O estireno de 0,3 mm pode ser aproveitado de algumas embalagens de margarina,
patê, propaganda eleitoral, embalagem de locomotivas Frateschi etc.
Se você atentar para esse "lixo útil", descobrirá
inúmeras opções de forma e espessura. A maçaneta
da porta, aproveitei da cabine da G-12 Frateschi.
A colagem das laterais (peças n° 1 e 2) ao piso (peça
n° 4) foi auxiliada por cantoneiras (mãos-francesas) cortadas
rigorosamente no ângulo de 90 graus e coladas primeiramente ao piso.
Para isso, as peças foram posicionadas e fixadas em uma base plana de
madeira, por meio de alfinetes.
No meu caso particular, colei as laterais ao lado do piso e, depois, coloquei
a varanda, fixada à parte inferior do piso. Assim, o piso ficou com o comprimento
de 94 mm, e a varanda com 6 mm expostos.
A parte traseira é colada entre as laterais, enquanto a testeira
frontal é colada sobre o perfil das laterais (linhas tracejadas na
peça n° 4).
Mas, antes da fixação da testeira frontal, devem ser colados
os seus reforços (peças n° 5), conforme as dimensões
e posições mostradas no desenho da peça n° 6.
Colada a testeira frontal, procede-se à fabricação da varanda.
Corta-se um pedaço de estireno, conforme as dimensões indicadas
na peça n° 4, que está desenhada como se fosse uma única
peça (piso e varanda).
O próximo passo será colar uma tira de estireno com 2,5 mm
de largura sob o perfil das laterais e sobre o perfil da varanda. Assim,
teremos uma faixa em toda a volta do vagão, com excessão da
testeira frontal. E a varanda fica, então, com 7 mm expostos.
Os vidros das janelas poderiam ser feitos com o tão comentado plástico
transparente (acetato) de "janela" de envelope de extrato bancário.
Porém, ficaria à mostra a espessura do estireno de que é
feito o vagão (1 mm). Então, optei por usar acrílico
transparente de 1 mm de espessura, recortado no formato das janelas, e embutido
nelas.
Agora, é a vez da grade, corrimãos e escada da varanda, conforme
a Fig. 7. Usei arame de aço de 0,6 mm, colado com Super Bonder e
Araldite.
Os furos na varanda foram feitos a 1 mm da extremidade — na emenda do piso
com a faixa de 2,5 mm de largura — com broca de dentista, sempre com o auxílio
de papel milimetrado, e antes de colar o teto.
Porém, as peças de arame só serão coladas —
juntamente com o volante de freio — após a pintura da varanda. O
volante e seu suporte foram aproveitados do vagão de minério
da Frateschi.
Teto
O teto deve ter um entalhe longitudinal, em sua linha de centro, na face
que ficará dentro do vagão, conforme mostrado no detalhe da
peça n° 8, para poder ser dobrado sem se quebrar, de forma a
encaixar-se nas testeiras.
Será fixado ao corpo aplicando-se cola por fora e por dentro, para
melhor fixação. No meu modelo, fiz o piso furado para permitir
o acesso do pincel com cola pelo lado de dentro.
Com as dimensões mostradas no desenho (peça n° 8), o
posicionamento do teto deverá deixar 6 mm para a varanda e 1 mm para
fora da borda da testeira frontal.
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