismo. Esta atividade era praticada até então apenas em caráter amador, sendo que Marcelo exerceu funções de Engenheiro Mecânico na RFFSA, junto ao PRESERFE, e na Cia. Santa Matilde, quando foi um dos Engenheiros responsáveis pela manutenção do Metrô de Recife.

Sua iniciativa foi pioneira no Brasil, já que a MRCustom Service é a primeira empresa dedicada a produzir modelos ferroviários em escala com qualidade de museu, serviços de pintura e modificações, construção de kits e maquetes e serviço de consultoria. Temos também a exclusividade de comercialização de algumas marcas conhecidas, e nos dedicamos a comercializar modelos usados ou que possuímos em consignação.

Sua área de atuação é bem ampla. Embora focando a prestação de serviços, também comercializa ferreomodelos das mais diversas marcas, tanto novos quanto usados, que com frequência lhe são oferecidos em consignação. Por isso, costuma dispor de ferreomodelos de diferentes escalas e níveis de preço, antigos e novos, de latão ou de plástico — e muitas vezes recebe do comprador também a encomenda de modificá-los e pintá-los.Esse trabalho de personalizar ferreomodelos ao gosto do cliente — "custom", em inglês — chama-se "customize".

Mas o conceito também se aplica a "feito sob medida". É o ferreomodelo "custom made". Nessa área, também é difícil delimitar a atuação da MR Custom Service, que se estende desde os modelos únicos, em latão, altamente artesanais — evidentemente, utilizando motores e outras peças adquiridas prontas, com maior ou menor modificação conforme o caso — até pequenas séries de produção semiartesanal, que envolvem o projeto de peças, cuja produção é terceirizada a diferentes microprodutores. Algumas destas séries podem ser de meia dúzia de exemplares, enquanto outras chegam a uma centena. Também variam as opções de venda — para montar, ou pronto, e com ou sem opções "customizadas".

Por consequência, costuma ter em estoque uma série de peças e detalhes demandados com frequência. Eis alguns exemplos mais conhecidos:

  • Limpa trilhos/adaptador de Kadee para locomotivas G-12 Frateschi, RFFSA ou Fepasa. Metal branco [Fepasa disponível em 3 Mai. 2011; RFFSA precisa mandar fundir novo estoque]
  • Limpa trilhos para locomotivas RS-1 e RS-3, escala exata, em latão [disponível em 3 Mai. 2011]
  • Emblema CB, escala exata, em latão [poucas unidades em 3 Mai. 2011]
  • Águia da EFSJ em aço inox [disponível em 3 Mai. 2011]
  • Emblema CP em aço inox para PA-1 e outros [a confirmar]

Outro serviço, que lhe proporciona muito trabalho, é o de projetar e construir maquetes sob encomenda.

Nada disso, por si só, tornaria MR Custom Service algo diferente daquilo que realizam inúmeros colegas ferreomodelistas, com maior ou menor arte e talento. Uma das diferenças fundamentais talvez esteja nos conhecimentos de ferreomodelismo e protótipos do engenheiro Marcelo Lordeiro, e uma disciplina de trabalho que já caracterizava seu profissionalismo nesta área, muito antes de se profissionalizar (em 1987, conforme sua própria avaliação no site). Essa disciplina de trabalho se apresenta, por exemplo, na enorme coleção de livros, revistas estrangeiras, plantas, fotografias etc., que já detinha há quase 30 anos, em 1984 — muito bem indexados. Sabe as informações que tem, e onde encontrar cada uma. E consegue encontrar — o que não é pouca coisa, considerando a amplidão e riqueza do acervo.

Do ferramental reunido em sua oficina, e que ultrapassa minha capacidade de avaliação ou descrição, pouco posso falar. E de qualquer forma, minhas informações estão totalmente desatualizadas.

Essas informações me foram passadas em 1984 pelo Gilberto Coutinho, de Brasília, que foi colega de montanhismo do pai de Marcelo Lordeiro e teve direito a uma visita guiada à oficina, com todas as honras da casa. Conhecendo a biblioteca técnica e a oficina do Gilberto (pouco a ver com ferreomodelismo), sei que ele estava plenamente habilitado a apreciar a organização do Marcelo.

   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

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