Desvios: Rocco - de fabricação austríaca - 12 pares e dois AMV-Transposição
(cruzamento 15 graus com 8 agulhas);
Controladores: M5A e M1 (originais concebidos pelo saudoso eng. Marcelo Antônio Ferreira
aos modelistas associados Affonso Sergio e José Emílio Buzelin, que os doaram para a maquete); e dois Tech4 da MRC USA;
Raio único em todas as curvas na grade de via permanente principal: 1,20 m
Raio mínimo existente nas vias principais - "loops" : 23 polegadas;
Raio das curvas da cremalheira: aprox. 360 mm;
Rampa (gradiente: 0,6 milímetros / metro);
Linhas: 4 circuitos interdepententes;
Trecho da cremalheira: independente com 5 metros lineares de extensão e rampa de 20%,
com estação terminal;
Estagio atual de trabalhos (mar.2005): assentamento da via permanente;
Previsão para abertura ao tráfego da primeira linha: abril de 2005.
Um documento para a história do hobby no Brasil
Abril de 2005
<<AMPLA DIVULGAÇÃO>>
ESTAÇÃO DO TREM
Sociedade Mineira de Modelismo Ferroviário*
(*em formação)
** Primeiro texto para divulgação via internet (sujeito a complementações) **
Por: José Emílio de Castro H. Buzelin
Fotografias: Paulo P. Arumaá