I
|
Desde o final de 2004 está em construção uma maquete em escala HO para ferreomodelismo pela entidade em formação, Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário - Estação do Trem, por iniciativa de um grupo de amigos e entusiastas do hobby em Belo Horizonte.
Constituída em 2003, a entidade "Estação do Trem" surgiu como uma opção para a prática do ferremodelismo na capital mineira, a partir da proposta original de ocupação de uma sala no conhecido e histórico casarão do Conde de Santa Marinha, na Rua Januária 130, próximo à praça da Estação.
Por décadas, o casarão serviu às atividades operacionais da Rede Ferroviária Federal S.A., onde havia também o Museu Ferroviário de Belo Horizonte, que funcionou de 1989 a 1996. Destituído o Museu há quase 10 anos, assim como as demais atribuições ferroviárias do casarão, o histórico espaço acabou sendo utilizado para diversas outras atividades sazonais (também culturais) e, dentre elas, adveio a perspectiva da instalação da entidade, (então sugerida originalmente como Sociedade Mineira de Preservação e Ferreomodelismo) em uma de suas amplas salas, em caráter permanente. A idéia tomou forma a partir também do viés da preservação da memória ferroviária, através da possibilidade do resgate do antigo Museu pela entidade, além da construção da maquete, propriamente dita.
|
Pela proposta original junto ao casarão, a "Estação do Trem" ainda se destinaria para a formação de uma oficina aberta de ferremodelismo ao grande público, concluíndo assim a sua vocação de interesse social. Mas dada uma série de dificuldades formais e burocráticas para a ocupação e instalação no espaço citado, além do tempo já em curso sem que houvesse maior definição a respeito, decidiu-se finalmente pela ocupação de uma sala comercial, desde novembro de 2004, apesar de todos os esforços empreendidos para o projeto junto ao citado espaço histórico que, aliás, segundo notícias mais recentes, tornar-se-á em breve uma escola de circo.
Com a nova condição, a "Estação do Trem" voltou-se exclusivamente para o tema do ferremodelismo, redefinindo-se como Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário e em uma área de 90 metros quadrados instalou-se para o início da construção de sua maquete, em uma área de 74 metros quadrados, com 156,8 metros lineares de trilhos, além de 5 metros lineares para a formação de um trecho em cremalheira. Com sala para reuniões e infraesturura sanitária, ocupa os demais 16 metros quadrados.
Um documento para a história do hobby no BrasilAbril de 2005<<AMPLA DIVULGAÇÃO>> |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |