Ferreomodelismo
Modelando um vagão isotérmico ICC RFFSA / Bordon
Texto e fotos: Kelso Medici
Centro-Oeste nº 86 – 1º Jan. 1994
Dois anos depois da publicação deste artigo, a Frateschi
lançou seu ferreomodelo ICC RFFSA Bordon (FRC, Fev. 2013)
Eis uma transformação de pintura de um ferreomodelo Frateschi para um vagão isotérmico da RFFSA - Rede Ferroviária Federal, a serviço do Frigorífico Bordon. Seguindo a mesma linha do isotérmico ICD Wilson / Fepasa (CO-77/12), trata-se de um trabalho simples e de fácil execução.
O protótipo, ICC 627509-5J (Bauru) foi fotografado em 1991 nas dependências do Frigorífico, em São Paulo, SP. A diferença do isotérmico convencional da Rede, modelado pela Frateschi (ref. 2015), está apenas na pintura das laterais: — Este não tem pintada a faixa azul; a identificação é colocada do lado direito da porta; e do lado esquerdo desta está o grande logotipo Bordon.
Com o modelo à mão, não tente remover a faixa azul e as letras, pois o material-base ficará exposto e será atacado pela tinta, se pintado com aerosol. Se for pintado com aerógrafo, então as letras e a faixa poderão ser levemente lixadas com lixa d'água no 600, apenas para eliminar o alto-relevo.
A seguir:
1 — Remova o estrado e o volante de freio manual.
2 — Lave o corpo do vagão com sabão neutro, enxague bem e deixe secar.
3 — Faça “máscaras” para o círculo com o pinguim, o logotipo da Rede, o quadro de revisões e a inscrição “ISOTÉRMICO”, cobrindo essas regiões com vaselina sólida, aplicada com auxílio de um pincel macio ou cotonete.
4 — Pinte toda a parte externa do vagão com camadas finas de tinta alumínio em aerosol, aplicada de uma distância de aproximadamente 30 cm. Cerca de três demãos deverão cobrir as letras e a faixa azul. Neste caso foi usada a tinta Coralit Spray cor prata, ref. 009 da Coral.
5 — Depois de seca a tinta, remova a vaselina e lave novamente o vagão com sabão neutro.
6 — Cubra todo o vagão com uma demão de verniz brilhante diluído com aguarrás, aplicado com pincel macio, a fim de proporcionar a base para os decalques.
7 — Aplique as decais “Bordon” vermelhas, constantes de duas folhas LAF VF-1 – Vagões Frigoríficos. Devo lembrar que a coroa do logotipo original é amarela e na decal ela é transparente. As decais da identificação e RFFSA são da folha para locomotivas (menores que as da folha VF-1). E as inscrições “L 42000 kg” e “T 20100 kg” são da 1ª folha lançada pelos LAF. A Tara correta é 19980 kg, mas na falta desses números nesse tamanho, foi usada 20100.
8 — Monte o volante e o fundo do vagão, sem os rodeiros.
9 — Aplique duas demãos de verniz fixador Acrilex TK fosco ou similar. Procure não colocar os dedos sobre a região envernizada, pois o envelhecimento feito com giz pastel irá revelar as impressões digitais.
10 — Envelheça a gosto e aplique mais duas demãos de verniz fosco. Aqui foi usado giz pastel seco para o envelhecimento.
11 — Finalmente monte os rodeiros e está pronto para rodar.
As fotos mostram o protótipo (acima), o modelo ainda não envelhecido (Capa) e detalhe da identificação do modelo (página ao lado).
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