Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

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Ferrovias

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Ferreomodelismo
Nacionalizando vagões
(e carros) estrangeiros


 
Jorge Hereth – Centro-Oeste n° 78 – 1°-Mai-1993

Que tal alguém dar umas dicas de transformação de modelos de vagões estrangeiros em vagões nacionais? Isso iria quebrar um galhão, para muitos companheiros (Ricardo Santoro, SP/SP).

Existe uma série de modelos estrangeiros de vagões de carga, que podem ser aproveitados para retratar trens cargueiros nacionais. Confira na Tabela 1.

Tabela 1
Tipo Marca Ref. Ferrovia nacional
Fechado 30' Rail Line 130 RMV, VFCO
Fechado 40' Con-Cor 9400 RFFSA, Fepasa, CP, CM, EFA, EFCB, EFSJ
Gaiola Taurus Products 300 EFCB, RFFSA
Gôndola 20' Taurus Products 305 LR
Gôndola 26' Roundhouse 1402 EF Amapá
Gôndola 30' Ye Olde Huffn'Puff 450 CM
Gôndola 55' Athearn 1900 RFFSA
Isotérmico 40' Funaro & Camerlengo 2052 ?
Plataforma 40' Athearn 1349 EFCB, RFFSA
Plataforma 42' Walthers 2600 EFCB, RFFSA
Plataforma Mantua 723003 EFCB, RFFSA
Tanque 36' Tichy Train Group 4020, 4025 CSN

Para usar o modelo Rail Line ref. 130, lembre-se que a bitola original é de 762 mm. Então, HOn2-1/2 nele!

Quanto ao modelo Funaro & Camerlengo ref. 2052, observei que apresenta as características de inúmeros protótipos brasileiros. Embora nada possa garantir, não ficaria surpreso se este vagão já não rodou em alguma estrada de ferro no Brasil.

Carros

Montar trens de passageiros com modelos importados já não é tarefa tão fácil, já que um trem de passageiros é constituído por diversos tipos de carros.

Para quem se dispõe a fazer algumas concessões quanto ao detalhamento, recomendo a linha standard da Athearn, para um trem da Cia. Paulista.

Admito que os carros não são bem aquilo que costumava rodar na CP, mas vendo-os em conjunto, adequadamente pintados, formam uma composição bem convincente da antiga Paulista.

Ao mostrar a página 131 do catálogo Walthers 1992 para um ex-funcionário da CP, ele me respondeu que os carros "eram bem esses".

De fato, há um antigo carro de passageiros, hoje servindo para abrigar as equipes da manutenção, na estação de Panorama. Tem 16 janelas em cada lateral, e um comprimento de aproximadamente 20 metros.

Para formar um trem da CP, os carros podem ser aproveitados conforme a Tabela 2.

Tabela 2
Designação Ref. Athearn Uso na CP
Baggage 1880 Bagageiro
Coach 1850 1ª Classe, 2ª Classe
Coach 1854 1ª Classe, 2ª Classe, Poltrona-leito
Dinner 1890 Restaurante
Observation 1870 Dormitório / Salão
Pullman 1860 Pullman, Dormitório
RPO 1840 Correio / Bagagem, Buffet / Bagagem

Quanto ao detalhamento, esta opção não é lá essas coisas. Mas quem aproveitar esta idéia terá um trem apresentável em sua mini-ferrovia.

Agora, aos carros melhor detalhados para nossa realidade: — Há diversos carros que podem ser reproduzidos a partir de modelos estrangeiros. Confira na Tabela 3.

Tabela 3+++
Marca Ref. Ferrovia nacional Uso na ferrovia nacional
Eastern Car Works 1030 CP 1ª Classe
Eastern Car Works 1031 CP 2ª Classe
Eastern Car Works 1121 CP 1ª e 2ª Classe
Eastern Car Works 1205 CP Dormitório
Funaro & Camerlengo 304 CP Correio
Funaro & Camerlengo 306 CP 1ª e 2ª Classe
Mantua 8044 LR ? Classe
Rivarossi 6596 CP Bagageiro (truques de 2 eixos)
Rivarossi 6597 CP Correio (truques de 2 eixos)
Roundhouse 5250 CD 1ª Classe

Quanto ao carro Funaro & Camerlengo ref. 306, a CP operava-o com truques de 3 eixos, se de 1ª Classe; e com truques de 2 eixos, se de 2ª Classe. Para montar mais um trem da Paulista, agora falta somente um restaurante adequado. Porém, já dá para montar um trem regional da CP, formado por um Correio, ou Bagageiro, e 2 ou 3 carros de 1ª e 2ª Classe — algo que lembre o Trenzinho Caipira de Villa-Lobos...

A MR Custom Service lançou os carros da antiga Leopoldina. Quem sabe, o carro Mantua ref. 8044 não se encaixa no esquema? Faltará apenas uma locomotiva adequada.

Por falar no carro Roundhouse ref. 5250, só há uma coisa a fazer — lembrar mais uma vez a música de Villa-Lobos, e arranjar uma locomotiva adequada para ele. A loco Roundhouse ref. 480 — uma 2-8-0 — cumpre todos os requisitos necessários para ser transformada na locomotiva n° 5, n° 16 ou n° 17 da CD. E por que não um trenzinho bem caipira — com licença! —, formado apenas por 1 locomotiva e 1 carro?

Ouvi falar, várias vezes, que os carros da EF Amapá seriam os da Roundhouse ref. 6010. Porém, não disponho de nada sobre esta ferrovia.

Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
Ferramentas e técnicas de construção de ferreomodelos
Materiais & ferramentas para o trabalho com modelos | Material & ferramentas para modelos em plástico
Fixação de truques em modelos de fabricação própria | Fresando cilindros de balsa e estireno | Fresa de isqueiro
Colas & químicas
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Ferreoclipping

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

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