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RFFSA - Rede Ferroviária Federal
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Modernizar uma locomotiva significa incorporar a evolução tecnológica ocorrida ao longo dos anos, visando aumentar a produtividade e disponibilidade do equipamento, a um custo bastante razoável quando comparado com o de uma reparação geral. Baseada neste conceito, a SR-3 / RFFSA optou por modernizar parte de sua frota de 170 locomotivas GE U-23C adquiridas entre 1972/Dez e 1977/Jul. Itens introduzidos na modernização:Painel eletrônico CHECControla a excitação, assegurando o controle contínuo e preciso da potência da locomotiva e o exato consumo de combustível. Painel eletrônico SentryPrevenção e correção de patinagem, associada à operação dos motores de tração continuamente em paralelo, proporciona a formação de trens com até 30% mais carga. Alternador de traçãoÉ uma máquina de 10 polos, trifásica, acoplada ao virabrequim do motor diesel, que converte a energia mecânica do diesel em energia elétrica para tração. Este produz maior rentabilidade e menor custo de manutenção em relação ao gerador de tração anteriormente aplicado na U-23C.
Motor diesel 12 cilindros GEAplicação de um novo motor diesel de 12 cilindros de última geração, para melhor desempenho, economia de combustível, maior confiabilidade e melhores condições de manutenção. O projeto do conjunto bomba injetora, injetor e sistema de alimentação de alta pressão foi modificado, visando reduzir o consumo de combustível. No sistema de baixa pressão a bomba de transferência teve aumentada a sua capacidade de vazão de 13,3 litros / minuto para 26,6 litros / minuto, para proporcionar uma melhor filtragem do óleo diesel. As mangueiras e conexões tiveram suas dimensões aumentadas e o sistema foi alterado de série para paralelo com a finalidade de melhorar a alimentação de todas as bombas injetoras, igualando o fluxo de combustível em cada uma delas simultaneamente. O governador de controle passou a ser um governador modulador, permitindo a operação do motor diesel a pressões de água e óleo mais baixas, mantendo a potência e a rotação em níveis compatíveis. |
Quando em serviço pesado, este motor diesel apresenta uma excelente economia, reduzindo em cerca de 10% a despesa de combustível. Itens modernizados já existentes na locoMotores de traçãoEm número de 6, modelo 5GE-752-AF, são máquinas de corrente contínua de 4 polos, com polos de comutação e enrolamento em série, com resfriamento forçado e que convertem a energia elétrica em mecânica para o movimento da locomotiva. Incorporam várias melhorias, destacando-se a utilização de modernos sistemas isolantes com resina epóxi e impregnação a vácuo e pressão; e o novo projeto das bobinas de armadura com 2 condutores em paralelo, ao invés de um único, resultando em redução nas perdas por correntes parasitas. |
A ligação entre os motores e os eixos dos rodeiros se dá através de pinhão e corda, ambos alojados numa caixa, protegida contra poeira e umidade, e que contém seu próprio lubrificante. |
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Conexão dos motores de traçãoA alta capacidade de corrente do alternador permite ligar os motores de tração permanentemente em paralelo, desde a partida com o máximo esforço trator, até a velocidade máxima da locomotiva. Fontes de pesquisa:
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Cálculo de ganho de produtividade das locomotivas | |||
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Trem MBR / SR-3 | |||
A | Volume mensal de carga útil | 1.830.000 TU | 1.830.000 TU |
B | Carga por trem | 10.044 TU | 11.160 TU |
C | Ciclo médio mina-porto-mina | 3,4 dias | 3,4 dias |
D | Número de trens necessários por mês (A/B) | 182 | 164 |
E | Número de viagens / trens / mês (30 dias) | 8,8 | 8,8 |
F | Número média de locomotivas / trem | 4,3 | 4,0 |
G | Disponibilidade média para tração | 70% | 90% |
H | Frota necessária de locomotivas (D/E/F/G) | 127 | 83 |
I | Consumo por tonelada transportada | 3,42 L/TU | 3,16 L/TU |
Conclusão: 53% a mais de carga transportada com 8% a menos de consumo de combustível |
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