Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj FerreomodelismoMaquetismoFerreomodeloPátios & FotosProtótipoQuadro de AvisosTurismo - Em Jun/19 pp., foi inaugurado o primeiro trem de turismo da SR-7, ligando Aracaju à cidade histórica de São Cristóvão. Os serviços são organizados e explorados pela Secretaria de Turismo do Estado de Sergipe. O trem turístico funcionará aos sábados, domingos e feriados. O material rodante é formado por 2 litorinas de aço inoxidável, provenientes da SR-5 (Curitiba-Paranaguá) e que, nas últimas semanas, passaram por uma revisão geral nas oficinas Arlindo Luz e Osvaldo Rios, ambas em Alagoinhas, BA. A inauguração contou com a presença do presidente da RFFSA, Osíris Stenghel Guimarães; do superintendente da SR-7, Neville B. da Silva; e autoridades estaduais. // Osíris e o superintendente seguiram de Salvador a Aracaju em um auto-de-linha especial (Alexandre Santurian, Salvador, BA). Bandeirante - Pois é, o nosso Bandeirante (Brasília-Campinas) também se foi. Este foi mais um "presente" que ganhamos da RFFSA. Com isso, a Fepasa mudou o horário de seu trem para Araguari, MG. O expresso, agora, parte de Campinas às 10h55, de segunda a domingo (Evaldo Alves, Jaú, SP). Texas - A Texas n° 302 passou por Mogi Mirim, rebocada por uma G-12, com destino a Barra Mansa. Não sabia que ficaria exposta na praça da estação de Bananal, RJ. É pena. Mais uma para se deteriorar com o tempo (Carlos Missaglia, Mogi Mirim, SP). ABPF - Uma locomotiva a vapor, construída em 1910, reativará o ramal ferroviário em Barra Bonita, SP. O trem, da ABPF, foi restaurado em Jaguariúna, região de Campinas. A volta da locomotiva vem sendo articulada desde 1989, pelo prefeito Antônio Osvaldo de Luca. A idéia foi aceita com entusiasmo, pelos antigos ferroviários, que se dispõem a trabalhar para fazer o trem funcionar. Depois de uma vistoria, a Fepasa concluiu que o antigo leito ferroviário está em condições de receber os trilhos. Dois carros antigos foram comprados e um grupo de ferroviários aposentados, contratados pela prefeitura, começará a reformá-los em Botucatu. O trem turístico deverá funcionar a partir de Ago/31, com a locomotiva e os carros, numa linha de 2 km, onde serão instaladas estações com opções de lazer. A médio prazo, o prefeito quer estender o ramal até Campos Salles, a 12 km de Barra Bonita (O Comércio de Jaú, SP).
RSD8 - Na Oficina Osvaldo Rios (Alagoinhas), fui informado pelo chefe da seção de Truques e Freios, de que a SR-7 receberá brevemente 20 novos motores diesel da GE, para a recuperação de locomotivas U-8B e U-10B. A falta de tração é um dos problemas mais sérios da SR-7. Alguns maquinistas também me disseram que, eventualmente, as locomotivas RSD-8 Alco C-C da SR-1 passam por Alagoinhas e vão até Mapele, tracionando as cargas daquele regional, que muitas vezes não conseguem locomotivas da SR-7 para prosseguir viagem até Salvador ou Minas Gerais (SR-2). Isso põe por terra o que ouvi da gerência comercial da SR-7, de que as linhas daqui seriam inadequadas para locomotivas de rodagem C-C. Estes mesmos maquinistas informaram que isso era verdade até 10 anos atrás, mas a Linha Norte foi remodelada; e que as locomotivas C-C poderiam trafegar até Mapele, bem como nas linhas do sul da Bahia. // Entretanto, as visitas das RSD-8 são esporádicas (Alexandre Santurian, Salvador, BA). Francesa - As locomotivas francesas EC-362 (CO-68/16) encontram-se em Sorocaba, SP, onde são facilmente avistadas em serviço (José M. G. Justo, SP/SP). Cegonha? - A SR-2 da RFFSA anunciou contrato com a Fiat, para transportar peças, carros desmontados (CKD) e bobinas de aço, em parceria com a Vale do Rio Doce. O contrato prevê o transporte de 3,2 mil containers por ano, tanto na exportação quanto na importação (porto de Vitória, ES), e da Usiminas para a fábrica (bobinas). // A Vale também está desenhando vagões especiais para o transporte de carros prontos para o porto de Vitória, enquanto a RFFSA projeta vagões para o transporte de carros prontos para o Rio e São Paulo (José E. Buzelin, BH/MG). Angra - Ainda não pudemo$ viajar no Trem da Mata Atlântica, mas o negócio vai bem. Soube que vão preparar mais 2 carros. A limpeza e a organização são boas e há vários Guias com a camiseta do trem, à venda também na sala de espera (Eliezer Magliano, Angra dos Reis, RJ). Zig-Zags - As linhas dos Andes (CO-67/14) são de arrepiar os cabelos, em certos pontos. De Lima a Oroya, há inúmeros zig-zags que os trens cruzam de marcha à ré. Antes, 2-8-0 eram as locomotivas de passageiros; e as 2-8-2+2-8-2 eram cargueiras, nas rampas contínuas de até 4%, por dezenas de quilômetros. Além dessa linha, o Peru tem a de Cuzco a Puno. Outras linhas magníficas, são as métricas Guayaquil - Quito, Arica - La Paz (que tem a mais longa cremalheira do mundo, uns 30 ou 40 km!), a Antofagasta - Bolívia, e aquela da qual vieram algumas das 2-10-2 da EF Donna Thereza Christina: a Antofagasta (Chile) - Salta (Argentina). Se interessar, um dia poderei escrever algo sobre elas, enquanto a memória me auxiliar (Délio Araújo, Goiânia, GO). N. R.: E o amigo ainda pergunta!... (FRC). Museus - Estou enviando ao Pavelec o "Manual para Funcionamento dos Centros de Preservação e Núcleos Históricos Ferroviários", editado pelo Preserfe / RFFSA (José E. Buzelin, ABPF-BH). Renave - Passei correndo pela Renave, em Niterói, e vi o que sobrou de 2 pequenas locomotivas a vapor que operavam no estaleiro. Não deu para parar. Creio que o Luiz Octávio ou alguém já as cadastrou (Eliezer Magliano, Angra dos Reis, RJ). Plantas - Consegui na sede da RFFSA uma cópia do Catálogo de Vagões, com muitas plantas e fichas técnicas (Luiz Sérgio de Souza, Rio, RJ). «» ª Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |