|
|
MR Custom: para uma história do Ferreomodelismo
no Brasil
|
|
Este artigo de 1992 apresenta, além do ferreomodelo lançado por MRCustom, o impacto causado pelo lançamento Frateschi do mesmo vagão (FRC, 2013).
Um vagão de 60 pés - 18,3 m = 210 mm HO - não é exatamente o que eu escolheria para fabricar em escala HO, no Brasil. É grande demais, num mercado onde a maioria dos modelistas não dispõe de uma casa espaçosa, sendo comuns mini-ferrovias com curvas de raio = 36 cm, 42 cm e 48 cm.
No entanto, foi uma das primeiras escolhas da MR Custom Service, ao experimentar a produção semi-artesanal em resina: o vagão-prancha PES-617.026-9F, que opera entre Rio e SP (Foto de Capa).
Há certa lógica na escolha, já que o eixo Rio-SP reúne a grande maioria dos modelistas, e muitos ainda se referem ao trecho como "Central do Brasil", o que lhe dá um sabor especial.
Por coincidência, a Frateschi também escolheu um prancha de 60 pés para o seu próximo lançamento (CO-63/4). Isso, provavelmente, encerrará a produção do modelo MR Custom Service no nascedouro. Lançado em plena crise, só a Train Shop (Rio) e a Rio Grande (SP) fizeram encomendas, no Brasil. A série parou em 60 unidades.
O modelo da MR Custom Service é oferecido sem truques e sem engates; e com ou sem as inscrições já aplicadas - neste último caso, acompanha a folha de decais LAF produzida especialmente para ele, contendo: "RFFSA" // (símbolo) // "PES-617.026-9F" // Quadro de revisões // Peso, tara e lotação limite // "Empregar exclusivamente sapatas de composição", em duplicata para as 2 laterais.
|
O modelista deve cobrar 2 folhas, pois a inscrição "Empregar exclusivamente sapatas de composição" é utilizada 4 vezes. A folha LAF do PES também traz 2 inscrições "PES-616. . . . - . F", mais 4 conjuntos de números de 0 a 9, permitindo que o modelista aplique numerações diferentes. Nas versões com inscrições pré-aplicadas, existem o "PES-616.923-6F" e o "PES-616.490-1F".
O vagão é um tanto ingrato para fotografar, já que, além de inteiramente preta, sua superfície é lisa - exceto detalhes laterais e inferiores. Cada lateral apresenta bainhas (não perfuradas) para 17 fueiros. Por baixo do chassi, já traz o rasgo para instalar a caixa do engate, seja Kadee ou Phoenix.
O modelo MR Custom Service tem 205 mm de comprimento, quando a medida exata para 60 pés em HO seriam 210 mm. Não chega a ser uma tragédia, se for usado vazio ou com carga siderúrgica, como chapas, bobinas etc. Se o modelista pretende fazer seus próprios containers (DC-11-12/7), bastará fazê-los com cerca de 2 mm a menos.
Já se colocarmos sobre ele 3 containers de 20 pés da Kibri (69 mm), a diferença se fará sentir concretamente.
Faltam informações específicas do protótipo retratado. Tudo que pude encontrar na plantoteca do CO foi um antigo "NLE" da Central do Brasil, com 100 unidades fabricadas pela Cobrasma em 1972. Apresenta 18,3 m de comprimento útil; tara "média" de 27 mil kg; e peso total até 100 mil kg. É descrito como "plataforma com fueiros" (17 em cada lateral) e apresenta estrado metálico.
Pela codificação usada no Brasil, "PES" significa: (P) vagão prancha; (E) convencional com estrado metálico; e (S) bitola larga / peso máximo 100 toneladas. A faixa de numeração de 600.000 até 999.999 é reservada para a RFFSA; o dígito-verificador "9" é calculado a partir dos dígitos que compõem a numeração; e a letra "F" significa que o vagão está lotado na SR-3, de Juiz de Fora, à qual pertence o trecho Rio-SP (ver IF-20 e 21).
Marcelo Lordeiro informa que o protótipo é utilizado no transporte de containers de 20 e 40 pés; e produtos siderúrgicos a céu aberto, como chapas de aço, tubos, tarugos, perfis, fio-máquina e bobinas de aço laminado — estas, cobertas com lona, como no projeto mostrado no DC-17/10.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |