Ferreomodelismo
Locomotiva U23C RFFSA em HO (1)
Marcelo Lordeiro - Revista Ferroviária (Jan/1992)
Com a colaboração de Fábio Dardes e Alberto del Bianco
Primeira parte
Com algumas modificações você pode transformar uma U33C da Athearn numa U23C usada pela RFFSA.
O primeiro passo é
obter um kit Athearn da U33C, de preferência sem pintura. Caso não seja possível, remova a pintura com soda cáustica
ou fluido de freio.
Nesta primeira etapa aparesentaremos uma série de fotografias (fotos 1, 2 e 3) de autoria
de Alberto Henrique del Bianco para que você possa comparar a U33C com a U23C e familiarizar-se com as modificações a serem
executadas.
A - Principais modificações
1 - Diminuição do compartimento de baterias, removendo-se o equivalente a duas portas e as caixas logo atrás da cabine
(Fig. 1);
2 - Remover as quatro entradas de ar no teto da cabine;
3 - Remover os degraus em relevo na extremidade do nariz longo e os pega-mãos
no topo do nariz curto para substituí-los por equivalentes construídos
com arame de 0,4 mm de diâmetro. As
fotos 1, 3 e 4 mostram esses detalhes na U23C;
4 - Remover o radiador, substituindo-o por um radiador de U30C. Ao remover o radiador da U33C, tomar cuidado para não danificar o
corpo da locomotiva (Fig. 2);
5 - Remoção do farol no nariz curto da locomotiva;
6 - Modificações do limpa-trilhos e da testeira (fotos
1, 2 e 3);
7 - Modificação do relevo na frente do nariz longo no lado oposto à escada (foto 1). Repare que existe um relevo em
forma de uma pirâmide achatada.
B - Material necessário para o projeto
-
Kit da locomotiva U33C da Athearn;
-
Carcaça da locomotiva U30C da Athearn;
-
Arame de diâmetro 0,4 mm para degraus, alavancas e pega-mãos; e de 0,65 mm para tubulação
dos reservatórios de ar;
-
Chapas de estireno nas espessuras de 1,5 mm e 1,0 mm;
-
Cola para estireno (Tolueno, Xilol etc.);
-
Massa para plástico (Testors, Tamiya, Squadron etc.).
Na próxima edição continuaremos com detalhes das peças a serem construídas, alguns detalhes opcionais
que podem melhorar muito o aspecto final da locomotiva, e a pintura do modelo.
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