Série 6370
|
N°
|
N° Anterior
|
Fabricante
|
6371
|
371 CPEF
|
GE - USA
|
6372
|
372 CPEF
|
GE - USA
|
6373
|
373 CPEF
|
GE - USA
|
6374
|
374 CPEF
|
GE - USA
|
6375
|
375 CPEF
|
GE - USA
|
6376
|
376 CPEF
|
GE - USA
|
6377
|
377 CPEF
|
GE - USA
|
6378
|
378 CPEF
|
GE - USA
|
6379
|
379 CPEF
|
GE - USA
|
6380
|
380 CPEF
|
GE - USA
|
6381
|
381 CPEF
|
GE - USA
|
6382
|
382 CPEF
|
GE - USA
|
6383
|
383 CPEF
|
GE - USA
|
6384
|
384 CPEF
|
GE - USA
|
6385
|
385 CPEF
|
GE - USA
|
6386
|
386 CPEF
|
GE - USA
|
6387
|
387 CPEF
|
GE - USA
|
6388
|
388 CPEF
|
GE - USA
|
6389
|
389 CPEF
|
GE - USA
|
6390
|
390 CPEF
|
GE - USA
|
6391
|
391 CPEF
|
GE - USA
|
6392
|
370 CPEF
|
GE - USA
|
Subtotal: 22 unidades
Recebimento (CPEF): 1940 a 1948
|
Série 6150
|
N°
|
N° Anterior
|
Fabricante
|
6151
|
2114 RFFSA
|
Westinghouse
|
6152
|
2110 RFFSA
|
Westinghouse
|
6153
|
2115 RFFSA
|
Westinghouse
|
6154
|
2112 RFFSA
|
Westinghouse
|
6155
|
2113 RFFSA
|
Westinghouse
|
Subtotal: 3 unidades
(As locos n° 6154 e 6155 foram adquiridas pela Fepasa
para fornecerem peças às demais máquinas desse tipo).
Recebimento (EFCB): 1947
Transferidas para a Fepasa em 1982
|
Série 6100
|
N°
|
N° Anterior
|
Fabricante
|
6101
|
2101 RFFSA
|
GE - USA
|
6102
|
2107 RFFSA
|
GE - USA
|
6103
|
2103 RFFSA
|
GE - USA
|
6104
|
2104 RFFSA
|
GE - USA
|
6105
|
2109 RFFSA
|
GE - USA
|
Subtotal: 5 unidades
Recebimento (EFCB): 1947
Transferidas para a Fepasa em 1981
As locos n° 2102, 2105, 2106, 2108 e 2111 (RFFSA / EFCB) foram
baixadas. Anteriormente, haviam sido oferecidas à Fepasa,
mas o seu estado de conservação geral era péssimo.
|
Observações
As características técnicas descritas acima referem-se às locomotivas
da série 6370.
As séries 6150 e 6100 apresentam diferenças em algumas características
mecânicas, elétricas e de tração, omitidas neste resumo.
Fontes de pesquisa
1 - Características Técnicas de Locomotivas, Ferrovias Paulistas
S/A (Fepasa), Departamento de Projetos de Engenharia Mecânica, Coordenadoria
Técnica de Jundiaí, editado em 1988. Cópias fornecidas por Flávio
Lage, Belo Horizonte, MG.
2 - Informativo Frateschi (IF) n° 44, editado pelas Indústrias
Reunidas Frateschi, ano VIII, 87/Jul-Set, página 15.
3 - Revista Ferroviária (RF), Rio de Janeiro, RJ, ano 50, n° 4,
89/Abr, Foto do Mês (V-8 CPEF).
4 - Centro-Oeste (CO) n° 24, pág. 5, Brasília, DF, 88/Abr, editado
por Flávio R. Cavalcanti.
