Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

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Ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da Fepasa - Ferrovias Paulistas

Ferreomodelos
Um caboose para o trem de amônia (I)


 
Kelso Médici
Centro-Oeste nº 69 — 1º Ago. 1992

A Fepasa ainda possui diversos cabooses, fabricados pela Cia. Mogiana de Estradas de Ferro — alguns adaptados para outras finalidades, como manutenção de rede aérea (FNB-341580-5), testes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT (030007), e outros (CNB-341567-8 e CNB-341576-7, por exemplo).

Todos estes vagões são de serviço não-remunerado, como se pode ver pela segunda letra de identificação (N).

Os vagões que acompanham os trens de amônia transportam equipamentos de proteção individual e produtos químicos para uso em possíveis acidentes com os trens.

Dentre eles, temos os vagões CNB-341569-4 / 574-1 / 575-9 / 582-1 / 583-0 / 584-8 / 586-4 / 587-2 / 588-1, pintados na cor cinza, com logotipo e dizeres em preto.

Optei pela construção do vagão CNB-341575-9, construído em 1966 e fotografado no pátio de Sorocaba em 91/Ago.

Material

  • Folha de estireno de 1 mm
  • Papel milimetrado
  • Toluol
  • Cola Pritt (cola de bastão)
  • Massa plástica

Ferramentas

  • Faca X-Acto
  • Escala metálica
  • Limas de ourives (diversos tipos)
  • Alicates
  • Brocas

Montagem

Após converter as dimensões (indicadas na planta do vagão) para a escala HO, um meio prático que encontrei, para cortar as peças de estireno no tamanho exato, é desenhá-las em papel milimetrado, cortar e colar os desenhos (cola Pritt) sobre a folha de estireno.

Decidi-me pelo papel milimetrado por permitir melhor direcionamento nos cortes, na abertura de furos, e no desenho e corte dos ângulos das peças.

A folha de estireno foi comprada na Plastitécnica, R. Augusta, 215, SP/SP. Minha intenção era adquirir retalhos, mas não há retalhos de chapa de 1 mm — só de 2 mm ou mais. Comprei a chapa inteira (2 x 1 metro) por Cr$ 3,5 mil em 91/Ago/27. A sobra (enorme), logicamente será aproveitada para confecção de outros trabalhos — um deles será a construção do caboose das composições de containers da Rede.

Cortei as peças com a faca X-Acto — é melhor, para trabalhar, do que a Olfa & similares —, guiada por uma escala metálica (que pode ser um perfil de alumínio). Abrem-se as janelas laterais nas peças 1 e 2; e a janela traseira na peça 3, com as limas de ourives ou com a própria X-Acto.

Em seguida, abrem-se os furos para posicionamento dos pega-mãos (nas peças 1, 2 e 3) e dos berços dos truques (o que será detalhado mais adiante), conforme os locais marcados na peça n° 4. Então, passamos à montagem propriamente dita.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

Lateral esquerda do ferreomodelo de vagão caboose da Fepasa
Lateral direita do ferreomodelo
Testeira do ferreomodelo     No desenho da peça n° 3, esqueci de cotar os furos para os pega-mãos: — Os furos de baixo estão a 9,5 mm da extremidade inferior, e os de cima, a 12,5 mm. Portanto, os pega-mãos terão 3,0 mm de comprimento vertical.
  

A largura do modelo não corresponde à escala correta, pois tive que aumentá-la de 27,5 para 31 mm, para cobrir o truque Frateschi que iria usar. O visual do modelo ficou prejudicado.

O protótipo usa truques Ride-Control 5'' x 9''. O procedimento correto seria usar o truque Phoenix, que é construído na escala correta, proporcionando assim maior realismo ao modelo. Decidi, então, adotá-lo.

Porém, até o final do ano, não o encontrei no mercado. Até que, em janeiro último, o Sílvio da Phoenix gentilmente me enviou um par de truques e outro de engates, informando que já haviam voltado ao mercado (Lupatelli, Rio Grande e Strambi & Frenhi).

Após os cortes e os furos, as partes podem ser fixadas entre si, ainda com o papel milimetrado colado pois, dependendo da peça, podemos ainda precisar dele. Senão, lave-as antes de colá-las.

