Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Modificações no ferreomodelo comercial para retratar a locomotiva U23C da RFFSA
Modificações no ferreomodelo comercial para retratar a locomotiva U23C da RFFSA

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Ferreomodelismo
Locomotiva U23C RFFSA em HO (1)

Marcelo Lordeiro - Revista Ferroviária (Jan/1992)
Com a colaboração de Fábio Dardes e Alberto del Bianco

Primeira parte

Com algumas modificações você pode transformar uma U33C da Athearn numa U23C usada pela RFFSA.

O primeiro passo é obter um kit Athearn da U33C, de preferência sem pintura. Caso não seja possível, remova a pintura com soda cáustica ou fluido de freio.

Nesta primeira etapa aparesentaremos uma série de fotografias (fotos 1, 2 e 3) de autoria de Alberto Henrique del Bianco para que você possa comparar a U33C com a U23C e familiarizar-se com as modificações a serem executadas.

A - Principais modificações

Figura 1 - Redução do compartimento de baterias

1 - Diminuição do compartimento de baterias, removendo-se o equivalente a duas portas e as caixas logo atrás da cabine (Fig. 1);

2 - Remover as quatro entradas de ar no teto da cabine;

3 - Remover os degraus em relevo na extremidade do nariz longo e os pega-mãos no topo do nariz curto para substituí-los por equivalentes construídos com arame de 0,4 mm de diâmetro. As fotos 1, 3 e 4 mostram esses detalhes na U23C;

Figura 2 - Remoção do radiador do ferreomodelo

4 - Remover o radiador, substituindo-o por um radiador de U30C. Ao remover o radiador da U33C, tomar cuidado para não danificar o corpo da locomotiva (Fig. 2);

5 - Remoção do farol no nariz curto da locomotiva;

6 - Modificações do limpa-trilhos e da testeira (fotos 1, 2 e 3);

7 - Modificação do relevo na frente do nariz longo no lado oposto à escada (foto 1). Repare que existe um relevo em forma de uma pirâmide achatada.

B - Material necessário para o projeto

    1. Kit da locomotiva U33C da Athearn;

    2. Carcaça da locomotiva U30C da Athearn;

    3. Arame de diâmetro 0,4 mm para degraus, alavancas e pega-mãos; e de 0,65 mm para tubulação dos reservatórios de ar;

    4. Chapas de estireno nas espessuras de 1,5 mm e 1,0 mm;

    5. Cola para estireno (Tolueno, Xilol etc.);

    6. Massa para plástico (Testors, Tamiya, Squadron etc.).

Na próxima edição continuaremos com detalhes das peças a serem construídas, alguns detalhes opcionais que podem melhorar muito o aspecto final da locomotiva, e a pintura do modelo.

Locomotivas U23C
Planta | GE-Brasil | U23CA | C30-7MP | Variações e numerações
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO / Parte 2 / Parte 3
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
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MR Custom
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Ferreoclipping

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

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• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

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