Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Prédio da antiga estação ferroviária de Itabaiana
Prédio da antiga estação ferroviária de Itabaiana

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste* em Itabaiana
Antiga estação de Itabaiana


 
Fotos: Rubens C. V. Weyne, 25 Mar. 2011

Estas fotos são da antiga estação de trem, aberta em 1901, no local designado por Cezar Neri como "Alto do Majó".

Segundo Jônatas Rodrigues Pereira (2009), tempos depois foi aberta nova estação, no local chamado Triângulo — onde os trilhos se bifurcam. Trata-se do entroncamento do antigo Ramal de Campina Grande com a Linha Norte (nomenclaturas de 1960). Uma vez que o Ramal se tornou a primeira (e até hoje única) conexão da antiga RFN com a RVC (e por meio desta, mas tarde com a EFSLT), Itabaiana tornou-se um entroncamento importante para a rede que aos poucos se formava no Nordeste. Jônatas Rodrigues Pereira (2010) descreve os sinais dessa importância do entroncamento: "um complexo ferroviário, com almoxarifado, oficinas, departamento da empresa". A situação deste complexo ferroviário em 25 de Março de 2011 é o que Rubens Weyne documentou em linhas gerais, nesta reportagem fotográfica.

As informações obtidas no local por Rubens Weyne, são de que a reforma da estação antiga visava transformá-la em uma pousada.

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(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina" para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede no coração da região.

   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferreosfera

Transformação da plataforma junto aos trilhos da antiga estação ferroviária de Itrabaiana
Transformação da plataforma junto aos trilhos em "lateral" fechada. Observe o prolongamento, em comparação com a foto do Cezar Neri (acima)
Transformação da antiga estação ferroviária em pousada
De acordo com informações obtidas no local, o prédio da antiga estação ferroviária seria transformado em pousada
Estação de Itabaiana | Entroncamento de Triângulo
Aparelho de Mudança de Via | Abastecimento de locomotivas | Caixa d'água | Oficina | Interior | Prédio | Macacos elétricos | Passagem de nível
Estações da RFN em 1960: Linha Norte | Ramal de Campina Grande
GWBR : RFN : CFN : TLSA
Henschel 4-6-0 da Great Western | English Electric | RSD8 | DH-10 na CFN
G-12 nº 4244 com nariz rebaixado | Vagões de água | Outros vagões da CFN em João Pessoa
Ferrovia EF-101 | Ferry-boat Colégio-Propriá | A Transnordestina | A Nova Transnordestina
Rotundas de Edgar Werneck | Estação de Itabaiana
Estações em 1960: Linha Sul | Linha Norte | Linha Centro
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 || 1927: EFCRGN | EFPT || 1898
MetroRec | CBTU João Pessoa
Pátios e estações ferroviárias
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Nas lentes do Rubens Weyne
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Ferreo fotografia | Um anúncio de Natal

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