Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

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• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  
Agenda do Samba e Choro
   

Os bravos antepassados, ou de como eles são você amanhã (III)
A velha bomba de Flit (I)

Márcio Hipólito
Centro-Oeste n° 90 — 1° Jul. 1994

Usei bomba de Flit para a pintura da minha composição de subúrbio Hitachi da EF Sorocabana.

(Atualmente, estou procurando comprar um aerógrafo — com a devida autorização da esposa, claro).

Substituí o depósito de inseticida por pequenos frascos com tampa de rosca.

Fixei uma tampa na bomba de Flit, usando bastante adesivo e Durepóxi.

A tampa foi previamente perfurada para passar o tubinho que faz a sucção.

Fixada a tampa, basta substituir os frascos — um para cada tinta ou cor.

Os frascos devem ser de vidro, imune à corrosão dos solventes utilizados.

Devem ficar muito bem apertados. Por isso, a fixação da tampa à bomba de Flit tem que ser bem reforçada, para evitar a perda de pressão.

Funcionou bem, mas a gente evolui.

Agora, só com aerógrafo!


Os bravos antepassados, ou de como eles são você amanhã (III)
A velha bomba de Flit (II)

Carlos Eduardo Campanhã
Centro-Oeste n° 90 — 1° Jul. 1994

A bomba de Flit citada no CO-88/6 pode ser encontrada, sim, e com relativa facilidade, nos grandes supermercados.

A “Detefon” (fabricante de inseticidas) produz uma bomba muito moderna, com reservatório de plástico injetado, e cabo de metal pintado a fogo. É muito eficiente.

Ela é toda verde, com detalhes em preto. Comprei duas recentemente, num Carrefour de São Paulo (Marginal do Pinheiros). Procurar no setor de inseticidas, claro.

Não recomendo usar essas bombas para pintar modelos, porém são excelentes para pintar e retocar maquetes — desde que não se use tintas com solventes orgânicos, que destróem a bomba.

Latex e acrílicos, bem diluídos, funcionam a contento. Esmaltes e lacas com thinner, corroem a bomba.

Os aeromodelistas mais antigos conhecem bem a técnica.

As bombas funcionam razoavelmente para pintar grandes áreas, tais como coberturas de fundo (numa maquete ou em um grande modelo de avião, por exemplo).

Aplicar cola, principalmente em áreas inclinadas, é uma boa dica. (O problema é que, se a cola não estiver bem diluída, costuma entupir a bomba).

Depois, é só aplicar a grama (por sopro). Para reaplicar cola depois da primeira camada de grama, a bomba é insubstituível.

Também funciona muito bem com o que os americanos chamam de blackwash (banho negro), que nada mais é do que a aplicação de água com algumas gotas de nanquim.

É claro que a cola e o blackwash podem ser aplicados com borrifadores de plantas. Mas você já notou como eles engasgam?

E aí, quando você força, eles lançam um jato, ao invés de um spray. Com a bomba, isso raramente acontece.

Conclusão: - A bomba de Flit é uma ferramenta muito útil para quem está construindo uma maquete.

   

Ferreosfera

  

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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

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• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

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• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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