Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  
Agenda do Samba e Choro
  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Ferreomodelismo
As locomotivas nacionais e os ferreomodelos, mesmo estrangeiros, que mais se aproximam


 
Fábio Dardes — Centro-Oeste nº 16 (Jun-1986)

O Centro-Oeste é feito por modelistas e para modelistas e, para tanto, temos que divulgar artigos e dicas que ajudem o nosso modelista, independente de seu material ser nacional ou estrangeiro.

Hoje, estou "mordido pelo bichinho do modelismo nacional". E por modelismo nacional, entenda-se modelar protótipos que realmente existem no Brasil. Para isso, temos de recorrer a material estrangeiro e modificá-lo, para chegar o mais próximo possível do real.

Enfim, é o preço que temos de pagar, para realizar um ferreomodelismo autenticamente brasileiro.

Não podemos ficar somente com as locomotivas G12, G22U e U20C da Frateschi. Mas, no Brasil, infelizmente muitos acham que o modelismo estrangeiro é melhor, mais bonito.

Mal sabem eles que nosso parque ferroviário é diversificado, possibilitando inúmeras alternativas de modelismo. O que falta é uma melhor divulgação e conhecimento do nosso material, e espero poder colaborar quanto a isso.

O quadro acima lista os protótipos de locomotivas diesel existentes no Brasil e seu correspondente mais próximo, em modelo, indicando o tipo de modificação necessária, apenas nas linhas mais gerais.

Protótipo Fabr. Ferrovia Modelo básico Fabr. Principais modificações a serem realizadas
SD40-2 GM RFFSA SD40-2 Athearn -
RS-3 Alco RFFSA RS-3 Atlas, Hobbytown Somente piloto
FA-1 Alco RFFSA FA-1 Lionel, Train Miniature -
PA-2 Alco Fepasa PA-2 Athearn Somente piloto
U23C GE RFFSA U30C Athearn Cabine, filtro do motor, caixa de baterias
SD-40 GM RFFSA SD-35 Atlas Portas traseiras e ventiladores do radiador (3 de 48'')
SD-38 GM RFFSA SD-35 Atlas Portas traseiras e ventiladores do radiador (2 de 4'')
SD-18 GM RFFSA SD-24 Atlas Rebaixar nariz, ventiladores do radiador (2 de 48'') e portas laterais
RSD-12 Alco RFFSA RSD-11 Atlas Truque de 2 para 3 eixos, rebaixar nariz e alongar, e portas laterais
AS-616 Baldwin Fepasa AS-16 Stewart Truque de 2 para 3 eixos, instalar freio dinâmico e nariz longo
GP-9L GM Fepasa GP-7 Athearn Trocar ventiladores de 32'' para 48'' e truque Flexcoil por Frateschi
GP-18 GM Fepasa GP-7 Athearn Trocar ventiladores de 32'' para 48'' e retirar freio dinâmico
DDM-45 GM CVRD DD-40 / SD-45 Athearn Utilizar chassi DD-40, encurtar os truques e usar carcaça da SD-45
C30-7 GE CVRD U33C Athearn Parte traseira do sistema de refrigeração do motor diesel
RS-1 Alco RFFSA RS-1 Alco latão Modificar cabine para tipo exportação
G22C GM RFFSA G22U Frateschi Trocar truque de 2 para 3 eixos. Pode-se usar da SD-24 Atlas e fazer patamar traseiro
G26 GM RFFSA G22U Frateschi Trocar truque de 2 para 3 eixos. Usar da SD-24 e 2 carcaças G22U
GE 70 ton GE RFFSA GE 70 ton Keystone -
U18C GE RFFSA U20C Frateschi Nariz alto, portas laterais e truque
U26C GE CVRD U20C Frateschi Alongar e caixas de baterias
G12 A1A GM RFFSA G12 Frateschi Colocar truque de 3 eixos (SD-24) e modificá-lo
G12 GM RFFSA G12 Frateschi Cabine "espartana", modificar (ver Informativo Frateschi nº 37)
G16 GM CVRD G12 Frateschi Alongar corpo e trocar truque de 2 para 3 eixos. Utilizar truque da SD-24 Atlas

Observe que:

  1. Estes são modelos que podem ser executados. Alguns apresentarão graus maiores de dificuldade, pois serão necessários vários cortes e ajustes.
  2. Estas modificações estão somente em fase de projeto. Qualquer modelo que se escolha exigirá um estudo mais aprofundado com fotos do protótipo, plantas etc.
  3. Existem ouros protótipos que, para serem modelados, teremos que partir do zero, pois não existe modelo similar. Por exemplo, a B-12, primeira locomotiva a diesel da GM que foi exportada para o Brasil. Ela seria uma "F" de exportação.
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Fazendo e modificando ferreomodelos
Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) | Detalhamento do vagão HAT | Detalhamento de um vagão fechado
Fazendo um container em poliestireno | Estrutura para um vagão prancha rebaixado | Fazendo um vagão caboose
Transformando uma gôndola Atma em vagão GPD da RFFSA | Modelando um vagão de água da Paulista
Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I) | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (II) | Nacionalizando vagões estrangeiros
Coloque sua RDC na escala correta | Modificação da AS-616 Stewart Hobbies | Modificação da GP18 Proto 2000 Life Like
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO
Fazendo uma C36ME a partir de U33C ou U36C | Modelando a locomotiva C30-7
Cadernos do Fábio Dardes
O ABC dos decais | Materiais & ferramentas para o trabalho com modelos | Bancada para manutenção
Como padronizar a altura de engates Kadee | Decais LAF
Transformando uma gôndola Atma em GPD da RFFSA | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I)
A "Cabeçuda" da EFVM | As "fases" das G12 | U5B n° 3027 EFCB | As English Electric da RFN
As GP9L e GP18 da EF Araraquara | As Baldwin AS-616 nas ferrovias brasileiras | As locomotivas Shay no Brasil
Escalas & medidas no ferreomodelismo
Paquímetro (digital) | Escalímetro | Conversão de medidas | Pés, polegadas & cia.
Escalímetro HO / N para imprimir | Escalímetro de peso para vagões | Tabela de pesos em escala
Rodas RP-25 | Códigos dos trilhos | Gabarito Mark III | O efeito escala sobre as cores
Bitolas no ferreomodelismo | Bitolas e escalas | As escalas e suas bitolas (I)
   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

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• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015


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