Flavio R. Cavalcanti - 29 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj FerreomodelismoMaquetismo
Ferreomodelo
Pátios & Fotos
Protótipo
Quadro de AvisosABPF-ES - A locomotiva n° 416 está em Cachoeiro do Itapemirim, ES, e breve pertencerá à regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF (Sérgio Martire, ABPF-SP). 13ª Divisão - Se não me falha a memória, no início dos anos 70 ainda havia umas 15 locomotivas diesel-hidráulicas Voit (alemãs), nas cores marrom e amarelo; bem como as B12, nas mesmas cores. Peço que quem souber mais detalhes, divulgue-os (Adalberto Antiqueira, Rio Grande, RS). Vídeo - A coqueluche do momento, na Rio Grande, são as fitas produzidas nos EUA, sobre nossas ferrovias: - Uma sobre a bitolinha de São João del Rey, MG, e a EF Perus-Pirapora; e outra sobre a EF Dona Teresa Cristina, SC (José A. Santana, Brasília, DF). VFRGS - A locomotiva n° 602 da VFRGS (foto no CO-25/8) fazia parte de um lote do tipo Mallet Compound de vapor saturado, fabricado nos EUA pela Alco entre 1911 e 1912. Receberam na ferrovia os números 601 a 606. As locomotivas n° 607 a 617 eram também 2-6-6-2, porém fabricadas na Alemanha pela Henschel & Sohn em 1912. Fonte: - O Parque de Tração da VFRGS, eng° Ariosto Borges Fortes, disponível na biblioteca da RFFSA, 10° andar, Rio, RJ (Eduardo J. J. Coelho, CT-5, 1989/Jan). Filmes - Vale lembrar o clássico Assalto ao Trem Pagador, que nos 5 minutos iniciais mostra verdadeiro show de locomotivas a vapor de bitola métrica na linha auxiliar, por volta de 1960, inclusive com uma tomada aérea do pátio de Japeri, RJ (Eduardo J. J. Coelho, CT-5, 1989/Jan). ABPF-RJ - A regional fluminense da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ainda dispõe das 8 edições do jornal Trem de Ferro, que podem ser adquiridas avulsas, ou a coleção completa. Também dispõe de camisetas; e da instrução de serviço da EFCB, Quadros de Tração das locomotivas (Kléber Ângelo, Rio, RJ). Bragantina - Gostaria que me indicasse se existe algum livro que fale da EF Bragantina, extinta em 1966, pois aqui em Bragança Paulista, a única coisa que sobrou foi uma velha locomotiva a vapor depenada (Carlos dos Santos F., CT-5, 1989/Jan). Há algum material sobre a EF Bragantina no livro Up Over The Hill - Brazilian Steam Album Vol. II, à venda na Rio Grande Modelismo (Alberto del Bianco, CT-6, 1989/Fev). Soma - Tente confirmar com o Fábio Dardes ou Alberto del Bianco, pois existe pelo menos mais uma PA2 preservada na Soma, perto de Campinas, que inclusive também possui a locomotiva 4-10-2 de bitola larga da Paulista (Eduardo J. J. Coelho, CT-5, 1989/Jan). Segundo o assessor da superintendência da Fepasa, sr. Belviso, existem na Soma 2 locomotivas PA-2, sendo 1 da Fepasa; além de 1 locomotiva 4-10-2 da antiga Cia. Paulista, conhecida como Jibóia; e uma elétrica também da Paulista, fabricada pela Metropolitan-Vickers (Alberto del Bianco, CT-6, 1989/Fev). Rodotrem - Soube que a RFFSA - movida pelo sucesso do Rodotrem, que às vezes chega a ter 20 plataformas - tenciona colocar mais 2 trens diários para esse transporte (Kelso Médici, São José dos Campos, SP). «» ª Centro-Oeste
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