Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Último apito

Correndo para pegar o trem

Revell - Kits Revell voltam a ser injetados e vendidos no Brasil, desta vez com a força de marketing e distribuição da Estrela.

Os kits já invadiram, por exemplo, as Lojas Americanas, onde são oferecidos a preços entre R$ 15 e R$ 25.

Resta torcer para que os moldes sejam melhores que os utilizados até recentemente pela licenciada anterior da Revell no Brasil, a Kikoller.

Modelos - A ABPF-RJ esteve presente no I Concurso Brasileiro de Ferreomodelismo, através de seus sócios José Luiz Fróes, Luiz Octávio e Itaí Cavalcante, que apresentaram, respectivamente: carro da Leopoldina; estação Guia de Pacobaíba; e estrutura de container para líquidos -- este último, vencedor em sua categoria (Informativo ABPF-RJ, 94/Mai).

Locomotivas - As locomotivas adquiridas pela ABPF-RJ são: (A) Uma raríssima 0-10-0 de fabricação Henschell, 1930, com nº 50, para uso na VF Campinas a Jaguariúna; (B) Uma 2-8-0 de fabricação Stephenson, 1914, nº 221, para uso no Estado do Rio; e (C) Uma diesel de fabricação Stoltz, também para uso no Rio (Informativo ABPF-RJ, 94/Mai).

Acervo - As chuvas que castigaram o Recife de Maio a Junho, colocaram em risco o acervo histórico de José Alcindo de Souza.

Foram perdidos diversos livros, documentos, mais de 300 fotos e 50 painéis fotográficos 20x30, que vinham sendo expostos em vários eventos.

Ferroviário aposentado, Alcindo começou a fotografar em 1945, e hoje seu acervo soma 10 mil negativos, além de inúmeras peças ligadas às ferrovias pernambucanas.

CO-1 12 1984
CO-2 01 1985
CO-3 02 1985
CO-4 03 1985
CO-5 04 1985
CO-6 05 1985
CO-7 06 1985
CO-8 07 1985
CO-9 08 1985
CO-10 09 1985
CO-11 11 1985
CO-12 12 1985
CO-13 02 1986
CO-14 7 03 1986
CO-15 04-05 1986
CO-16 06 1986
CO-17 07-08 1986
CO-18 09 1986
CO-19 10-11 1986
CO-20 03 1987
CO-21 05 1987
CO-22 08 1987
CO-23 12 1987
CO-24 04 1988
CT-1 s/d
CT-2 3 07 1988
CT-3 1º 08 1988
CT-4 5 09 1988
CO-25 11 1988
CT-5 11 01 1989
CT-6 9 02 1989
CT-7 9 03 1989
CT-8 7 04 1989
CT-9 8 05 1989
CO-26 25 06 1989
CT-10 1º 08 1989
CT-11 25 08 1989
CT-12 25 09 1989
CT-13 15 11 1989
CT-14 13 12 1989
DC-1 28 02 1990
DC-2 20 04 1990
DC-3 20 05 1990
DC-4 26 06 1990
DC-5 7 08 1990
DC-6 12 09 1990
DC-7 25 10 1990
DC-8 10 12 1990
DC-9-10 31 01 1991
DC-11-12 6 04 1991
DC-13 6 06 1991
DC-14-15 30 06 1991
DC-16-17 31 07 1991
DC-18 5 10 1991
DC-19
DC-20 30 10 1991
DC-21 30 11 1991
CO-62 30 12 1991
CO-63 1º 02 1992
CO-64 10 03 1992
CO-65 10 04 1992
CO-66 1º 05 1992
CO-67 1º 06 1992
CO-68 1º 07 1992
CO-69 1º 08 1992
CO-70 1º 09 1992
CO-71 1º 10 1992
CO-72 1º 11 1992
CO-73 1º 12 1992
CO-74 1º 01 1993
CO-75 1º 02 1993
CO-76 1º 03 1993
CO-77 1º 04 1993
CO-78 1º 05 1993
CO-79 1º 06 1993
CO-80 1º 07 1993
CO-81 1º 08 1993
CO-82 1º 09 1993
CO-83 1º 10 1993
CO-84 1º 11 1993
CO-85 1º 12 1993
CO-86 1º 01 1994
CO-87 1º 02 1994
CO-88 1º 03 1994
CO-89 1º 04 1994
CO-90 1º 07 1994
CO-91 1º 10 1994
CO-92 1º 12 1994
CO-93 1º 02 1995
CO-94 1º 03 1995
CO-95 1º 05 1995
CO-96 1º 09 1995
CO-97 1º 11 1995
CO-98 1º 12 1995
  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  
  