|
Características gerais
|
Classe |
2-C+C-2
|
Raio mín. curva |
87 m
|
Peso total |
165.074 kg
|
Peso aderente |
122.445 kg
|
Peso por eixo |
20.408 kg (motor)
|
Tensão nominal |
3.000 Volts CC
|
Tensão comando |
65 Volts
|
Corrente nominal |
1.140 A
|
Potência nominal |
3.139 kW (4.470 HP)
|
Velocidade máx. |
145 km/h
|
Velocidade em regime contínuo |
79 km/h
|
Relação de engrenagens |
57:21 = 2,71 (Classe 6370)
|
71:21 = 3,38 (6150 e 6100)
|
Tração múltipla |
Retirada
|
Sist. de comando |
Eletropneumático
|
Pressão |
4,9 kg/cm2
|
Sistemas de freio |
Ar comprimido e elétrico (com recuperação)
|
Pontos de comando |
36 em tração e 16 em recuperação
|
Dimensões
|
Comprimento total entre centros de engates |
23,101 m |
Comprimento entre eixos das rodas-guia anteriores |
20,116 m |
Distância entre eixos das rodas-guia |
2,083 m |
Distância entre eixos-motores |
2,108 m |
Distância entre eixo da roda-guia posterior e
eixo da roda-motor anterior |
2,540 m |
Máxima altura do centro do engate |
1,003 m |
Largura total |
3,242 m |
Largura do corpo |
3,020 m |
Bitola |
1,600 m |
Altura total |
4,393 m |
Altura máxima do corpo |
4,039 m |
Características mecânicas
|
Truque
|
Construção
|
Soldado
|
Peso total (T1 + T2)
|
100.853 kg
|
Engate
|
Tipo E
|
6 1/4'' x 8'' x 26 1/4''
|
Eixo motor
|
Manga 6'' x 11''
|
Mancal SKF-228706/C3
|
Eixo-guia
|
Manga 6'' x 11''
|
Mancal SKF-231019/C3
|
Roda-motora
|
Tipo especial
|
Diâm.: 1.168 mm
|
Roda-guia
|
Tipo especial
|
Diâm.: 914 mm
|
Sapata
|
Tipo
|
Ferro fundido
|
Compressor
|
2 CD
|
800 RPM
|
Descarga
|
3,47 m3/min
|
Quant.
|
1
|
Ventilador dos motores de tração
|
RPM
|
1.220
|
Vazão aprox.
|
50 m3/min
|
Quant.
|
2
|
Equip.de freio
|
Tipo
|
14EL
|
Fabr.
|
Wabco
|
Válvula de controle
|
14 DFKR
|
Reserv. principal
|
Cap.: 0,133 m3
|
Quant.
|
6
|
Cilindro de freio
|
Tipo B (14'' x 12'')
|
Quant.
|
4
|
Areieiros
|
Cap. total: 0,62 m3
|
Qtd. caixas: 6
|
Características elétricas
|
Pantógrafos
|
Tipo
|
Faiveley AM33BB
|
Quant.
|
2
|
Chave disjuntora
|
Tipo 17JR29B2
|
Calibração
|
3.100 A
|
Obs.: Algumas V-8 da série 6370 ainda usam
o antigo pantógrafo S-547-A
|
Grupo motor-gerador
|
Tipo
|
5GMG136A1/A2/A3
|
Tensão
|
3.000 Volts / 65 Volts
|
Corrente
|
15 A / 600 A
|
Potência
|
43 kW / 39 kW
|
RPM
|
1.220
|
Quant.
|
2
|
Motor do compressor
|
Tipo
|
West. Y71B
|
Tensão |
65 Volts CC |
Corrente |
360 A |
Potência |
23,4 kW |
RPM |
745 |
Quant. |
1 |
Motor de tração
|
Modelo
|
5GE729A1 e A2
|
Tensão nominal
|
1.500 Volts CC
|
Quant.
|
6
|
Regime de trabalho a 1.350 Volts:
|
Contínuo
|
Corrente: 380 A
|
Potência: 513 kW
|
Uni-horário
|
Corrente: 420 A
|
Potência: 567 kW
|
Velocímetro
|
Hasler elétrico / mecânico tipo RT-9 e A16
|
Características de tração
|
A 2700 Volts CC
|
Contínuo
|
Uni-horário
|
FS-1
|
FS-2
|
FS-3
|
FS-1
|
FS-2
|
FS-3
|
Esforço de tração Kgf |
14600
|
12450
|
10800
|
16600
|
14300
|
12400
|
Potência nas rodas (kW) |
2847,1
|
2847,1
|
2850,2
|
3136,6
|
3143,4
|
3146,6
|
Corrente de linha (A) |
1140
|
1140
|
1140
|
1260
|
1260
|
1260
|
Velocidade (km/h) |
71,4
|
84,0
|
97,0
|
69,4
|
80,7
|
93,2
|
|