Centro-Oeste nº 89 (1º-Abr-1994)O esquema elétrico misturado com o projeto das linhas da mini-ferrovia, é o modo mais complicado de entender como as coisas devem ser feitas. Se você se sente perdido diante daquela miscelânea, meu conselho é: — Vamos tentar entender uma coisa de cada vez. A maior complicação no esquema elétrico tradicional, vem da quantidade de fios envolvidos na operação dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Sim, estamos falando das "agulhas de desvio". Elimine as ligações dos AMVs, e o esquema fica bem mais simples. 1 — Cada AMV tem uma caixa com 2 bobinas. Eletricamente, portanto, cada AMV deve ser considerado como 2 "aparelhos" — um que vira as agulhas para a esquerda, e outro para a direita. Para organizar as coisas, a alimentação desses 2 "aparelhos" é feita com fios verdes — 2 para cada AMV. 2 — Para que a eletricidade realize seu trabalho, o circuito deve ser fechado — "torneira e esgoto". Para organizar as coisas, o "retorno" da corrente é feito com fio amarelo. Basta 1 fio de "retorno" — da mesma forma que basta um esgoto para várias torneiras. Nossa preocupação é apenas fazer com que a água passe pela "torneira" certa — ou a bobina certa, do AMV escolhido.
3 — O botão de comando fornecido pela Frateschi (Fig. 1) reúne duas funções: (A) É uma chave seletora de duas posições; e (B) É um interruptor "normalmente aberto", tipo botão de campainha. A — Numa posição, o botão prepara-se para ligar a "entrada" de energia com uma das saídas. Na outra posição, prepara-se para ligá-la à outra saída. B — Ao apertar o botão, o circuito se fecha e a energia encontra passagem para seguir seu caminho. A Frateschi fornece uma caixinha de comando com dois botões — para operar um par de AMVs. Ao fazer as ligações, esqueça o outro botão, bem como o outro AMV. Pense em 1 botão de cada vez, pois cada qual é um comando completo.
Juntando tudo
O esquema geral, portanto, pode ser resumido assim: a) Uma "entrada" de energia com várias bifurcações, possibilitando vários caminhos (circuitos) alternativos. b) Vários botões em estado de espera, devendo ser acionado apenas 1 de cada vez. Escolha qual AMV pretende acionar. c) Cada botão exige uma última opção — bobina da "direita" ou da "esquerda" — antes que possa fechar um dos circuitos (caminhos) ao ser acionado. Fora de posição, não dá contato. d) Um "esgoto" único escoa a energia, qualquer que seja o circuito (caminho) acionado. Assim, pare de se preocupar com o complicado "esquema das ligações elétricas" — pelo menos, no que se refere aos AMVs. Eu nunca me preocupo em tentar "seguir" a pista daquele monte de ligações — ainda mais complicadas, quando são interrompidas a certa altura, com setas apontando para códigos tipo "17C", ou "13R" etc. Na hora do vamos-ver, tudo que me interessa é lembrar que o par de fios verdes que sai da frente de um botão, deve ser ligado ao par de fios verdes de algum AMV. Ligar "qual botão", com "qual AMV", é opção sua. Eu não gosto de procurar números nos botões — da mesma forma que não gosto de procurar letras no teclado da máquina de escrever. Por isso, nunca coloco todos os botões numa fila única. Prefiro colocar alguns aqui, outros mais para ali — numa disposição que me ajude a memorizar seus AMVs. |
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Aparelho de Mudança de Via - AMV - "desvio"
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