Byteria

   
Anúncio dos trens Planeta e Estrela na revista Nossa Estrada, edição de Novembro de 1944
Anúncio dos trens Planeta e Estrela na revista Nossa Estrada, edição de Novembro de 1944

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 90
1º de Julho de 1994


 
Flavio R. Cavalcanti - 13 Out. 2015

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Índice

Quadro de Avisos

Santa Cruz - O "Trem de Prata" - nome com que a iniciativa privada rebatizou o Santa Cruz - deverá entrar em operação somente em Novembro (ver CO-88/25 e CO-88/32).

Enquanto isso, os carros de aço Budd estão sofrendo alterações estruturais, eliminando 2 cabines em cada extremidade, para a criação das suítes.

Tronco - Kelso Médici, Paulo Lande dos Santos, Márcio Hipólito e Cláudio Larangeira fizeram em auto de linha o trecho da antiga linha tronco entre São José dos Campos e Mogi das Cruzes, SP.

A antiga linha tronco foi desativada há cerca de 10 anos (substituída pela variante do Parateí), e só este ano voltou a ser utilizada, devido à queda da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos.

Em fins de Março pp., um em cada 3 dormentes estava podre, por falta de manutenção na última década. Os trens passavam a 20 km/h, e descarrilavam.

Jundiaí - A diesel "Jaburu" nº 600, a elétrica "Box" nº 300 e a locomotiva a vapor nº 1 da antiga Cia. Paulista, estão fora do Museu de Jundiaí, aguardando reforma nas oficinas de Jundiaí, juntamente com a "Box" nº 6413 que até recentemente rodava na Fepasa (Vanderlei Zago, Campinas, SP).

BBC (I) - Recebi carta do diretor de programação da TV Cultura, canal 2 em SP/SP, informando que a série "Grandes Viagens de Trem", produzida pela BBC, volta a ser apresentada a partir de Junho/20.

Será exibida integralmente, sempre às segundas, à meia-noite (Rui Antunes, SP/SP).

Trens - "O que todos devem saber sobre trens" - é o nome da postila editada por Francisco Conde, em defesa do transporte ferroviário. Apesar do apoio de seu sindicato, a postila foi lançada em xerox. Uma pena, pois não poderia haver melhor seleção de fotos e informações sobre estradas de ferro, preservação e ferreomodelismo.

Mountain - A Mountain 4-8-2 nº 833 da VFRGS, que aparece na página 30 do livro "Guindastes Ferroviários", foi fabricada pela Schwarzkopff, Alemanha, em 1935, com o número de fábrica 10.786 (Adalberto Antiqueira, Rio Grande, RS).

Engatando - "Pino & Manilha" é o nome do boletim lançado pelo Paulo Thiengo em Cachoeiro de Itapemirim, ES, buscando outros adeptos para a criação de uma regional da ABPF. O nº 1 fala da ABPF, seus objetivos, e da Campanhia de Navegação e Estrada de Ferro Espírito Santo e Caravelas.

Missões - Prefeitos da região gaúcha das Missões estão se mobilizando pela volta do trem de passageiros e pelo desenvolvimento do transporte ferroviário de cargas. O movimento está crescendo, e conta com o apoio de empresas da região, como a Ceval, e da Associação dos Ferroviários de Santo Ângelo (Fernando L. Lucas, São Leopoldo, RS).

ABPF-RJ - Com a instalação da caixa de correspondência na Cabine nº 3, a forma mais segura e rápida de entrar em contato com a ABPF-RJ é endereçar sua carta à: - Pça. Engenho Novo, 85 / Engenho Novo / 20770-000 Rio de Janeiro, RJ.

Lembrar que a ABPF-RJ oferece a coleção do jornal Trem de Ferro, nº 1 ao 10, sendo alguns em xerox. É uma fonte inestimável de informações (FRC).

Águas - O jornal "O Estado de S. Paulo" publicou em 94/Fev/13 a notícia de que o Trem das Águas, de Cruzeiro, SP, a São Lourenço, MG, brevemente poderá tornar-se realidade, transportando 160 passageiros por viagem, cobrindo 79 km em 4 horas.

A matéria é quase uma réplica da que o próprio Estadão publicou em 93/Ago/10, e que foi resumida no CO-83/28.

Vapores - Segundo Maurício Carvas, da ABPF-RJ, um grupo teria comprado 2 locomotivas a vapor em Campos, RJ. Uma seria a nº 221 da ex-Leopoldina; a outra, não soube dizer. Seria usada em passeios no trecho da ex-RMV, entre Lídice e Barra Mansa. Nesta mesma linha, de Angra a Lídice, funciona o "Trem da Mata Atlântica". Tudo isso, por telefone - e eu fiquei de água na boca. Conta mais! (Hugo Caramuru, Juiz de Fora, MG).

GP9L/18 - Estive em Catanduva e São José do Rio Preto, em fins de Março, e não vi as locomotivas GP-9L e GP-18. Onde andarão agora? Em tempo: - Vi uma GP-18 no Embu-Guaçu, trecho de bitola dupla, ex-EFS (Joel G. Pires, SP/SP).

Carros - Os carros inox menores da Fepasa (CO-89/32) eram realmente da bitola métrica, ex-EF Sorocabana, e pertenceram ao primeiro trem de luxo da ferrovia. Depois foram para o trem de São Paulo a Maringá, PR. Com a desativação desta linha, alguns permaneceram na métrica, enquanto outros foram reforçar a frota da bitola larga (Joel G. Pires, SP/SP).

Filme - Abril/5, repeteco de "Menino de Engenho", na Globo: - Além da 4-6-2 nº 327 em tamanho 1:1, também aparece o garoto brincando com um modelo 4-4-0 em HO, no começo e na terceira parte (Joel G. Pires, SP/SP).

Tração - No CO-88/33, o amigo Evaldo Alves pensou que eu houvesse cometido um engano no CO-83/23, onde afirmei que a troca de locomotivas ocorreu em Itirapina. Sei que a troca normalmente é feita em Araraquara, pois sou maquinista da Fepasa há 8 anos. Mas naquele dia, a troca foi feita em Itirapina, talvez por problemas técnicos (José Ricardo Deccó, Osasco, SP).

Nº 1170 - Quem assistiu à estréia da mini-série "A Madona de Cedro", em Abr/26, teve a oportunidade de apreciar a locomotiva nº 1170 da antiga Leopoldina, devidamente acompanhada de seus carros de passageiros, na estação de Congonhas, MG (Dirceu Vilaça, Divinópolis, MG).

Franca - Aproveitamos para anunciar o funcionamento da ABPF - Mogiana - Bom Jesus em nosso endereço, R. Major Claudiano, 1163, Franca, SP, com reuniões às quintas-feiras. Também temos na agência uma mini-ferrovia (Ademir Souza, Nena Turismo).

Bahia - Jeováh P. d'Monticristo ((tel.: 071-226-1149), Gildo Porto (071-245-0158), Costa Lima (071-244-8312) e José Rembrandt (071-379-1254) são os impulsionadores do Clube dos Amigos dos Trens, cuja maquete fixa encontra-se na Estação da Calçada, em Salvador. - "A partir do momento, estaremos recebendo toda e qualquer correspondência e estaremos também à disposição para manter intercâmbio com todos aqueles que se interessam pelo ferreomodelismo e por todos os assuntos inerentes às ferrovias, principalmente a nossa SR-7, da Bahia" - avisa Jeováh.

Mauá - A ABPF-RJ inaugurou em Abril/29 o primeiro trecho reativado da EF Barão de Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, aberta em 1854. O trecho reinaugurado é de 4 km, entre Piabetá e Mongaba.

Bitolinhas - Sugiro ao José Assunção Jr. (CO-88/9) o interessante livro de Marina Raymundo da Silva, entitulado "Navegação Lacustre Osório-Torres", que traz dados sobre a ferrovia de bitola 600 mm entre Palmares do Sul e Osório, RS.

Esta ferrovia funcionou de 1922 a 1960. Foi lamentavelmente erradicada e seu material, sucateado. Seria interessante o Benício Guimarães incluir esta ferrovia na próxima edição de "O Vapor nas Ferrovias do Brasil".

Uma locomotiva, a nº 203, e dois vagões estão hoje no Pampa Safari, parque de criação de animais selvagens no município de Gravataí. Um carro de linha está no Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul, bem como um girador e um trecho de linha (Luís R. M. Baptista, Porto Alegre, RS).

Dormentes - Dormentes podres são a causa da interdição de 14 dos 34 km da EF Vale do Bom Jesus, construída no final do governo Quércia (1990) e administrada pela ABPF.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, 94/Mai/09, o presidente da ABPF, Hélio Gazeta F., "confirmou que os dormentes se deterioraram muito antes do previsto".

Lastro - Quando cruzo as linhas da Fepasa ou da Rede no Triângulo Mineiro, e ao norte de Ribeirão Preto em São Paulo, tenho observado que o lastro das linhas é de pedras pretas, ou pretas acinzentadas, tiradas dos próprios cortes feitos no terreno (Joel G. Pires, SP/SP).

Guindaste - Existe um pequeno guindaste montado sobre um prancha de 16 metros, na estação de Mongaguá, litoral paulista. Indo de Santos a Peruíbe, está à direita da linha (Joel G. Pires, SP/SP).

Mantiqueira - "Expresso Mantiqueira" é o nome escolhido pela SR-3 para o novo serviço das litorinas entre Juiz de Fora e Santos Dumont, MG.

A escolha foi feita por concurso interno para os funcionários da SR-3. Participaram 218 ferroviários, com 1.036 sugestões diferentes. O nome vencedor foi sugerido por 7 concorrentes.

Hidráulicas - Sobre locomotivas diesel (CO-89/11), o livro "Die Lokomotiven der Deutschen Bundesbahn", de J. M. Mehltreter, edição Motorbuch Verlag, Stuttgart, 1983, informa que o desenvolvimento de locomotivas diesel-hidráulicas atingiu um nível técnico muito elevado na Alemanha pós-guerra.

Na Ferrovia Federal Alemã (Deutsche Bundesbahn, DB) as diesel-hidráulicas predominam entre as diesel. De 24 tipos a diesel existentes em 1972, apenas 2 eram diesel-elétricas, e todas as demais diesel-hidráulicas

Em 1982, havia na DB 3.082 locomotivas a diesel, de 15 tipos, sendo apenas 2 diesel-elétricas, alugadas para experiências.

Em contraste, no resto do mundo predominam as diesel-elétricas. De acordo com o livro, não mais do que 20% das locomotivas diesel no mundo são diesel-hidráulicas. Isto seria devido a maiores exigências quanto à manutenção, mais difícil.

A principal vantagem das diesel-hidráulicas seria seu menor peso e, por consequência, menos custo (Luís R. M. Baptista, Porto Alegre, RS).

Aparecida - Trem turístico de luxo de Campinas a Aparecida do Norte, SP, circulou em Jun/19 pp., por conta da Pettena-Tur, a 28,84 URV por pessoa, parceladas em 2 vezes iguais.

Trajeto: Campinas (7h), Valinhos (7h18), Vinhedo (7h33), Louveira (7h56), Jundiaí (8h31), Campo Limpo, Franco da Rocha, Barra Funda, Luz. Chegada a Aparecida por volta das 13h, e logo a seguir missa especial na basílica nova. A composição incluiu restaurante para pequenos lanches e refeições completas.

Portugal - Obrigado à Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC) pela remessa do nº 157 de sua revista "Bastão Piloto", 94/Jan.

Para entrar em contato com a APAC, o endereço é: - Centro Comercial Terminal, Estação do Rossio, 1200 Lisboa - Portugal.

Xangai - Segundo o boletim "SR-3 Notícias", a nova fase do Xangai reduz o tempo de viagem em 20 minutos, eliminando 4 paradas (Kms 261, 262, 270 e Imbel) e reduzindo o tempo de permanência nas paradas restantes. Com isso, a partida foi atrasada em 10 minutos; o usuário pode dormir mais um pouco, e ainda chega mais cedo ao destino.

Outras melhorias: (1) Aumento da capacidade, de 180 para 360 lugares; (2) Dois novos horários, saindo de Benfica às 12h e de Matias Barbosa às 13h20, sempre com duração de 60 minutos; e (3) Reciclagem do pessoal envolvido no serviço.

Vale - Um maquinista da RFFSA está lutando pela implantação do trem de passageiros de Mogi das Cruzes a São José dos Campos, em conexão com a linha de subúrbios que já existe entre São Paulo e Mogi.

Mogi das Cruzes fica na antiga linha tronco, que estava desativada após esta cidade.

Com a queda da ponte sobre o rio Paraíba, na variante do Parateí, a antiga linha tronco foi reativada de improviso no início do ano, para dar passagem ao tráfego Rio-SP.

Com a recuperação e retificação que têm sido feitas, os descarrilamentos iniciais foram reduzidos quase a zero.

