Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Foto da estrutura da maquete da SMMF em construção, por Paulo Arumaá

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário
Estação do Trem


 

I
Surge em Belo Horizonte, MG uma nova entidade voltada para a prática do ferremodelismo associativista

Textos: José Emílio de Castro H. Buzelin
Fotografias: Paulo P. Arumaá

Desde o final de 2004 está em construção uma maquete em escala HO para ferreomodelismo pela entidade em formação, Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário - Estação do Trem, por iniciativa de um grupo de amigos e entusiastas do hobby em Belo Horizonte.

Constituída em 2003, a entidade "Estação do Trem" surgiu como uma opção para a prática do ferremodelismo na capital mineira, a partir da proposta original de ocupação de uma sala no conhecido e histórico casarão do Conde de Santa Marinha, na Rua Januária 130, próximo à praça da Estação.

Por décadas, o casarão serviu às atividades operacionais da Rede Ferroviária Federal S.A., onde havia também o Museu Ferroviário de Belo Horizonte, que funcionou de 1989 a 1996. Destituído o Museu há quase 10 anos, assim como as demais atribuições ferroviárias do casarão, o histórico espaço acabou sendo utilizado para diversas outras atividades sazonais (também culturais) e, dentre elas, adveio a perspectiva da instalação da entidade, (então sugerida originalmente como Sociedade Mineira de Preservação e Ferreomodelismo) em uma de suas amplas salas, em caráter permanente. A idéia tomou forma a partir também do viés da preservação da memória ferroviária, através da possibilidade do resgate do antigo Museu pela entidade, além da construção da maquete, propriamente dita.

Pela proposta original junto ao casarão, a "Estação do Trem" ainda se destinaria para a formação de uma oficina aberta de ferremodelismo ao grande público, concluíndo assim a sua vocação de interesse social. Mas dada uma série de dificuldades formais e burocráticas para a ocupação e instalação no espaço citado, além do tempo já em curso sem que houvesse maior definição a respeito, decidiu-se finalmente pela ocupação de uma sala comercial, desde novembro de 2004, apesar de todos os esforços empreendidos para o projeto junto ao citado espaço histórico que, aliás, segundo notícias mais recentes, tornar-se-á em breve uma escola de circo.

Com a nova condição, a "Estação do Trem" voltou-se exclusivamente para o tema do ferremodelismo, redefinindo-se como Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário e em uma área de 90 metros quadrados instalou-se para o início da construção de sua maquete, em uma área de 74 metros quadrados, com 156,8 metros lineares de trilhos, além de 5 metros lineares para a formação de um trecho em cremalheira. Com sala para reuniões e infraesturura sanitária, ocupa os demais 16 metros quadrados.

Um documento para a história do hobby no Brasil

Abril de 2005

<<AMPLA DIVULGAÇÃO>>
ESTAÇÃO DO TREM
Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário*
(*em formação)
** Primeiro texto para divulgação via internet (sujeito a complementações) **
Por: José Emílio de Castro H. Buzelin
Fotografias: Paulo P. Arumaá

Clube Mineiro de Modelismo Ferroviário - CMMF
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Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário - SMMF
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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