Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

  

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreosfera

  
Agenda do Samba e Choro
   

Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário
Trem Rio Doce:
O Trem da História

Belo Horizonte, 8 Abr. 2009
Hélio dos Santos Pessoa Junior
  • "O saudoso Trem Noturno Rio Doce, da Estrada de Ferro Vitória a Minas - Companhia Vale do Rio Doce marcou uma era de ouro na história dos trens de passageiros do Brasil. O Noturno Rio Doce, também denominado Rápido Vitória a Minas, existiu de 1954 até o ano de 1983, quando forças políticas também tiveram influência em sua extinção, além da própria Companhia Vale do Rio Doce, que já no início dos anos 80, deu prioridade ao transporte de cargas, aumentando, assim, sobremaneira, as composições de minério de ferro, sendo o tráfego maior à noite e, por este motivo, o Trem Noturno de passageiros passou a ser considerado um certo "entrave" às operações de transporte de cargas! O Trem Noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, como bem poucos devem saber, era formado, também, com carros da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, devido aum acordo desta com a Companhia Vale do Rio Doce, dona da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Ao que tudo indica, deve ter havido um certo desentendimento entre as duas empresas, o que acabou levando o Trem Rio Doce à extinção. O Trem Rio Doce foi um dos últimos trens noturnos a sairem de circulação, um dos mais belos trens formados por locomotiva G12 e carros de aço carbono para passageiros. Foi o trem que mais marcou a história da EFVM".

  • Data: 8 Abr. 2009

  • Duração: 4'27''

  • Fundo sonoro: Canção do novo mundo,
                                de Beto Guedes e Ronaldo Bastos,
                                com Beto Guedes

   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

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• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

    
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