Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreosfera

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Maquetes de ferreomodelismo
Gabarito de linha


 
Warren Delano — Centro-Oeste nº 63 (10-Mar-1992)

As dimensões mais recentes e apuradas da NMRA para o espaço livre (clearance) — a ser deixado por pontes e construções em torno de um trecho reto de mini-ferrovia — encontram-se na norma S-7, revisada em 82/Ago, e com base nas quais foi feito o gabarito "Marco III" (ao lado).

Gabarito de distâncias em relação aos trilhos, para maquetes de ferreomodelismo

Na nova tabela, 23 das 45 dimensões foram melhoradas. As mudanças não foram grandes, mas têm efeito prático quando o espaço disponível é extremamente limitado.

Gabarito para pontes e construções — Trechos retos
Nome da escala
A
B
C
D
E
F
G
H
P
Omitidas
as demais
escalas,
para maior
clareza
O
47,6
25,4
38,1
76,2
25,4
15,9
38,1
140,0
38,1
S
35,7
19,0
28,6
57,2
19,0
11,9
28,6
105,0
28,6
OO
30,2
15,9
23,8
47,6
15,9
9,5
23,8
87,3
23,8
HO
26,2
14,3
20,6
41,3
14,3
8,7
20,6
76,2
20,6
HOn3
21,4
10,3
14,3
34,9
10,3
7,1
19,0
59,5
19,0
N
15,1
7,9
11,1
23,0
7,9
4,8
11,9
42,1
11,9
N. R.: As dimensões para o espaço livre adicional — requerido em trechos curvos — constam da norma S-8 da NMRA

"Bulletin"

Não sei se entendi bem a pergunta do companheiro Alexandre Santurian (CO-62/11) sobre a possibilidade de assinar o "NMRA Bulletin" — boletim da Associação Nacional de Ferreomodelismo dos EUA.

Se bem entendi, a resposta seria a seguinte:

A assinatura do "NMRA Bulletin" é indissociável da anuidade do sócio — US$ 24, este ano —, com exceção da categoria de sócio "afiliado", que não recebe o "Bulletin", nem qualquer outro material, e por isso só paga 50%.

Na minha opinião, a essa distância, a única motivação para ser sócio é exatamente a possibilidade de receber o material publicado pela NMRA.

Quanto ao material publicado sobre mini-ferrovias, esses dados são utilizáveis por modelistas de qualquer parte do mundo, que usam uma das escalas para as quais a NMRA prepara normas (Standards) e práticas recomendadas (RPs).

Quanto ao material sobre protótipos, o próprio CO tem mostrado quanto equipamento da América do Norte é utilizado nas ferrovias brasileiras.

Em tempo: o desenho da V-8, preparado pelo Alexandre Santurian, é uma maravilha. Gostei muito dele e da ficha técnica.

Observo porém que, se fosse um modelo em escala HO, o raio mínimo de curva — para velocidade baixíssima — seria de 1 metro. Isso deve ser considerado pelos companheiros que clamam por um modelo desta locomotiva.

Observações

N. R.: As normas (Standards) e práticas recomendadas (RPs) da NMRA formam um conjunto, onde cada item — rodas, curvas, engates, tipo de material rodante, espaçamento lateral — só funciona bem se for coerente com todos os outros.

Os testes de locomotivas e vagões estrangeiros na mini-ferrovia do Alexandre Santurian (DC-21/4, CO-62/15 e CO-63/11) têm sido um bom exemplo. Suas locomotivas diesel de rodagem C-C — com rodas RP-25, engates fixados no corpo, e "construção" diferente — não operam bem em curvas de raio = 36 cm, como as locos européias.

Há vantagens em ambos os sistemas. O europeu, adotado pela Frateschi, simplifica muito a vida do modelista — em especial o iniciante —, ao reduzir as exigências técnicas na construção de sua mini-ferrovia.

Assim, a U-20C pode rodar numa ferrovia de curvas fechadas.

Já o sistema norte-americano, faz do modelismo um "jogo" completo, onde o hobbista curte a complexidade das ferrovias reais (FRC).

  

N.M.R.A. — M.A.R.S.A.

O companheiro Warren é representante da NMRA — a Associação Nacional de Ferreomodelismo dos EUA — para assistência aos sócios da América do Sul. As funções do "cargo" são:

1 — Responder às dúvidas dos sócios NMRA na região, explicando o material publicado pela entidade;

2 — Orientar os sócios sobre os vários aspectos das ferrovias norte-americanas e sua modelagem;

3 — Assessorar pessoas interessadas em se tornarem sócios da NMRA;

4 — Manter contatos pessoalmente com os sócios na região;

5 — Divulgar informações sobre a NMRA que não constem do "Bulletin" ou de outras publicações da entidade;

6 — Apoiar pessoas interessadas em fomentar a arte do ferreomodelismo, de modo a promover a atenção e simpatia pela NMRA.

Para contactá-lo, escreva à R. Gen. Elói Alfaro, 53 // 04139 São Paulo, SP.

   

Ferrovias

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Ferreofotos

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