Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Prédio da antiga estação ferroviária de Itabaiana
Prédio da antiga estação ferroviária de Itabaiana

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste* em Itabaiana
Antiga estação de Itabaiana

Fotos: Rubens C. V. Weyne, 25 Mar. 2011

Estas fotos são da antiga estação de trem, aberta em 1901, no local designado por Cezar Neri como "Alto do Majó".

Segundo Jônatas Rodrigues Pereira (2009), tempos depois foi aberta nova estação, no local chamado Triângulo — onde os trilhos se bifurcam. Trata-se do entroncamento do antigo Ramal de Campina Grande com a Linha Norte (nomenclaturas de 1960). Uma vez que o Ramal se tornou a primeira (e até hoje única) conexão da antiga RFN com a RVC (e por meio desta, mas tarde com a EFSLT), Itabaiana tornou-se um entroncamento importante para a rede que aos poucos se formava no Nordeste. Jônatas Rodrigues Pereira (2010) descreve os sinais dessa importância do entroncamento: "um complexo ferroviário, com almoxarifado, oficinas, departamento da empresa". A situação deste complexo ferroviário em 25 de Março de 2011 é o que Rubens Weyne documentou em linhas gerais, nesta reportagem fotográfica.

As informações obtidas no local por Rubens Weyne, são de que a reforma da estação antiga visava transformá-la em uma pousada.

______________________
(*) A CFN mudou sua denominação para "Transnordestina Logística S. A." (TLSA). Para evitar confusão, este site mantém a sigla antiga para designar a empresa, e reserva a palavra "Transnordestina" para indicar o projeto de interligações ferroviárias para integração da rede no coração da região.

   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreosfera

Transformação da plataforma junto aos trilhos da antiga estação ferroviária de Itrabaiana
Transformação da plataforma junto aos trilhos em "lateral" fechada. Observe o prolongamento, em comparação com a foto do Cezar Neri (acima)
Transformação da antiga estação ferroviária em pousada
De acordo com informações obtidas no local, o prédio da antiga estação ferroviária seria transformado em pousada
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