O trecho defendido pelo maquinista da RFFSA ainda dispõe das estações e plataformas em Mogi das Cruzes, Estudante, César Souza, Sabaúna, Luís Carlos, Guararema, São Silvestre, Bom Jesus, Jacareí, Limoeiro e São José. Apenas em Banhado, teria de ser improvisada uma plataforma, para dar acesso aos usuários do centro comercial de São José (Kelso Médici e Francisco Conde, S. José dos Campos, SP).

U23C - Agora, as U23C são tão comuns na SR-4 (Santos a Jundiaí), que até cheguei a flagrar uma em Paranapiacaba e Campo Grande, fazendo serviço de manobra e formação de trens, em lugar das GE 70 ton (Rogério Cordeiro, São Bernardo, SP).

História - "O trem da história" - é o nome do folheto lançado pelo Museu Histórico de Divinópolis, MG, com informações e algumas belas imagens das oficinas da EF Oeste de Minas. O museu fica à Pça. Dom Cristiano, s/nº, Cep 35500-004 Divinópolis, MG.

RS3 - Segundo um maquinista da SR-4, as "Canadenses" Alco RS-3 estão vindo novamente, com os trens de minério, até Paranapiacaba. Porém voltam no mesmo dia, não permanecendo em nenhum depósito daqui (Rogério Cordeiro, São Bernardo, SP).

Bilhete - Bilhetes históricos autênticos da SR-2, numerados, são a novidade encontrada pelo Núcleo Histórico Ferroviário de Belo Horizonte para oferecer ao visitante como lembrança.

As passagens pertenceram a trechos como Passa Vinte a Augusto Pestana, Passa Vinte a Barra Mansa, Agusto Pestana a Lavras, Falcão a Arantina; e trazem preços expressos em Cr$, Cz$, NCz$, CR$...

A lembrança da visita ao museu é impressa no verso, utilizando uma antiga mini-tipografia recebida pelo NHF-BH.

Vapor - Benício Guimarães não mencionou no livro "O Vapor nas Ferrovias do Brasil" a EF Itabapoana, que ligava Bom Jesus do Norte a Itabapoana, no Espírito Santo, e que foi extinta na década de 1950.

Eu possuo o livro de horários da Leopoldina, do ano 1936, onde consta a EF Itabapoana. Caso haja intenção de mencioná-la na próxima edição, fico à disposição do Benício para conseguir mais informações (Wagner Figueiredo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ).

Luz - Em Abr/07, penúltimo capítulo de "Olho por Olho", algumas cenas foram realizadas numa das plataformas da belíssima estação da Luz, em São Paulo, SP, na partida de um dos personagens para o interior.

Sempre gostei dessa estação, pois era um dos meus locais preferidos, na infância e na adolescência.

Filmou-se parcialmente um dos carros Budd da RFFSA (não-TUE) que, quando eu morava em São Paulo, em 1973-1977, eram os destinados a Santos.

Lembro que as composições eram formadas com 4 carros, 1 dos quais motor.

Quando o trem chegava a Paranapiacaba, os pantógrafos eram desligados da rede aérea; o trem descia pelo funicular até Piassaguera; e de lá até Santos eram tracionados por locomotivas diesel-elétricas (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Estações - O destino de antigas estações tem sido tema do jornal "O Ferroviário", do Sindicato dos Ferroviários da Mogiana.

Em Fevereiro, denunciou a situação em que se encontram várias dessas construções históricas, ao mesmo tempo em que noticiava a recuperação da estação e casa de telegrafista de Santa Teresa, em Ribeirão Preto, integradas num condomínio fechado.

Em Abril, noticiou o início das obras do Clube de Campo do sindicato, em Jardinópolis, ocupando a estação e o terreno de 25 mil metros quadrados de Entroncamento.

O sindicato fica à R. Sebastião de Souza, 444, Campinas, tel.: 0192-32-6766.

Trains - Um quadro da deterioração do serviço ferroviário no Brasil foi apresentado pela edição de 1956/Out da revista Trains. A reportagem de Brian Fawcett ocupava 7 páginas e mostrava as francesas da Leopoldina, a V-8 da CP, as 4-4-0 Baldwin da larga da Central, a partida do trem internacional para o Uruguai, a Alco 4-10-2 de 3 cilindros da Sorocabana, e até um descarrilamento em Belo Horizonte.

Antonina - O superintendente da SR-5 Curitiba, Tarcísio Henrich, anunciou para Maio/15 pp. a reativação do passeio turístico de Morretes a Antonina, desativado desde 1987.

Parateí - A "Variante do Parateí" (Ramal de São Paulo), onde houve o acidente com a queda da ponte sobre o rio Paraíba, foi reaberta em Maio/06 pp., já trafegando de imediato composições com cerca de 70 vagões.

