Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Alavanca de desvio dos trilhos, no pátio ferroviário de Triângulo
Alavanca de desvio dos trilhos, no pátio ferroviário de Triângulo: testemunha de uma época em que o Brasil não produzia um AMV

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CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste* em Triângulo
Chave de desvio dos trilhos

Fotos: Rubens C. V. Weyne, 25 Mar. 2011

As "chaves de desvio dos trilhos", ou "Aparelhos de Mudança de Via" (AMV) de Triângulo são acionados manualmente, através de uma alavanca dotada de um peso — destinado a mantê-la na posição, para um lado ou para o outro.

É o famoso "queijo", peso de ferro fundido no formato de um queijo de Minas.

Esse tipo de AMV manual é o que ainda se usa na maior parte das ferrovias brasileiras, em todas as regiões, de norte a sul, — igualmente assentadas sobre dormentes de madeira, muitas vezes em mau estado de conservação, desde antes da privatização, — como em Brasília, por exemplo, onde parece que um estoque limitado de trilhos e AMVs é retirado de um desvio para criar outro, década após década.

As exceções são algumas linhas de grande interesse para a exportação de milhões de toneladas de minério de ferro em fluxo incessante — como a EFVM — e linhas de Metrô, por exemplo.

A sequência de fotos de Rubens Weyne documenta em detalhes um AMV com suas partes essenciais:

  • Agulhas - pontas de trilho (móveis), desbastadas para se adaptarem aos trilhos de encosto (fixos) ou contra-agulhas. [Em Pureza, José Lins do Rego utiliza "agulheiro" como designação corrente para o "guarda-chaves" — o funcionário da ferrovia encarregado de manobrar as "chaves de desvio" em cada pátio ferroviário]

  • Trela - peça (ajustável) que liga as duas agulhas, fazendo com que se movam de forma solidária e mantendo-as sempre paralelas

  • Aparelho de manobra - o conjunto que movimenta as agulhas:

    • Alavanca de manobra - que é acionada manualmente pelo "guarda-chaves", para movimentar as agulhas

    • Contrapeso, Queijo ou Libra - peso em forma de queijo que ajuda a completar o movimento da alavanca e a mantê-la na nova posição, forçando a agulha a permanecer encostada à contra-agulha

    • Tirante ou barra de ligação - peça que transmite o movimento da alavanca à trela das agulhas

  • "Coração" ou "jacaré" - placa com trilhos / canaletas no centro do AMV, onde os trilhos se cruzam

  • Contratrilhos - extensões de trilhos avulsos, paralelos aos trilhos externos, dos dois lados do "coração" ou "jacaré"

Referências

  • Estradas de Ferro, vol. 1 - Via permanente, Helvécio Lapertosa Brina, LTC, Rio de Janeiro, 1979.
  • Pureza, José Lins do Rego, Ed. Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1976.
  • Museu de Jundiaí

______________________
(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina" para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede no coração da região.

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

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• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

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• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

Desenho esquemático de algumas partes que compõem o Aparelho de Mudança de Via
Desenho esquemático de algumas partes que compõem o Aparelho de Mudança de Via
Mecanismo manual da chave de desvio dos trilhos para os trens mudarem de via no pátio ferroviário de Triângulo
Mecanismo manual da "chave de desvio" dos trilhos para os trens mudarem de via no pátio ferroviário de Triângulo.
A partir da esquerda: alavanca (com o queijo), tirante que transmite o movimento, agulhas ligadas pela trela
Detalhe da "ponta de diamante" no "coração" ou "jacaré" do Aparelho de Mudança de Via (AMV), onde as rodas dos trens cruzam o trilho da outra via
Detalhe da "ponta de diamante" no "coração" ou "jacaré", no centro do Aparelho de Mudança de Via (AMV), onde as rodas dos trens cruzam o trilho da outra via.
Observe os "contratrilhos", junto aos trilhos externos, dos dois lados
Detalhe das "agulhas" — pontas de trilhos que se movimentam para levar o trem para uma via ou para a outra
Detalhe das "agulhas" — pontas de trilhos que se movimentam para guiar o trem para uma via ou para a outra.
O tirante (à esquerda) transmite o movimento da alavanca para a trela, que move as agulhas, mantendo-as paralelas
Aparelho de Mudança de Via - AMV - "desvio"
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