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    EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Locomotiva V-8 da Fepasa - Ferrovias Paulistas, em seu último padrão de pintura
Locomotiva V-8 n° 6371 passando em Vinhedo, SP, em sua primeira viagem (apresentação) com o trem Bandeirante.
Foto de Vanderlei Zago em 23-mar-1996 (não fez parte da publicação no CO-62)
Desenho da locomotiva V-8 em vista lateral

Ficha técnica das locomotivas V-8

Alexandre Santurian — Centro-Oeste n° 62 — 30-dez-1991
 
Série 6370
N° Anterior Fabricante
6371 371 CPEF GE - USA
6372 372 CPEF GE - USA
6373 373 CPEF GE - USA
6374 374 CPEF GE - USA
6375 375 CPEF GE - USA
6376 376 CPEF GE - USA
6377 377 CPEF GE - USA
6378 378 CPEF GE - USA
6379 379 CPEF GE - USA
6380 380 CPEF GE - USA
6381 381 CPEF GE - USA
6382 382 CPEF GE - USA
6383 383 CPEF GE - USA
6384 384 CPEF GE - USA
6385 385 CPEF GE - USA
6386 386 CPEF GE - USA
6387 387 CPEF GE - USA
6388 388 CPEF GE - USA
6389 389 CPEF GE - USA
6390 390 CPEF GE - USA
6391 391 CPEF GE - USA
6392 370 CPEF GE - USA

Subtotal: 22 unidades

Recebimento (CPEF): 1940 a 1948
Série 6150
N° Anterior Fabricante
6151 2114 RFFSA Westinghouse
6152 2110 RFFSA Westinghouse
6153 2115 RFFSA Westinghouse
6154 2112 RFFSA Westinghouse
6155 2113 RFFSA Westinghouse

Subtotal: 3 unidades

(As locos n° 6154 e 6155 foram adquiridas pela Fepasa para fornecerem peças às demais máquinas desse tipo).

Recebimento (EFCB): 1947

Transferidas para a Fepasa em 1982
Série 6100
N° Anterior Fabricante
6101 2101 RFFSA GE - USA
6102 2107 RFFSA GE - USA
6103 2103 RFFSA GE - USA
6104 2104 RFFSA GE - USA
6105 2109 RFFSA GE - USA

Subtotal: 5 unidades

Recebimento (EFCB): 1947

Transferidas para a Fepasa em 1981

As locos n° 2102, 2105, 2106, 2108 e 2111 (RFFSA / EFCB) foram baixadas. Anteriormente, haviam sido oferecidas à Fepasa, mas o seu estado de conservação geral era péssimo.

Observações

As características técnicas descritas acima referem-se às locomotivas da série 6370.

As séries 6150 e 6100 apresentam diferenças em algumas características mecânicas, elétricas e de tração, omitidas neste resumo.

Fontes de pesquisa

1 - Características Técnicas de Locomotivas, Ferrovias Paulistas S/A (Fepasa), Departamento de Projetos de Engenharia Mecânica, Coordenadoria Técnica de Jundiaí, editado em 1988. Cópias fornecidas por Flávio Lage, Belo Horizonte, MG.

2 - Informativo Frateschi (IF) n° 44, editado pelas Indústrias Reunidas Frateschi, ano VIII, 87/Jul-Set, página 15.

3 - Revista Ferroviária (RF), Rio de Janeiro, RJ, ano 50, n° 4, 89/Abr, Foto do Mês (V-8 CPEF).

4 - Centro-Oeste (CO) n° 24, pág. 5, Brasília, DF, 88/Abr, editado por Flávio R. Cavalcanti.

Características gerais
Classe 2-C+C-2
Raio mín. curva 87 m
Peso total 165.074 kg
Peso aderente 122.445 kg
Peso por eixo 20.408 kg (motor)
Tensão nominal 3.000 Volts CC
Tensão comando 65 Volts
Corrente nominal 1.140 A
Potência nominal 3.139 kW (4.470 HP)
Velocidade máx. 145 km/h
Velocidade em regime contínuo 79 km/h
Relação de engrenagens 57:21 = 2,71 (Classe 6370)
71:21 = 3,38 (6150 e 6100)
Tração múltipla Retirada
Sist. de comando Eletropneumático
Pressão 4,9 kg/cm2
Sistemas de freio Ar comprimido e elétrico (com recuperação)
Pontos de comando 36 em tração e 16 em recuperação
Dimensões
Comprimento total entre centros de engates 23,101 m
Comprimento entre eixos das rodas-guia anteriores 20,116 m
Distância entre eixos das rodas-guia 2,083 m
Distância entre eixos-motores 2,108 m
Distância entre eixo da roda-guia posterior e eixo da roda-motor anterior 2,540 m
Máxima altura do centro do engate 1,003 m
Largura total 3,242 m
Largura do corpo 3,020 m
Bitola 1,600 m
Altura total 4,393 m
Altura máxima do corpo 4,039 m
Características mecânicas
Truque Construção Soldado
Peso total (T1 + T2) 100.853 kg
Engate Tipo E 6 1/4'' x 8'' x 26 1/4''
Eixo motor Manga 6'' x 11'' Mancal SKF-228706/C3
Eixo-guia Manga 6'' x 11'' Mancal SKF-231019/C3
Roda-motora Tipo especial Diâm.: 1.168 mm
Roda-guia Tipo especial Diâm.: 914 mm
Sapata Tipo Ferro fundido
Compressor 2 CD 800 RPM
Descarga 3,47 m3/min
Quant. 1
Ventilador dos motores de tração RPM 1.220
Vazão aprox. 50 m3/min
Quant. 2
Equip.de freio Tipo 14EL
Fabr. Wabco
Válvula de controle 14 DFKR
Reserv. principal Cap.: 0,133 m3
Quant. 6
Cilindro de freio Tipo B (14'' x 12'')
Quant. 4
Areieiros Cap. total: 0,62 m3 Qtd. caixas: 6
Características elétricas
Pantógrafos Tipo Faiveley AM33BB
Quant. 2
Chave disjuntora Tipo 17JR29B2
Calibração 3.100 A
Obs.: Algumas V-8 da série 6370 ainda usam o antigo pantógrafo S-547-A
Grupo motor-gerador Tipo 5GMG136A1/A2/A3
Tensão 3.000 Volts / 65 Volts
Corrente 15 A / 600 A
Potência 43 kW / 39 kW
RPM 1.220
Quant. 2
Motor do compressor Tipo West. Y71B
Tensão 65 Volts CC
Corrente 360 A
Potência 23,4 kW
RPM 745
Quant. 1
Motor de tração Modelo
5GE729A1 e A2
Tensão nominal
1.500 Volts CC
Quant.
6
Regime de trabalho a 1.350 Volts:
Contínuo Corrente: 380 A Potência: 513 kW
Uni-horário Corrente: 420 A Potência: 567 kW
Velocímetro Hasler elétrico / mecânico tipo RT-9 e A16
Características de tração
A 2700 Volts CC Contínuo Uni-horário
FS-1 FS-2 FS-3 FS-1 FS-2 FS-3
Esforço de tração Kgf
14600
12450
10800
16600
14300
12400
Potência nas rodas (kW)
2847,1
2847,1
2850,2
3136,6
3143,4
3146,6
Corrente de linha (A)
1140
1140
1140
1260
1260
1260
Velocidade (km/h)
71,4
84,0
97,0
69,4
80,7
93,2
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