A idéia da Rede era subir (sentido Rio - São Paulo) por ali com os trens carregados, e descer pela antiga "Linha Tronco" com os vagões vazios.

A linha tronco não foi projetada para trens muito pesados. Tanto, que as composições estavam sendo desmembradas em 3 ou 4 trens, conforme o peso. Além disso, as locomotivas estavam viajando intercaladas com os vagões, para evitar a concentração de peso que ocorre em formações duplex ou triplex (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).

VFRGS - Peço que me mandem plantas da locomotiva nº 6 da VF Rio Grande do Sul, que se encontra na cidade de Santa Maria. Gostaria de saber que tipo de locomotiva é esta, seu fabricante etc. (Fábio Brum, Santiago, RS).

U20C - Por várias vezes tenho visto locomotivas U-20C da RFFSA trafegando nas linhas da Fepasa, na ex-Paulista. São trens longos, provavelmente destinando-se a Pederneiras ou Bauru (Evaldo Alves, Jaú, SP).

BBC (II) - Outra série interessante que voltou a ser exibida pela TV Cultura, canal 2 de SP/SP, é "A volta ao mundo em 80 dias", também da BBC, sempre aos Domingos, às 13h.

O protagonista faz uma viagem ao redor do mundo, começando em Londres. Lá pelo 3º ou 4º episódio começa o roteiro pela Índia, com uma viagem de trem.

Mais tarde, nos EUA, atravessa o continente de trem, de Los Angeles a Nova Iorque, com imagens belíssimas da linha (Rui Antunes, Guarulhos, SP).

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Centro-Oeste
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Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
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Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  
  

Byteria

  
CO-1 12 1984
CO-2 01 1985
CO-3 02 1985
CO-4 03 1985
CO-5 04 1985
CO-6 05 1985
CO-7 06 1985
CO-8 07 1985
CO-9 08 1985
CO-10 09 1985
CO-11 11 1985
CO-12 12 1985
CO-13 02 1986
CO-14 7 03 1986
CO-15 04-05 1986
CO-16 06 1986
CO-17 07-08 1986
CO-18 09 1986
CO-19 10-11 1986
CO-20 03 1987
CO-21 05 1987
CO-22 08 1987
CO-23 12 1987
CO-24 04 1988
CT-1 s/d
CT-2 3 07 1988
CT-3 1º 08 1988
CT-4 5 09 1988
CO-25 11 1988
CT-5 11 01 1989
CT-6 9 02 1989
CT-7 9 03 1989
CT-8 7 04 1989
CT-9 8 05 1989
CO-26 25 06 1989
CT-10 1º 08 1989
CT-11 25 08 1989
CT-12 25 09 1989
CT-13 15 11 1989
CT-14 13 12 1989
DC-1 28 02 1990
DC-2 20 04 1990
DC-3 20 05 1990
DC-4 26 06 1990
DC-5 7 08 1990
DC-6 12 09 1990
DC-7 25 10 1990
DC-8 10 12 1990
DC-9-10 31 01 1991
DC-11-12 6 04 1991
DC-13 6 06 1991
DC-14-15 30 06 1991
DC-16-17 31 07 1991
DC-18 5 10 1991
DC-19
DC-20 30 10 1991
DC-21 30 11 1991
CO-62 30 12 1991
CO-63 1º 02 1992
CO-64 10 03 1992
CO-65 10 04 1992
CO-66 1º 05 1992
CO-67 1º 06 1992
CO-68 1º 07 1992
CO-69 1º 08 1992
CO-70 1º 09 1992
CO-71 1º 10 1992
CO-72 1º 11 1992
CO-73 1º 12 1992
CO-74 1º 01 1993
CO-75 1º 02 1993
CO-76 1º 03 1993
CO-77 1º 04 1993
CO-78 1º 05 1993
CO-79 1º 06 1993
CO-80 1º 07 1993
CO-81 1º 08 1993
CO-82 1º 09 1993
CO-83 1º 10 1993
CO-84 1º 11 1993
CO-85 1º 12 1993
CO-86 1º 01 1994
CO-87 1º 02 1994
CO-88 1º 03 1994
CO-89 1º 04 1994
CO-90 1º 07 1994
CO-91 1º 10 1994
CO-92 1º 12 1994
CO-93 1º 02 1995
CO-94 1º 03 1995
CO-95 1º 05 1995
CO-96 1º 09 1995
CO-97 1º 11 1995
CO-98 1º 12 1995

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