Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva U23CA no último padrão de pintura da RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Além das U23C e U23CA, temos agora 8 locomotivas U23C-especiais, com motor modernizado. A foto de Flávio Lage mostra
a locomotiva U23CE n° 3300-9F (ex-3940) com a nova pintura e batizada "Nova Lima"

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

RFFSA - Rede Ferroviária Federal
As locomotivas U23C modernizadas para U23CA

Paulo Roberto de Oliveira ("Cerezzo") – Centro-Oeste n° 94– 1°-mar-1995
Relação das locos
U-23CA
Nº atual Nº Sigo 6ª Divisão - Central
3601 3207 3807
3602 3210 3810
3603 3213 3813
3604 3228 3828
3605 3230 3830
3606 3235 3835
3607 3240 3840
3608 3249 3849
3609 3251 3851
3610 3261 3861
3611 3302 3942
3612 3317 3957
3613 3341 3984
3614 3362 3959
3615 3224 3824
3616 3217 3817
3617 3253 3853
3618 3281 3921
3619 3363 3960
3620 3269 3869
3621 3271 3871
3622 3219 3819
3623 3229 3829
3624 3331 3974
3625 3346 3989
3626 3248 3848
3627 3250 3850
  

Modernizar uma locomotiva significa incorporar a evolução tecnológica ocorrida ao longo dos anos, visando aumentar a produtividade e disponibilidade do equipamento, a um custo bastante razoável quando comparado com o de uma reparação geral.

Baseada neste conceito, a SR-3 / RFFSA optou por modernizar parte de sua frota de 170 locomotivas GE U-23C adquiridas entre 1972/Dez e 1977/Jul.

Itens introduzidos na modernização:

Painel eletrônico CHEC

Controla a excitação, assegurando o controle contínuo e preciso da potência da locomotiva e o exato consumo de combustível.

Painel eletrônico Sentry

Prevenção e correção de patinagem, associada à operação dos motores de tração continuamente em paralelo, proporciona a formação de trens com até 30% mais carga.

Alternador de tração

É uma máquina de 10 polos, trifásica, acoplada ao virabrequim do motor diesel, que converte a energia mecânica do diesel em energia elétrica para tração. Este produz maior rentabilidade e menor custo de manutenção em relação ao gerador de tração anteriormente aplicado na U-23C.

Motor diesel 12 cilindros GE

Aplicação de um novo motor diesel de 12 cilindros de última geração, para melhor desempenho, economia de combustível, maior confiabilidade e melhores condições de manutenção.

O projeto do conjunto bomba injetora, injetor e sistema de alimentação de alta pressão foi modificado, visando reduzir o consumo de combustível. No sistema de baixa pressão a bomba de transferência teve aumentada a sua capacidade de vazão de 13,3 litros / minuto para 26,6 litros / minuto, para proporcionar uma melhor filtragem do óleo diesel.

As mangueiras e conexões tiveram suas dimensões aumentadas e o sistema foi alterado de série para paralelo com a finalidade de melhorar a alimentação de todas as bombas injetoras, igualando o fluxo de combustível em cada uma delas simultaneamente.

O governador de controle passou a ser um governador modulador, permitindo a operação do motor diesel a pressões de água e óleo mais baixas, mantendo a potência e a rotação em níveis compatíveis.

Quando em serviço pesado, este motor diesel apresenta uma excelente economia, reduzindo em cerca de 10% a despesa de combustível.

Itens modernizados já existentes na loco

Motores de tração

Em número de 6, modelo 5GE-752-AF, são máquinas de corrente contínua de 4 polos, com polos de comutação e enrolamento em série, com resfriamento forçado e que convertem a energia elétrica em mecânica para o movimento da locomotiva.

Incorporam várias melhorias, destacando-se a utilização de modernos sistemas isolantes com resina epóxi e impregnação a vácuo e pressão; e o novo projeto das bobinas de armadura com 2 condutores em paralelo, ao invés de um único, resultando em redução nas perdas por correntes parasitas.

  
Características básicas das locomotivas modernizadas U-23C U-23CA
Potência para tração 2.250 HP 2.600 HP
Peso aderente 165 / 180 t 180 t
Esforço tração contínuo 41.000 kgf 43.600 kgf
Esforço máx. frenagem dinâmica 28.500 kgf 36.000 kgf
Regime contínuo motor tração 1.195 A 1.260 A
Corrente máxima gerador tração 5.300 A 10.000 A
Regime contínuo gerador tração 3.600 A 7.560 A

A ligação entre os motores e os eixos dos rodeiros se dá através de pinhão e corda, ambos alojados numa caixa, protegida contra poeira e umidade, e que contém seu próprio lubrificante.

Trem MBR / SR-3
Trecho Km U-23C U-23CA
Locos Vagões Locos Vagões
Águas Claras - Melo Franco 64 4 108 4 120
Melo Franco - Marinhos 11 5 108 4 120
Marinhos - Jeceaba 49 4 108 4 120
Jeceaba - Bom Jardim 213 5 108 4 120
Bom Jardim - Barra do Piraí 144 4 108 4 120
Barra do Piraí - Humberto Antunes 19 7 108 5 120
Humberto Antunes - Guaíba 86 4 108 4 120
Retorno (Linha do Centro) 635 4 108 4 120
  
Conexão dos motores de tração

A alta capacidade de corrente do alternador permite ligar os motores de tração permanentemente em paralelo, desde a partida com o máximo esforço trator, até a velocidade máxima da locomotiva.

Fontes de pesquisa:

  • Revista Monograma nº 133, da GE do Brasil
  • Apostila treinamento sistema elétrico, GE do Brasil
  • Apostila estudo de aplicação de locomotivas, GE do Brasil
Cálculo de ganho de produtividade das locomotivas
Trem MBR / SR-3
A Volume mensal de carga útil 1.830.000 TU 1.830.000 TU
B Carga por trem 10.044 TU 11.160 TU
C Ciclo médio mina-porto-mina 3,4 dias 3,4 dias
D Número de trens necessários por mês (A/B) 182 164
E Número de viagens / trens / mês (30 dias) 8,8 8,8
F Número média de locomotivas / trem 4,3 4,0
G Disponibilidade média para tração 70% 90%
H Frota necessária de locomotivas (D/E/F/G) 127 83
I Consumo por tonelada transportada 3,42 L/TU 3,16 L/TU
Conclusão: 53% a mais de carga transportada com 8% a menos de consumo de combustível
Locomotiva GE U23CA nº 3616-4F da RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Locomotivas GE U23CA n°s 3616-4F, 3601-6F, 3603-2F e 3268-1F RFFSA / SR-3, bitola 1,60m, no ramal ferroviário de Águas Claras
Locomotivas U23C
Planta | GE-Brasil | U23CA | C30-7MP | Variações e numerações
Modelando uma locomotiva U23C em escala HO / Parte 2 / Parte 3
Locomotivas da EFCB / RFFSA
Baronesa | Velha Senhora | Escandalosa (V-8) | Charutão (Carioquinha) | Pão de Fôrma | Alco S1 | Cafona
Marcelina | Marcelina (métrica) | U5B | U6B | RS1 | FA1 | RS3 | AS616 | SD18 | RSD12 | SD-38
U20C | SD40 | SD40-2 | U23C | U23C | "Cachoeirinhas" | U23C
Automotrizes Budd: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
Resumo histórico | Listagem SIGO das locomotivas da SR3 RFFSA
Locomotivas: desenhos, especificações, numeração
ALL (2002) | SR-6 | SR-5 | SR-2 | SR-3 | RFFSA | Fepasa | Elétricas CPEF
GE-Brasil | GM | Alco | Codificação brasileira | As novas...

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