A finalidade desse artigo é aumentar o número de vagões
nacionais em nossas frotas, com uma alternativa a mais de vagão, tendo
em vista que até o momento não há gôndolas desse tipo
no mercado.
A transformação é bem simples e pode ser feita em pouco
tempo, com duas modificações básicas:
Inclusão de 4 jogos de portas laterais;
Nova testeira.
Nova testeira
Primeiramente, devemos eliminar os detalhes originais da gôndola Atma,
usando uma lima grossa para desbaste, ou estilete, e depois usar uma lima mursa
ou lixa d'água 320 ou 400 para acabamento.
Para fazer as nervuras, podemos utilizar peças de estireno de 2 mm de
espessura ou colar 2 pedaços de 1 mm e depois fazer o chanfro (Fig. 1).
Devem ser feitas 4 nervuras e coladas no lugar conforme indicado no desenho.
Suporte do freio
Utilize um pedaço de estireno de 1,5 mm de espessura, recorte conforme
detalhes nas fotos e cole na chapa testeira de uma das extremidades.
O volante do freio pode ser o mesmo da Atma ou mesmo o da Frateschi.
Após algum tempo de estudo, creio que o meio mais fácil de fazer
as portas é utilizar 4 tiras de estireno de 0,4 mm de espessura, formando
o retângulo da porta, e colando-o entre os reforços estruturais da
gôndola.
Na Fig. 1, fora de escala [ver planta do vagão, no pé desta página], você vê a meia-porta em perspectiva, para
melhor orientação. Como subsídio e auxílio para esta
modificação, veja e estude bem a planta e as fotos da gôndola.
Pode-se, ainda, trocar o truque Atma (Bettendorf) pelo Frateschi (Ride-Control).
A instalação de engates Kadee dará um realismo mais autêntico,
desde que adotado em toda frota. Eu recomendo o engate #5.
A cor utilizada pela RFFSA é o dióxido de ferro. A cor que mais
se aproxima é o cromato de zinco da Coral, marrom.
Ferreosfera
Para terminar, algumas observações:
A gôndola Atma não é modelo de nenhum
protótipo existente no Brasil. Com essa transformação,
teremos uma autêntica gôndola nacional, a GPD (antiga AFD) da
RFFSA, fabricada pela Cobrasma.
Para maior realismo, pode-se tirar todos os rebites do vagão,
pois esta gôndola é toda construída utilizando solda.
Pode-se também transformar o reforço lateral,
que é um perfil "T", em perfil "U". Para isso,
retire o "I" do perfil "T" e cole sobre o que resta novas
tiras de estireno de 0,5 mm de espessura, de acordo com a Fig. 2, arredondando
os cantos.