Modernizar uma locomotiva significa incorporar a evolução tecnológica ocorrida ao longo dos anos, visando aumentar a produtividade
e disponibilidade do equipamento, a um custo bastante razoável quando comparado com o de uma reparação geral.
Baseada neste conceito, a SR-3 / RFFSA optou por modernizar parte de sua frota de 170 locomotivas GE U-23C adquiridas entre 1972/Dez e 1977/Jul.
Itens introduzidos na modernização:
Painel eletrônico CHEC
Controla a excitação, assegurando o controle contínuo e preciso da potência da locomotiva e o exato consumo de combustível.
Painel eletrônico Sentry
Prevenção e correção de patinagem, associada à operação dos motores de tração continuamente em paralelo, proporciona a formação de trens com
até 30% mais carga.
Alternador de tração
É uma máquina de 10 polos, trifásica, acoplada ao virabrequim do motor diesel, que converte a energia mecânica do diesel em energia elétrica
para tração. Este produz maior rentabilidade e menor custo de manutenção em relação ao gerador de tração anteriormente aplicado na U-23C.
Motor diesel 12 cilindros GE
Aplicação de um novo motor diesel de 12 cilindros de última geração, para melhor desempenho, economia de combustível, maior confiabilidade e
melhores condições de manutenção.
O projeto do conjunto bomba injetora, injetor e sistema de alimentação de alta pressão foi modificado, visando reduzir o consumo de combustível.
No sistema de baixa pressão a bomba de transferência teve aumentada a sua capacidade de vazão de 13,3 litros / minuto para 26,6 litros / minuto,
para proporcionar uma melhor filtragem do óleo diesel.
As mangueiras e conexões tiveram suas dimensões aumentadas e o sistema foi alterado de série para paralelo com a finalidade de melhorar a alimentação
de todas as bombas injetoras, igualando o fluxo de combustível em cada uma delas simultaneamente.
O governador de controle passou a ser um governador modulador, permitindo a operação do motor diesel a pressões de água e óleo mais baixas, mantendo
a potência e a rotação em níveis compatíveis.
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