Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelo do vagão tanque de água da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

   

Ferreomodelismo
Vagão tanque de água da CPEF
Cia. Paulista de Estradas de Ferro


 
Marcos Bertossi
Centro-Oeste DC-2 — 20 Abr. 1990

Este é um bom vagão para se construir, pela sua beleza e visual na composição, e não apresenta muitas dificuldades construtivas.

Estudemos a planta. Se as medidas estiverem em milímetros, devemos fazer a conversão para a escala HO. P.ex., o comprimento do vagão é de 11.200 mm. Para converter devemos dividir este número por 87. O resultado é aproximadamente 129 mm.

Outro artifício, quando não temos uma medida (p. ex., o diâmetro do tanque de água do vagão CP). Meça com um paquímetro ou escala de aço — teremos 21 mm. Multiplique por 100 (se o desenho estiver na escala 1:100) e divida o resultado por 87. O número obtido (24 mm) é o diâmetro do tanque já em escala HO.

Material

Após esta tarefa de cotação (medidas) do desenho em escala, iniciamos a relação dos materiais a serem utilizados:

  • Chapa de estireno de cerca de 1 mm de espessura

  • Tubos de estireno com diâmetro externo de cerca de 22 mm e comprimento de 113 mm.
    — Este item pode ser substituído por um tarugo de madeira ou tubo de papelão, nas mesmas dimensões e formato. Como iremos revestir o tubo com chapa de estireno de 1 mm, devemos descontar 2 vezes a sua espessura — por isso, o tubo terá 2 mm a menos, no diâmetro externo.

  • Tubo de estireno com diâmetro externo de aproximadamente 11 mm e 30 mm de comprimento.
    — Também pode ser de madeira ou papelão.

  • Um par de truques Bettendorf

  • Um par de engates

  • 300 mm de arame de latão ou aço, com 0,5 mm de diâmetro

Modelando um vagão de água da Paulista
O estrado | O tanque | Montagem e detalhamento | Planta
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
CPEF - Fepasa
Horário dos trens em 1949 | Regulamento de circulação de trens
Uma ferrovia modelo | A eletrificação | Elétricas | Numerações | Vapor
Alco PA2 | Os carros de aço | QC-3622 “Telecomunicações” | Vagão de água
Locomotivas | Museu da Companhia Paulista | A última pintura | A rota do trigo
Iniciativa privada investe para usar ferrovias | Transcontinental do Mercosul
Manobra militar | A "sena" de locomotivas
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 | 1907 | 1898 | Estações: 1986 | 1982 | 1960
   

Fazendo ferreomodelos

Todo ferreomodelista gosta de ter, em sua maquete, diferentes tipos de vagões, dando-lhe mais autenticidade, cada vagão sendo utilizado conforme suas características e finalidades.

Para se alcançar este objetivo, a maneira mais fácil é iniciar pela modificação de modelos existentes e, depois, partir para a construção de modelos inteiramente do zero — uma prática cada vez mais usada pelos modelistas brasileiros.

Para iniciarmos qualquer trabalho de modificação ou construção, devemos ter em mente algumas regras básicas:

  1. Seja persistente e exigente consigo mesmo, criticando o seu próprio trabalho. Só assim, você poderá melhorar a cada dia. Nunca diga que não é capaz de fazer alguma coisa.
  2. Não tenha pressa. A pressa é inimiga da perfeição.
  3. Planeje cada nova tarefa a ser realizada.
  4. Trabalhe com as ferramentas adequadas.
  5. Organize seu local de trabalho.

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015


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