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Abastecimento de areia da locomotiva V-8 n° 6384 no pátio ferroviário de Campinas
Abastecimento de areia da V-8 n° 6384 no pátio de Campinas, SP, em 10-fev-1995. Foto de Marcos Antônio Ramos
— incluída nesta página em 24-jan-2001 (não fez parte da publicação no CO)

Nomenclatura das locomotivas V-8 (II)

B.-L. Liljeberg — Centro-Oeste Textos (CT) n° 11 — ago-1989

Só uma ferrovia americana operou as V-8: a New Haven — ou, pelo nome completo, New York, New Haven & Hartford.

Sua linha mais importante era a de Nova Iorque a Boston, hoje de propriedade da Metro North Commuter RR e Amtrak. A parte entre Nova Iorque e New Haven foi eletrificada entre 1905 e 1914, e foi neste trecho que as "V-8" dos EUA foram utilizadas.

Eram de 2 tipos — a EP-4 e a EF-3 —, com poucas diferenças externas. O sistema de classificação da New Haven significa: (E) Elétrica; (P) Passageiros; (F) Carga (freight).

Já o interior das EF-3 e EP-4 era bem diferente do das máquinas da Central e da Paulista. A eletrificação da New Haven era de corrente alternada (CA) e 11.000 Volts; enquanto a da EFCB e CPEF era em corrente contínua (CC) e 3.000 Volts. Por isso, a instalação elétrica é totalmente diferente.

As EP-4 (mas não as EF-3) tinham também "third rail shoes" (N. R.: Literalmente "sapatos de terceiro trilho"), para operar no túnel sob a Park Avenue, a estação Grand Central Terminal, em Nova Iorque. Este túnel só tinha eletrificação no terceiro trilho, de 600 Volts DC.

Nenhuma delas existe mais. No fim da década de 50, o novo presidente da companhia, Pat McGuiness, introduziu novas idéias, e o resultado disso é que do material elétrico só 10 EP-5 (rodagem C-C) e TUEs (subúrbios) ficaram em serviço. As EP-4 e EF-3 foram sucateadas.

  

Locomotiva elétrica V8 / Escandalosa
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