Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelo do vagão isotérmico ICC RFFSA / Bordon fotografado na maquete
Ferreomodelo do vagão isotérmico ICC RFFSA / Bordon fotografado na maquete

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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Ferreomodelismo
Modelando um vagão isotérmico ICC RFFSA / Bordon


 
Texto e fotos: Kelso Medici
Centro-Oeste nº 86 – 1º Jan. 1994
Dois anos depois da publicação deste artigo, a Frateschi
lançou seu ferreomodelo ICC RFFSA Bordon (FRC, Fev. 2013)

Eis uma transformação de pintura de um ferreomodelo Frateschi para um vagão isotérmico da RFFSA - Rede Ferroviária Federal, a serviço do Frigorífico Bordon. Seguindo a mesma linha do isotérmico ICD Wilson / Fepasa (CO-77/12), trata-se de um trabalho simples e de fácil execução.

O protótipo, ICC 627509-5J (Bauru) foi fotografado em 1991 nas dependências do Frigorífico, em São Paulo, SP. A diferença do isotérmico convencional da Rede, modelado pela Frateschi (ref. 2015), está apenas na pintura das laterais: — Este não tem pintada a faixa azul; a identificação é colocada do lado direito da porta; e do lado esquerdo desta está o grande logotipo Bordon.

Com o modelo à mão, não tente remover a faixa azul e as letras, pois o material-base ficará exposto e será atacado pela tinta, se pintado com aerosol. Se for pintado com aerógrafo, então as letras e a faixa poderão ser levemente lixadas com lixa d'água no 600, apenas para eliminar o alto-relevo.

A seguir:

1 — Remova o estrado e o volante de freio manual.

2 — Lave o corpo do vagão com sabão neutro, enxague bem e deixe secar.

3 — Faça “máscaras” para o círculo com o pinguim, o logotipo da Rede, o quadro de revisões e a inscrição “ISOTÉRMICO”, cobrindo essas regiões com vaselina sólida, aplicada com auxílio de um pincel macio ou cotonete.

4 — Pinte toda a parte externa do vagão com camadas finas de tinta alumínio em aerosol, aplicada de uma distância de aproximadamente 30 cm. Cerca de três demãos deverão cobrir as letras e a faixa azul. Neste caso foi usada a tinta Coralit Spray cor prata, ref. 009 da Coral.

5 — Depois de seca a tinta, remova a vaselina e lave novamente o vagão com sabão neutro.

6 — Cubra todo o vagão com uma demão de verniz brilhante diluído com aguarrás, aplicado com pincel macio, a fim de proporcionar a base para os decalques.

7 — Aplique as decais “Bordon” vermelhas, constantes de duas folhas LAF VF-1 – Vagões Frigoríficos. Devo lembrar que a coroa do logotipo original é amarela e na decal ela é transparente. As decais da identificação e RFFSA são da folha para locomotivas (menores que as da folha VF-1). E as inscrições “L 42000 kg” e “T 20100 kg” são da 1ª folha lançada pelos LAF. A Tara correta é 19980 kg, mas na falta desses números nesse tamanho, foi usada 20100.

8 — Monte o volante e o fundo do vagão, sem os rodeiros.

9 — Aplique duas demãos de verniz fixador Acrilex TK fosco ou similar. Procure não colocar os dedos sobre a região envernizada, pois o envelhecimento feito com giz pastel irá revelar as impressões digitais.

10 — Envelheça a gosto e aplique mais duas demãos de verniz fosco. Aqui foi usado giz pastel seco para o envelhecimento.

11 — Finalmente monte os rodeiros e está pronto para rodar.

As fotos mostram o protótipo (acima), o modelo ainda não envelhecido (Capa) e detalhe da identificação do modelo (página ao lado).

   

Ferreomodelismo

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Ferrovias

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Detalhes da aplicação dos decalques na lateral do ferreomodelo
Detalhes da aplicação dos decalques na lateral do ferreomodelo
Vagão isotérmico ICC RFFSA fotografado no pátio do Frigorífico Bordon em São Paulo, 1991
Vagão isotérmico ICC RFFSA fotografado no pátio do Frigorífico Bordon em São Paulo, 1991
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