A colagem das peças é feita com toluol (solvente para líquido corretivo de datilografia, tipo Error-Ex, Carbex etc.), com auxílio de um pincel fino. Não se deve aplicar líquido em excesso, pois pode escorrer e danificar as peças.

O rebaixo da porta traseira foi feito colando sobre a peça n° 3 uma folha de estireno de 0,3 mm de espessura — nas mesmas dimensões —, com o local da porta devidamente recortado.

   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

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• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

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Piso do ferreomodelo

O estireno de 0,3 mm pode ser aproveitado de algumas embalagens de margarina, patê, propaganda eleitoral, embalagem de locomotivas Frateschi etc. Se você atentar para esse "lixo útil", descobrirá inúmeras opções de forma e espessura. A maçaneta da porta, aproveitei da cabine da G-12 Frateschi.

A colagem das laterais (peças n° 1 e 2) ao piso (peça n° 4) foi auxiliada por cantoneiras (mãos-francesas) cortadas rigorosamente no ângulo de 90 graus e coladas primeiramente ao piso.

Montagem da caixa do ferreomodelo, em plástico estireno

Para isso, as peças foram posicionadas e fixadas em uma base plana de madeira, por meio de alfinetes.

No meu caso particular, colei as laterais ao lado do piso e, depois, coloquei a varanda, fixada à parte inferior do piso. Assim, o piso ficou com o comprimento de 94 mm, e a varanda com 6 mm expostos.

A parte traseira é colada entre as laterais, enquanto a testeira frontal é colada sobre o perfil das laterais (linhas tracejadas na peça n° 4).

Mas, antes da fixação da testeira frontal, devem ser colados os seus reforços (peças n° 5), conforme as dimensões e posições mostradas no desenho da peça n° 6.

Reforço da testeira do ferreomodelo do vagão

Colada a testeira frontal, procede-se à fabricação da varanda. Corta-se um pedaço de estireno, conforme as dimensões indicadas na peça n° 4, que está desenhada como se fosse uma única peça (piso e varanda).

Testeira do vagão

O próximo passo será colar uma tira de estireno com 2,5 mm de largura sob o perfil das laterais e sobre o perfil da varanda. Assim, teremos uma faixa em toda a volta do vagão, com excessão da testeira frontal. E a varanda fica, então, com 7 mm expostos.

Os vidros das janelas poderiam ser feitos com o tão comentado plástico transparente (acetato) de "janela" de envelope de extrato bancário. Porém, ficaria à mostra a espessura do estireno de que é feito o vagão (1 mm). Então, optei por usar acrílico transparente de 1 mm de espessura, recortado no formato das janelas, e embutido nelas.

Escada e corrimãos do ferreomodelo de vagão

Agora, é a vez da grade, corrimãos e escada da varanda, conforme a Fig. 7. Usei arame de aço de 0,6 mm, colado com Super Bonder e Araldite.

Os furos na varanda foram feitos a 1 mm da extremidade — na emenda do piso com a faixa de 2,5 mm de largura — com broca de dentista, sempre com o auxílio de papel milimetrado, e antes de colar o teto.

Porém, as peças de arame só serão coladas — juntamente com o volante de freio — após a pintura da varanda. O volante e seu suporte foram aproveitados do vagão de minério da Frateschi.

Teto do ferreomodelo de vagão

Teto

O teto deve ter um entalhe longitudinal, em sua linha de centro, na face que ficará dentro do vagão, conforme mostrado no detalhe da peça n° 8, para poder ser dobrado sem se quebrar, de forma a encaixar-se nas testeiras.

Será fixado ao corpo aplicando-se cola por fora e por dentro, para melhor fixação. No meu modelo, fiz o piso furado para permitir o acesso do pincel com cola pelo lado de dentro.

Vista inferior do ferreomodelo, com aberturas para aplicação da cola de poliestireno

Com as dimensões mostradas no desenho (peça n° 8), o posicionamento do teto deverá deixar 6 mm para a varanda e 1 mm para fora da borda da testeira frontal.

Caboose do trem de amônia da Fepasa, by Kelso
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EFCB | Leopoldina | EF SP-RG | NoB | Fepasa | CPTM | EFVM | VFRGS | EF Amapá | ALL | SR7 RFFSA | FUS (México)
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Ferreomodelos do Kelso
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Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
   

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